sexta-feira, 29 de outubro de 2010

FOTO DO DIA




M/V"OCEAN COUNTESS" em Leixões 29-10-2010
Leixões Dock & Roll

Clique nas imagens para aumentar

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

FOTO DO DIA



M /V " MARCO POLO" em Leixões 27-10-2010
Leixões Dock & Roll

Clique nas imagens para aumentar

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Emma and Charlotte Maersk in Bremerhaven 8.11.06


O terceiro trimestre deste ano fica marcado, no que diz respeito ao transporte marítimo, pela maior capacidade de navios porta-contentores jamais colocada no mercado, com recurso a navios anteriormente fora do circuito.

A constatação é da base de dados francesa Alphaliner, que concretiza terem sido de 468.000 o número de slots de contentores de 20 pés adicionados à frota mundial de porta-contentores.

Em contrapartida, o número de navios novos postos em circulação irá diminuir um pouco durante o último trimestre (233 mil teu no total). Ainda segundo a Alphaliner, a capacidade total da frota mundial de porta-contentores deverá crescer 9,5% este ano. Para o próximo ano é esperado um aumento de 9,1%.

Este aumento da capacidade instalada surge no momento em que a evolução do novo índice spot de preços de transporte de contentores de Xangai (SCFI), publicado a 15 de outubro passado, revela que a procura de transporte tem vindo a decair, em especial os grandes destinos de leste a oeste.

Os dados so SCFI são fornecidos por 30 grandes companhias de navegação (incluindo Maersk, CMA CGM, Hapag-Lloyd ou Cosco), destinatários e transitários.
Filme: Youtube
Texto: Cargo News

PORTO DE LISBOA

O porto de Lisboa movimentou mais de um milhão de toneladas durante o mês de setembro, o que representa um crescimento de 5,5%, relativamente a igual período do ano passado.
A carga contentorizada foi a principal responsável pelo aumento das quantidades movimentadas no mês de setembro, com um incremento de 9,2%. Também a carga fracionada e a carga Ro-Ro registaram crescimentos assinaláveis.
No que diz respeito à movimentação de contentores, é de salientar o crescimento registado no número de teu (mais 6,4%) e no número de contentores (mais 6,7%). Para tal, muito contribuiu o crescimento registado pelo Terminal de Contentores de Alcântara, com mais 15,5% no número de teu, e mais 20,5% no número de contentores.
De referir que a carga fracionada registou um crescimento de mais 37,4%, bem como a carga Ro-Ro, com mais 41,5%, comparativamente com setembro do ano passado.
Em termos acumulados, comparando com igual período de 2009, o porto de Lisboa regista um crescimento de mais três por cento no total de mercadorias, o que representa mais de 9.000.000 toneladas movimentadas entre janeiro e setembro.
O crescimento registado em setembro reforça a previsão de um ano de 2010 com crescimento do volume de mercadorias movimentadas no porto da capital.
Fonte: Cargo News

terça-feira, 26 de outubro de 2010

TRANSPORTES & NEGÓCIOS - SEMINÁRIO


Quinta-feira, 11 de Novembro de 2010

Hotel Tiara Park Atlantic – Porto
Os investimentos nos aeroportos
O potencial dos mercados de carga de África e de América Latina
O papel dos operadores nacionais no mercado global
As boas práticas no handling das cargas
As perspectivas de evolução do mercado mundial de carga aérea
Questões que fazem a actualidade do Sector, e que estarão, por isso, em foco no Seminário de Transporte Aéreo que o TRANSPORTES & NEGÓCIOS promove no próximo dia 11 de Novembro, no Porto.
Olivier Vallée (AF-KLM Cargo)
Hughes Glyn (IATA)
Rosário Macário (TIS.pt)
João Miguel Santos (Boeing)
José Anjos (TAP Cargo)
Joaquim Pedroso (Portway)
Pedro Moreira (Grupo Rangel)
São alguns dos oradores já confirmados e outras tantas boas razões para participar no evento, com início agendado para as 9h30.
De novo, este ano, espera-se a participação de mais de uma centena de dirigentes, empresários, quadros e especialistas do sector. Reserve já o seu lugar.

Os Assinantes do TRANSPORTES & NEGÓCIOS
pagarão apenas Euro 60 (+Iva)

CLUBE DOS OFICIAIS DA MARINHA MERCATE

O Clube de Oficiais da Marinha Mercante (COMM), localizado na Travessa São João da Praça, Lisboa, volta a ser o palco de um conjunto de palestras a realizar nos próximos dois meses.
O cartaz do evento denominado "Um projeto de futuro" apresenta quatro palestras com quatro oradores. No dia 7 de outubro realizou-se a primeira palestra, a cargo de Rui Moreira de Carvalho, engenheiro de Máquinas Marítimas, com o tema "Globalização: Economia e África". Para 4 de novembro está marcada a segunda palestra com o tema "Hypercluster do Mar", que terá como orador o economista José Poças Esteves. Já no dia 9 de dezembro será a vez de Luis Mira Amaral, ex ministro do Trabalho e Segurança Social, apresentar a palestra "E depois da crise", antes de, a 6 de janeiro, Jorge Manuel Azedo, oficial da Marinha Mercante, apresentar a palestra "Uma visão do futuro", que encerrará este ciclo de evento.
Fonte: Cargo News

domingo, 24 de outubro de 2010

FOTO DO DIA


M/V " BRAEMAR " em Leixões 23-10-2010
---


Clique nas imagens para aumentar.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

PORTO DE SINES

Nos três primeiros trimestres de 2010, o Porto de Sines movimentou mais 60 por cento de contentores do que em igual período do ano passado, tendo registado um total de 282.291 TEU (contentores de vinte pés) no Terminal XXI, “o que abre excelentes expectativas para o último quartel de 2010”, revela um comunicado da APS. De acordo com a administração portuária “este acentuado crescimento levou a que em 8 de Setembro tivesse sido ultrapassado o total de contentores movimentados durante todo o ano de 2009 (253.495 TEU) e estabelecidos dois novos recordes no Terminal XXI: Agosto de 2010 foi o melhor mês de sempre com 41.099 TEU movimentados e Julho de 2010 ficou marcado por se ter ultrapassado a barreira do primeiro milhão de TEU movimentados neste terminal desde a sua entrada em funcionamento em Maio de 2004”. Este crescimento do movimento de contentores continua a ser alavancado por um reforço do papel de Sines como porto Hub de referência do sul da Europa, com particular destaque na cobertura do mercado Peninsular (+34%), designadamente para o mercado da Extremadura Espanhola e de Madrid. No terceiro trimestre do ano iniciaram-se também as ligações para o Canadá e a duplicação do serviço do Extremo Oriente (Lion service), que passou a ter duas escalas semanais em Sines (inbound e outbound) e que simultaneamente passou a integrar navios de 12.000 e 14.000 TEU, passando Sines a ser um dos poucos portos europeus a receber estes navios de última geração e o único da fachada Atlântica da Península Ibérica com ligações directas de, e para o mercado Asiático e América do Norte.
Fonte: Cargo News

terça-feira, 19 de outubro de 2010

JUP - JANELA UNICA PORTUÁRIA


Portos sem “papelada” a partir de Janeiro

A partir de 1 de Janeiro, toda a documentação referente aos navios e às respectivas cargas que tenha de ser apresentada às alfândegas terá de ser entregue em suporte informático, através da Janela Única Portuária (JUP).

A partir de hoje, a Janela Única Portuária (JUP) está formalmente instituída em todos os parceiros nacionais, do Continente e das regiões autónomas. O momento fica assinalado pela assinatura de um protocolo entre a Direcção Geral das Alfândegas e Impostos Especiais sobre o Consumo (DGAIEC), as administrações portuárias (Viana do Castelo, Aveiro, Figueira da Foz, Setúbal, Madeira e Açores) e o IPTM.

Ao mesmo tempo entra em produção, em todo o território nacional, o Sistema Integrado dos Meios de Transporte e das Mercadorias (SDS).

Até ao final do ano ainda será admitida a entrega em papel em simultâneo com o envio em suporte electrónico da informação relativa à entrada e saída de navios (PMT – Processo de Meio de Transporte) e respectivas mercadorias (PM – Processo de Mercadorias). Depois, o despacho do navio e das cargas terá de ser feito exclusivamente por via electrónica.

A Janela Única Portuária (JUP) arrancou nos portos de Leixões, Lisboa e Sines, tendo vindo a ser progressivamente alargada aos demais portos. Apesar das resistências de uns e das dificuldades de adaptação de outros, é hoje reconhecida como uma importante mais-valia e um significativo passo em frente na modernização e agilização de processos nos portos e no relacionamento das comunidades portuárias com as alfândegas.
Fonte: Transportes & Negócios

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

TCL LEIXÕES

O Terminal de Contentores de Leixões (TCL) movimentou 356.921 teu (225.403 unidades) nos primeiros nove meses do ano. Relativamente ao período homólogo do ano passado, estes números revelam um aumento de 5% no número de teu e de 3% no total de contentores movimentados.
Em Setembro, o TCL movimentou 39.541 teu, correspondentes a 25.198 contentores, o que representa o melhor resultado homólogo dos últimos quatro anos. O terminal de Lopo Feijó prepara-se para atingir, uma vez mais, um novo máximo, a julgar pelos contentores já movimentados quando faltam apenas três meses para o final do exercício. "Os resultados já consolidados reforçam a expectativa de o TCL atingir um novo máximo, mantendo com isso a tradição iniciada com a concessão, em 2000, e desde então anualmente renovada", refere o TCL no seu sítio.
Fonte: Cargo News

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

ESCOLA EUROPEIA DE SHORT SEA SHIPPING


A 2E3S (Escola Europeia de Short Sea Shipping) promove entre 6 e 8 de novembro o curso 'Mobility and Motorways of the Sea (MOS) in Europe", que se realizará a bordo do ro-pax Barcelona, da Grimaldi Lines, e no qual estão integrados 10 participantes portugueses.
O objetivo do curso, que integra participantes de mais cinco países, é chamar a atenção para as vantagens das 'Motorways of the Seas", ao nível do custo, do tempo ou do risco, e servirá também para apresentar as políticas da União Europeia no domínio dos transportes, mobilidade e ambiente.
Sob o lema 'Bringing The European Key Players Together', o curso contará igualmente com 10 participantes franceses, 10 espanhóis, 10 italianos, 10 belgas e 10 holandeses, representantes de empresas de logística, transitários, transportadoras, agentes de navegação, governo, universidades, empresas de transporte rodoviário e grandes transportadores dos países em questão. Em Portugal o dinamizador da comitiva é António Belmar da Costa.
Como os anteriores, o cruzeiro parte do porto de Barcelona no dia 6 de novembro e tem chegada marcada para o dia 8, na cidade italiana de Civitavecchia. Contará com palestras de, entre outros, Eduard Rodés (diretor da 'Escola Europea de Short Sea Shipping'), Marc Vanderhaegen (principal administrador da 'European Comission DG Move/B3 Logistics, comodality, motorways of the sea & Marco Polo'), José Francisco Vidal (membro da 'Escola Europea de Short Sea Shipping'), Alfons Gunier (secretário-geral da ECSA - European Community Shipowners' Associations), Patrick Vankerckhoven (membro da Marco Polo - 'Executive Agency for Competitivness and Innovation) e dos portugueses António Belmar da Costa (presidente da ECASBA - 'European Community Association of Shipbrokers and Agents') e José Laranjeira Anselmo (membro da Diretoria Mobilidade e Transporte da CE - Política RTE-T).
Fonte: Cargo News

domingo, 3 de outubro de 2010

FOTO DO DIA





M/V "DEUTSCHLAND" em Leixões 02-10-2010
---
Clique nas imagens para aumentar


Arquivo do blogue

PORTO DE LEIXÕES

PORTO DE LEIXÕES