sábado, 31 de outubro de 2009

ACTIVIDADE MARÍTIMA NOS CANAIS - AMSTERDAM

Faça clique na imagem para aumentar.

Muitas das embarcações em Amsterdam são casas de habitação

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

ARMAZENAGEM DE MERCADORIAS


Armazenagem de Mercadorias

Estabelece as normas a que deve obedecer a autorização e o funcionamento dos Armazéns de Depósito Temporário (ADT), previstos no artigo 51.º do Regulamento (CEE) n.º 2913/92, do Conselho, de 12 de Outubro, que aprovou as Disposições de Aplicação do Código Aduaneiro Comunitário. Neste âmbito, determina-se que a autorização de ADT compete ao director-geral das Alfândegas e dos Impostos Especiais sobre o Consumo, sendo emitida no prazo de 60 dias a contar da data de apresentação do pedido, desde que sejam cumpridos os seguintes critérios: (i) registo adequado do cumprimento das obrigações aduaneiras, fiscais, económicas e de saúde pública; (ii) solvabilidade financeira comprovada; (iii) recinto em conformidade com o disposto para o efeito; e (iv) sistema contabilístico adequado. O presente diploma revoga o Decreto -Lei n.º 281/86, de 5 de Setembro, e entra em vigor a 25 de Novembro de 2009.
Decreto-Lei n.º 311/2009 - I Série n.º 207, de 26/10
Fonte: AEP

ACTIVIDADE MARÍTIMA NOS CANAIS - AMSTERDAM

Faça clique na imagem para aumentar.
Muitas das embarcações em Amsterdam são casas de habitação.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

LOGÍSTICA GLOBAL


O primeiro evento Logística Global – Feira de Logística, Transportes e Serviços vai decorrer durante os dias 4, 5 e 6 de Novembro na EXPONOR (Porto), entidade organizadora, juntamente com a APLOG.A exposição será visitada por missões empresariais internacionais, sendo uma delas constituída por 30 representantes de empresas galegas.Com esta feira, a organização pretende “criar uma montra de soluções para a sector da Logística, Serviços e Transportes, apoiar as empresas expositoras a atingir aumentos no seu volume de negócios".Actualmente, estão inscritos mais de 50 expositores, como a APDL, Porto de Vigo, ANA, AICEP Global Parques, Tertir, CTT, EFACEC, Agility Transitários, David José de Pinho Filhos, Admar ET, Consulbit, CVTrans, OnTIR.com e WTransnet.No primeiro dia do evento realiza-se o seminário “Logística e Internacionalização”, organizado pela APLOG, que contará com a participação de especialistas como Ginal Casal, da Sonae Distribuição, Carlos Mendonça da Havi Logistics, Carmen Belo, da Bosch, Luís Gomes da EFACEC, Costa Faria, da DHL ou Richard Lafton, da TDN.O seminário “Logística, Transporte e Portos” decorrerá durante a manhã do dia 5, estando a sua organização a cabo da Confederação de Empresários de Pontevedra.Na tarde do último dia vão ter lugar os seminários “Lean Supply Chain Management”, organizado pela Comunidade Lean Thinking, e “Mudando a Mentalidade das Organizações através da Logística.
Fonte: Logística Moderna

ACTIVIDADE MARÍTIMA NOS CANAIS - AMSTERDAM

Faça clique na imagem para aumentar.
Muitas das embarcações em Amsterdam são casas de habitação.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

SEGURO DE TRANSPORTES DE MERCADORIAS

Caros Amigos, amantes do shipping, visitantes assíduos do meu blogue, o tema não é fácil é necessário aprendemos e sobretudo é preciso ter formação constante.
Nos dias de hoje, não se pode falar sómente em exportar ou importar, é necessário oferecer aos clientes algo mais.
Desta forma o Seguro de Transportes de Mercadorias é fundamental, direi mesmo precisa, nós profissionais da nossa área precisamos de ilucidar os nossos clientes da Importância que é a segurança do transporte e das suas mercadorias.
Assim, á cerca de dois meses, resolvi efectuar pesquisas, leituras, algumas reuniões pelo meio com os entendidos nesta matéria, compilei toda essa informação e nos próximos dias irei publicar alguns items que considero Importantes para a nossa área.
As minhas desculpas desde já por não haver uma sequência lógica de alguns artigos, no entanto não sendo um profissional de seguros, tenho mesmo que vos passar essa informação, de forma a que possamos saber um pouco mais.
Espero como sempre os vossos comentários, as vossas criticas, estou certo que todos iremos aprender e desta forma enriquecermos a nossa ARTE o Shipping.

BRASIL - MOCAMBIQUE


A linha-férrea e o porto de Nacala, província de Nampula (Norte), vão ser reabilitados com apoio brasileiro, no maior investimento no sector dos transportes em Moçambique, no montante de 1,6 mil milhões de dólares (mil milhões de euros). O acordo foi assinado na passada sexta-feira em Nacala, o maior porto de águas profundas do país, e envolve a multinacional brasileira Vale do Rio Doce, o consórcio moçambicano INSITEC e o governo de Maputo. A Vale do Rio Doce tem em Moatize, na província de Tete, a concessão para explorar uma mina de carvão de onde espera extrair numa primeira fase 10 milhões de toneladas por ano, mas necessita ultrapassar a dificuldade do transporte do carvão até ao mar, já que a linha férrea do Sena, que liga Moatize à cidade da Beira, e o corredor de Nacala, ligando também Moatize mas a Nacala (mais a Norte), não têm capacidade de escoamento.
Fonte: Cargo News

CRUZEIROS

Os World Travel Award (WTA) da Europa distinguem Lisboa como a “melhor cidade destino de cruzeiros”. A capital é, também, distinguida nas categorias de “melhor destino europeu” e de “melhor cidade europeia para uma escapadela”.
Em 2008, o melhor porto de cruzeiros definido pelos WTA foi o de Copenhaga, enquanto Londres venceu o título de “melhor destino da Europa”. Nessa edição, os prémios não contemplavam ainda a categoria de melhor “city break” (cidade para uma escapadela) que foi agora inaugurada por Lisboa.
Atribuídos no passado dia 17, os WTA resultaram da votação de milhares de utilizadores do seu site, entre profissionais de turismo e não profissionais, e distinguiram, também, dois hotéis portugueses.
O mercado de cruzeiros envolve cinco milhões de passageiros na Europa. Entre Janeiro e Julho deste ano, passaram 463 mil passageiros pelos portos portugueses, 194.630 dos quais estiveram em Lisboa, o que representou um crescimento de 5,4 por cento relativamente ao período homólogo anterior.
Fonte: Cargo News

ANGOLA


A Sociedade Gestora de Terminais (Sogester), concessionária do porto de Luanda desde 2007, já opera as duas gruas Liebherr 500 adquiridas há cerca de cinco meses, que permitem um ritmo de 30 movimentos/hora, contra os 12 movimentos/horas até à data ali efectuados.
Estas duas máquinas darão um contributo decisivo à movimentação e desembaraço de mercadorias do porto gerido por Sílvio Barros Vinhas. Dotadas de capacidade twin-lift, permitem aumentar significativamente os ritmos de um porto que vive em dramáticas condições de congestionamento, com os navios a aguardarem em fundeadouro, por vezes duas semanas, a oportunidade para atracarem
O presidente do porto de Luanda afirmou recentemente em Leixões a estrutura que dirige entrará em ruptura em 2015, ano em que deverá já estar a funcionar o novo porto, cerca de 30 quilómetros a Norte da capital angolana, mais concretamente na barra do rio Dande.
A Sogester SA é uma sociedade detida em 49% pelo fundo de pensões angolano Gestão de Fundos, em 40% pela APM Terminal e em 11% pela Maersk. A empresa investiu este ano cerca de oito milhões de dólares na construção de um terminal de segunda linha, provisório, na zona industrial de Viana, enquanto espera pela conclusão do terminal definitivo que está a ser edificado no município luandense de Cacuaco.
Com uma área de sete hectares (equivalente a sete campos de futebol), o terminal de Viana (Luanda) tem capacidade para acolher sete mil TEU.
Fonte: Cargo News

terça-feira, 27 de outubro de 2009

ACTIVIDADE MARÍTIMA NOS CANAIS - AMSTERDAM

Faça clique na imagem para aumentar.

Muitas das embarcações em Amsterdam são casas de habitação.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

CANAL DO SUEZ


Canal do Suez perde mil milhões de receitas

Nos primeiros nove meses do ano, a Autoridade Canal do Suez registou uma quebra de 24% no volume de negócios. Por causa da crise do comércio mundial.

A crise internacional e a quebra do comércio mundial, particularmente entre a Ásia e a Europa e os EUA são as principais causas da perda de receitas do Canal do Suez nos nove primeiros meses do ano.

Entre Janeiro e Setembro, o canal obteve receitas de 3,1 mil milhões de dólares, que comparam com os 4,1 mil milhões registados no período homólogo de 2008. Em Setembro, o volume de negócios ainda regrediu 18,5% em termos homólogos mas já esteve melhor do que em Agosto.

A pirataria ao largo da Somália é também uma razão mais para a quebra da actividade no canal do Suez, mas os seus responsáveis sublinham que o mais importante são as razões económicas: 80% do tráfego faz-se com a Europa e os EUA e ambas as regiões estão a ter mais dificuldades para saírem da crise.

Apesar da quebra das receitas, as autoridades do Suez mantêm o programa de dragagens do canal, que deverá permitir, em 2014, que 99% dos navios mercantes e 64% dos petroleiros possam cruzar aquela via, apesar do seu calado.
Fonte: Transportes & Negócios
Em 28 de Outubro falei sobre o CANAL DO SUEZ

ACTIVIDADE MARÍTIMA NOS CANAIS - AMSTERDAM

Faça clique na imagem para aumentar.

MSC - NOTICIAS


A Mediterranean Shipping Company (MSC) anunciou a redução dos tempos de trânsito entre os principais portos do Brasil e Valência. Simultaneamente, a companhia mantém os seus dois serviços semanais desde a costa leste da América do Sul com escalas regulares no Mediterrâneo. Com esta reestruturação os portos de Rio Grande do Sul, Navegantes e Santos estarão ligados duas vezes por semana ao porto de Valência.

… e acompanha concorrentes na subida das taxas
A actual conjuntura de mercado, e a expectativa e manutenção do nível de qualidade dos serviços, estão na origem do aumento das taxas de frete da MSC - Mediterranean Shipping Company, SA ,a partir do próximo dia 1 de Novembro de 2009 (data de BL). Assim, os valores serão, para as regiões de Far East e do Middle East, de 100 e de 200 dólares para os contentores de 20 e 40 pés (dry cargo), respectivamente, e de 300 e 500 dólares, respectivamente, para a cargo “reefer”. Para região Red Sea o valor é de 100 dólares, tanto para os contentores de 20 como para os de 40 pés.
Fonte: Cargo News

PORTO DE LEIXÕES

No 3º trimestre de 2009, e em relação ao trimestre anterior, o porto de Leixões registou um crescimento de 8,02% no número de contentores movimentados (7,55% em carga contentorizada) confirmando-se assim a tendência de acentuado crescimento neste tipo de tráfego desde o princípio do ano. De assinalar mesmo que, com 121 667 teus movimentados, Leixões atinge um novo máximo de sempre na movimentação por trimestre.Apesar de um decréscimo nos granéis sólidos e líquidos, a tonelagem total movimentada no porto registou, mesmo assim, um crescimento de 0,45% em relação ao 2º trimestre de 2009.
A manter-se este ritmo, confirmam-se as expectativas de Leixões vir a fechar 2009 com um volume de tráfego não muito distante do de 2008 que, como se sabe, constituiu então um recorde absoluto do porto.
Fonte: Cargo News

domingo, 25 de outubro de 2009

ACTIVIDADE MARÍTIMA NOS CANAIS - AMSTERDAM

Faça clique na imagem para aumentar.
Muitas das embarcações em Amsterdam são casas de habitação.

sábado, 24 de outubro de 2009

MUDANÇA DE HORA 2009!

ESTA MADRUGADA ATRASAREMOS UMA HORA

BRASIL


O governo brasileiro e as autoridades do estado de Espírito Santo estão em conversações com investidores locais e estrangeiros para construírem um terminal portuário na cidade de Vitória. O investimento ronda os 319,8 milhões de euros e tem como principal objectivo um terminal de contentores de águas profundas na zona da Ponta do Tubarão.

Os fundos naturais de 18 metros permitirão que os grandes navios operem sem necessidade de construir pontes-cais. De resto, para Wilen Manteli, presidente da Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP), "todos os grande portos no Brasil deveriam ter uma profundidade de pelo menos 18 metros", acrescentando que "a necessidade de realizar dragagens adicionais é um dos mais antigos problemas do país".
O actual porto de Vitória oferece calados de apenas 11 metros. Os portos de águas profundas, com profundidades entre os 16 e os 23 metros, são os únicos capazes de acolher a última geração de grandes navios. Em 2011 a frota mundial deste tipo de embarcações será de cerca de 670 navios.Está previsto que o porto seja implantado nos próximos cinco anos.

Desde 2007, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Económico e a Intersindical da Orla Portuária do Espírito Santo já discutiam o projecto de implantação de um porto de águas profundas na cidade.
Fonte: Transportes & Negócios

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

ACTIVIDADE MARÍTIMA NOS CANAIS - AMSTERDAM

Faça clique na imagem para aumentar

TERMINAL XXI - SINES

“Com Sines passaram a ser os portos Espanhóis a ser servidos com transbordo através de um porto nacional e não o contrário; com Sines o nosso mercado passou a contar com ligações directas de e para mercados nucleares (Estados Unidos e Ásia) o que torna as nossas exportações mais competitivas”, escreve Jorge D’Almeida, administrador-delegado da PSA Sines, na mais recente edição da newsletter da MSC Portugal.
Aquele responsável recorda o marco da passagem do quinto aniversário do terminal XXI, para realçar o empenho do operador asiático: “Mal podemos esperar pelos próximos [cinco anos]. No momento em que vos escrevemos estas linhas estamos a viver o início de uma nova fase que irá assistir à expansão do Terminal XXI acrescentando mais metros de cais e mais equipamento com o objectivo de duplicar a actual capacidade de movimentação dos actuais 400 para 800 mil teus anuais, o que colocará Sines no restrito grupo de grande terminais Europeus capazes de receber os navios de 14.000 teus”.
Fonte: Cargo News

EVERGREEN

O armador Evergreen Marine pretende encomendar cem contentores em 2010 de modo a expandir a sua frota para cerca de trezentos, afirmou o fundador da empresa Chang Jung-fa, numa entrevista publicada no passado domingo. Chang Jung-fa transmitiu ao United Daily News que esperava concretizar o objectivo de tornar a Evergreen a maior operadora de contentores do mundo antes de morrer.
Como a crise financeira global vai e volta, Chang afirma que a Evergreen planeia encomendar cem barcos contentores em 2010. “Estar no negócio do shipping não é o mesmo que trabalhar numa mercearia. É necessário ter visão”, afirmou.
Chang previu em 2007 que a recuperação da economia não aconteceria antes de 2012, por isso a Evergreen não investiu em novos navios nos últimos dois anos.
Chang informou que em 2008, uma empresa francesa o convidou para em conjunto construírem um porta contentores de 15000 teu, mas Chang recusou por não ser o momento oportuno para expandir a sua frota.
Fonte: Cargo News
Foto: Via Internet

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

ACTIVIDADE MARÍTIMA NOS CANAIS - AMSTERDAM

Faça clique na imagem para aumentar.

Nos próximos dias irei colocar algumas fotos sobre a actividade marítima na cidade de AMSTERDAM uma cidade fantástica, uma cidade diferente que acabei de visitar e que já estou com vontade de regressar.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

TRANSPORTE ESPECIAL - FUNCHAL





M/V " STORM "
Type of ship:
Ro-Ro- Cargo
IMO Number:
7607649
Flag:
Italy
MMSI Number:
247004400
Length:
93.0m
Callsign:
IBFA
Beam:
16.0m

(©) Images and text Copyrights; Imagem e texto com direitos: Sergio Ferreira, Funchal.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

NATIONAL GEOGRAPHIC EXPLORER NO FUNCHAL



Faça clique na imagem para aumentar.
M/V "NATIONAL GEOGRAPHIC EXPLORER"
no Funchal dia 15-10-2009
---
Faça clique no título.
(©) Imagens com direitos: Sergio Ferreira, Funchal.

PORTO DE SINES


O porto de Sines cresceu 6,6% no terceiro trimestre deste ano, quando comparado com igual período do ano anterior, tendo registado 6,6 milhões de toneladas de mercadorias.No mês passado, este porto atingiu um recorde relativamente à movimentação mensal de contentores totalizando 31.117 TEU, número que ultrapassa os 27.320 TEU, alcançados em Julho do ano passado, melhor marca até então.A melhoria do desempenho no terceiro trimestre deste ano pertence aos granéis sólidos que movimentaram 1,5 milhões de toneladas, alcançando um crescimento de 39,5% relativamente a igual período do ano transacto. A carga geral também subiu 4,8%, tendo registado 954 mil toneladas.Pior desempenho tiveram os granéis líquidos que, apesar de movimentarem 4,2 milhões de toneladas nos meses de Julho, Agosto e Setembro, apresentaram uma variação homóloga de -1,1%.O número de navios que escalaram este porto cresceu 23,5%, somando 468 navios no período em análise.
Fonte: Logística Moderna

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

VIAGEM

Nos próximos dias encontro-me ATRACADO neste porto.
Sim são 20 anos a namorar.....


segunda-feira, 12 de outubro de 2009

SEMÁFOROS NO MAR !!!

video

É PRECISO POR SEMÁFOROS NO MAR !!!

(©) Images and text Copyrights; Imagem e texto com direitos: O LEIXÃO

BLOGUE EM VIAGEM ... VIRTUAL







Faça clique na imagem para aumentar.

HOJE NO PORTO DO FUNCHAL


(©) Images and text Copyrights; Imagem e texto com direitos: Sergio Ferreira, Funchal.



sábado, 10 de outubro de 2009

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

CONFERÊNCIA ANUAL DA IAME 2010

O Comité Organizacional Local em conjunto com os editores convidados da Maritime Policy and Management, Theo Notteboom, Thanos Pallis e Sheila Farrell, uma das revistas científicas que apoiam a IAME, e que em 2010 apresentam uma edição especial sobre esta matéria nesta mesma revista, lançaram uma chamada pública para a apresentação de trabalhos relacionados com as concessões portuárias.Trata-se de um tópico muito interessante uma vez que esta estratégia portuária tem vindo a contribuir para a reestruturação do sector portuário a nível mundial, permitindo a entrada de operadores privados num mercado dominado durante muitos anos por empresas públicas.
Aguarda-se com bastante interesse os trabalhos a serem apresentados na conferência, os quais serão seleccionados por um Comité Internacional de Revisão composto por personalidades bem conhecidas do sector. Acredita-se que esta sessão especial será uma mais valia para o sector portuário, quer a nível nacional quer a nível internacional.Saiba mais sobre a conferência IAME 2010 em Lisboa, uma organização Cargo Edições e Ana Cristina Casaca, em www.iame2010.org.
Fonte: Cargo News

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

PORTO DE SINES

A Administração do Porto de Sines (APS) está envolvida na organização do exercício de combate à poluição levado a cabo pela Marinha/Autoridade Marítima Nacional, nos dias 07 e 08 de Outubro de 2009 (amanhã e quinta-feira). Será simulada a contenção e a recolha de crude derramado após a colisão de um navio-tanque com outro navio e o acolhimento do navio acidentado no Terminal de Granéis Líquidos de Sines.
Este exercício de combate à poluição do mar por hidrocarbonetos leva o nome de baptismo “Espadarte 2009”. A simulação da contenção e a recolha de crude derramado após a colisão de um navio-tanque com outro navio terá lugar no esquema de separação de tráfego do Cabo da Roca. O acolhimento do navio-tanque sinistrado será feito no Terminal de Granéis Líquidos do Porto de Sines, a infra-estrutura portuária nacional com condições ímpares para a movimentação de grandes navios petroleiros, denominados genericamente “Very Large Crude Carrier” (VLCC).
No porto de Sines será activado o PEPS – Plano de Emergência do Porto de Sines sendo contactados os concessionários Reboport e CLT para o reboque e atracação do navio acidentado em condições de segurança. As embarcações de combate à poluição da APS (Praia Azul, Maré Azul e Eneide) serão também activadas, auxiliando na colocação das barreiras de contenção e na recolha de produto derramado.
O exercício “Espadarte 2009” visa treinar os meios da Marinha/Autoridade Marítima Nacional, Autoridade Portuária e de outras entidades com responsabilidade ou interesse no combate à poluição do mar por hidrocarbonetos, e testar a coordenação da sua acção num cenário concreto.
Fonte: Cargo News

terça-feira, 6 de outubro de 2009

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

BLOGUE EM VIAGEM ... VIRTUAL





Faça clique na imagens para aumentar.

Lancha de Pilotos Electra na sua chegada ao porto da Graciosa

(©) Images and text Copyrights; Imagens e texto com direitos: Manuel Maria C. Bettencourt, Santa Cruz da Graciosa. Vejam o seu excelente blogue em:
O Porto da Graciosa

Arquivo do blogue

PORTO DE LEIXÕES

PORTO DE LEIXÕES