quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

BOM ANO

A TODOS OS AMANTES DO SHIPPING E RESPECTIVAS FAMILIAS
BOM ANO 2011 COM SÁUDE-AMOR-PAZ

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

IMPORTANTE

ALERTA – ALERTA
MANIFESTOS ELECTRÓNICOS

Caros amigos e leitores deste blogue, a partir Janeiro de 2011, a regulamentação aduaneira comunitária relactivamente ao controlo das nossas Exportações e Expedições
Vai ser alterada.
Conforme vos disse, esta regulamentação terá um impacto profundo e entra em vigos a partir do dia 1 Janeiro 2011.
Assim e daquilo que eu li, analizei e conclui o seguinte:

SERÁ OBRIGATÓRIA A TRANSMISSÃO ELECTRÓNICA DE MANIFESTOS PARA AS ALFÂNDEGAS ATÉ AO LIMITE MÁXIMO DE 24 HORAS ANTES DO INICIO DE
OPERAÇÕES DO NAVIO.

IMPLICA QUE OS NOSSOS EXPORTADORES PROCEDAM AM ENVIO PARA O AGENTE DE NAVEGAÇÃO DOS DETALHES DE EMBARQUE DAS SUAS CARGAS ANTES DESTE PRAZO, OU SEJA, 24 HORAS ANTES DO INICIO DA OPERAÇÃO DO NAVIO.

Assim e de uma forma simplificada:

Até 48 horas antes das operações do navio:
Envio de elementos para elaboração de Conhecimento de Embarque (BL)

Até 24 horas das operações do navio:
Closing date para entrega de contentores no terminal de embarque.

Até 24 horas antes das operações do navio:
Apresentação do manifesto de Carga via electrónica junto das estâncias aduaneiras.

Até 4 dias corridos após a concessão do alvará de saída do navio:
Quaisquer rectificações aos elementos para Conhecimento de Embarque, e consequentemente, alterações de Carga à Exportação, devem ser comunicadas formalmente até essa altura


Claro está que estes novos procedimentos vão originar inicialmente algumas dúvidas e alguns constrangimentos, mas seguramente, irão ser bem recebidos e apoiados por toda a cadeia logística
Que ninguém tenha dúvidas, todos nós beneficiaremos com a antecipação dos novos prazos comunitários, desta forma, adquirimos tempo e experiência e estaremos todos preparados para este novo e
Interessante desafio.

domingo, 26 de dezembro de 2010

FOTO DO DIA



O porto de Leixões recebeu a escala nesta véspera de Natal o paquete Boudicca, da companhia britânica Fred. Olsen Cruise Line

APDL - ADMIISTRAÇÃO DOS PORTOS DOURO E LEIXÕES



Sempre disse que a Aposta está no Mar no nosso Porto de Leixões.
Leixões: Dock & Roll

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

FELIZ NATAL

FELIZ NATAL A TODOS OS AMIGOS E RESPECTIVAS FAMÍLIAS
SEMPRE COM OS TRÊS INGREDIENTES ESPECIAIS: SAÚDE-AMOR-PAZ

domingo, 19 de dezembro de 2010

MSC - NOTICIAS

A MSC Cruzeiros apresentou o novo catálogo 2010-2011, com um total de 510 cruzeiros, mais de 120 itinerários e 750 excursões nos 11 navios da companhia. Só nos portos portugueses os navios MSC irão escalar mais de 45 vezes. Segundo Eduardo Cabrita, diretor-geral da MSC Cruzeiros em Portugal, “o lançamento deste novo e completo catálogo da companhia permite aos portugueses ter um contacto mais direto com a grande variedade de cruzeiros, itinerários e excursões que a MSC Cruzeiros oferece por todo o mundo”. No catálogo, a companhia italiana dá destaque ao mercado português com a inclusão dos 6 cruzeiros com saída e chegada a Lisboa na Primavera 2011, incluindo na Páscoa. Eduardo Cabrita salienta que “a MSC Cruzeiros continua a manter a aposta nas saídas e chegadas em portos chave de cada país, e Portugal está inserido nessa estratégia com o reforço de cruzeiros em Lisboa e no Funchal. Durante 2011, o segundo ano de actividade da companhia em Portugal, mais de 45 cruzeiros da MSC irão escalar portos portugueses.”
A MSC Cruzeiros lançou ainda novas ofertas, criadas a pensar nas necessidades e preferências dos passageiros. “A MSC Cruzeiros detetou a necessidade de criar novas opções, modalidades recentes de realizar cruzeiros, ajustadas às novas tendências do mercado. Hoje existe uma procura crescente deste tipo de viagens, não só pelo público sénior, como também por público jovem e com outro tipo de exigências e necessidades”, acrescenta Eduardo Cabrita.
Autor/fonte: Cargo News

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

TERMINAL DE CRUZEIROS

Portos nacionais atingem um milhão de cruzeiristas
Nos primeiros dez meses do ano, o movimento de passageiros nos portos nacionais cresceu 12% para um total de 843 458. Caso se confirmem as escalas previstas até ao final do ano, a fasquia do milhão de cruzeiristas será superada.

Todos os portos nacionais com actividade no sector dos cruzeiros melhoraram em 2010 relativamente a 2010. O maior incremento aconteceu em Leixões (56%), seguido de Portimão (53%), Madeira (22%), Lisboa (13%) e Açores (11%). Evidentemente, as bases de comparação dos diferentes portos são bastante díspares, sendo evidente a maior grandeza, em termos absolutos, de portos como o Funchal e Lisboa.

Até ao final de Outubro, os portos nacionais receberam 617 escalas (571 no mesmo período de 2009), sendo 54 escalas inaugurais. Portimão destacou-se no aumento de navios visitantes (mais 50%), seguido de Leixões (22%) e Funchal (13%).

Os passageiros em trânsito continuam a ser claramente maioritários, apesar de se ter verificado também um aumento das operações “turnaround” nos portos nacionais.

Os Açores inauguraram há poucos meses um novo terminal de cruzeiros. Leixões está a construir o seu e Lisboa está a fazer o mesmo. O Funchal tem também prevista uma nova gare de passageiros e Portimão tem investido na melhoria das condições para os cruzeiros.

Portugal ocupou no ano passado o sexto lugar entre os destinos de passageiros de cruzeiro na Europa. Uma posição que este ano deverá sair reforçada.

Para promoverem o País no mercado internacional, os portos de Lisboa, Leixões, Portimão e Açores e Funchal estiveram em Cannes, no Seatrade Med Cruise Convention, integrados no stand de Portugal, e/ou em parcerias internacionais, casos do stand Cruises in the Atlantic Islands e do stand Cruise Atlantic Europe.

Leixões: Dock & Roll
Fonte: Cargo News

Arquivo do blogue

PORTO DE LEIXÕES

PORTO DE LEIXÕES