tag:blogger.com,1999:blog-2867083511863433222.post2852314686085587079..comments2023-08-08T04:53:04.133-07:00Comments on JOSÉ MODESTO: RECORDAÇÕES DO SHIPPINGJOSÉ MODESTOhttp://www.blogger.com/profile/11832626106948263201noreply@blogger.comBlogger1125tag:blogger.com,1999:blog-2867083511863433222.post-54847827987919992382010-01-15T16:23:24.093-08:002010-01-15T16:23:24.093-08:00Pelas minhas andanças pelos cais de Leixões nos an...Pelas minhas andanças pelos cais de Leixões nos anos de 1953/54, altura em que deve ter sido obtida a foto, quase que posso identificar as embarcações acostadas na doca nº 1.<br />Lado Norte (esquerda):<br />ANDULO ou AMBRIZETE, da Sociedade Geral,descarga e carga de/para Angola.<br />PAZIFIK ou ATLANTIC,da Globus Reederei, de Hamburgo, "bareboat chartered" à Woermann Linie, de Hamburgo, a carregar para portos de Africa Ocidental.<br />MONTE MONTJUICH, da Naviera Aznar, de Bilbau, carregar cortiça para a costa Leste dos EUA.<br />Lado Sul(direita):<br />MELLO, da Sociedade Geral,descarga de trigo.<br />ANTARES SIAM ??, da Mediteranea, Itália, descarga e carga de/para portos Mediterranicos de Espanha, França e Itália.<br />RITA MARIA, da Sociedade Geral, descarga e carga de/para Cabo Verde e Guiné, e embarque de passageiros.<br />LAUPEN ou GRANDSON, da Keller Line, Basileia, descarga e carga de/para portos Mediterranicos de Espanha, França e Itália.<br />Navio holandês, a carregar tabuínha para caixaria ou construção para as Ilhas do Canal, julgo que é O BILL-S, da Rotterdamsche Kustvaart Centrale,Roterdão.<br />Entre molhes da doca está o quebra-rochas DOURO, a quebrar pedra para aprofundamento do canal de navegação, e ainda se vê um rebocador da APDL atracado.<br />No Topo Norte da doca vê-se blocos de betão para enrocamento dos molhes ou do quebra-mar do Esporão.<br />Saudações maritimo-entusiásticas<br />Rui AmaroRui Amarohttps://www.blogger.com/profile/16601067907255602671noreply@blogger.com