domingo, 5 de abril de 2009

AUTO ESTRADAS DO MAR

Espanha, França e Itália estão a preparar o lançamento de um concurso conjunto para a selecção de projectos de Auto-estradas do Mar entre aqueles países.

Na verdade, o concurso já deveria ter sido lançado no segundo semestre do ano passado, mas subsistem desacordos entre os parceiros, nomeadamente quanto ao tipo de projectos a apoiar. A Itália defende um direito preferencial para os serviços já existentes, ao passado que França e Espanha apostam mais na criação de novas linhas.

À posição italiana não será estranho o facto de a Grimaldi e a Grandi Navi Veloci, armadores locais, operarem já uma vasta rede de serviços de short sea no Mediterrâneo.

Outro ponto de discórdia será a aplicação do denominado ecobono. A Itália foi pioneira a subsidiar os transportadores rodoviários de mercadorias para optarem pelo transporte marírimo. A Espanha há muito pondera aplicar o mesmo esquema (o País Basco já avançou, para os seus transportadores). Mas a França mostra-se reticente, preferindo incentivar a transferência modal através da imposição de mais taxas ao transporte rodoviário.

O lançamento do concurso conjunto será o corolário do trabalho desenvolvido pelos três países, e pela Irlanda, no âmbito do projecto West MoS.
Fonte: Transportes & Negócios

Sem comentários:

Arquivo do blogue

PORTO DE LEIXÕES

PORTO DE LEIXÕES