tag:blogger.com,1999:blog-2867083511863433222.post4365017257746708826..comments2023-08-08T04:53:04.133-07:00Comments on JOSÉ MODESTO: COSTA VICTÓRIA - EM LEIXÕESJOSÉ MODESTOhttp://www.blogger.com/profile/11832626106948263201noreply@blogger.comBlogger2125tag:blogger.com,1999:blog-2867083511863433222.post-3131070192837458602008-09-09T14:35:00.000-07:002008-09-09T14:35:00.000-07:00Amigo Rui.Obrigado pelo teu comentário. È sempre g...Amigo Rui.<BR/>Obrigado pelo teu comentário. È sempre gratificante os Amigos colocarem parte da História da sua vida e partilharem connosco a nossa ARTE o Shipping.<BR/><BR/>Obrigado pelo teu EXCELENTE e ESCLARECEDOR comentárioJOSÉ MODESTOhttps://www.blogger.com/profile/11832626106948263201noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2867083511863433222.post-47827287230158887282008-09-09T14:22:00.000-07:002008-09-09T14:22:00.000-07:00Olá caro ModestoParabéns pelas excelentes fotos, q...Olá caro Modesto<BR/>Parabéns pelas excelentes fotos, que enriquecem o teu Blogue.<BR/>O Costa Victoria é um grande e bonito navio da Costa Crociere. Na década de 50 vinha a Leixões o paquete Giovanna C da Línea C, que corresponde ao mesmo armador, que realizava o tráfego de emigrantes desde Itália/Lisboa/Leixões/Vigo/América do Sul, que mais parecia uma baleeira do actual Costa Victória.<BR/>O armador Giacomo Costa fu Andrea foi dividido em duas companhais, uma a Costa Crociere, agenciada pelo Orey e a outra a Costa Container Line, que era agenciada pela Garland Navegação e que actualmente foi adquirida pela Hamburg Sud.<BR/>Lá conseguistes penetrar na doca, porque agora é um berbicacho. Não é como antigamente, pagava-se uma coroa (cinco tostões) e podia-se andar lá dentro o tempo que quisesse. Colocaram umas vidraças na nova ponte, que se torna impossível obter fotos.<BR/>Sabias que o famoso transatlântico britânico Queen Elizabeth 2, de 294m/65.863tb, da Cunard Line, cujo agente era e é a Garland, Laidley, na década de 80 esteve para vir ao “Douro/Leixões” ficaria fundeado frente à barra e a velhada dos milionários viria para terra nas lanchas do próprio navio. A escala só não se realizou porque os pilotos puseram a hipótese de nevoeiros, muito usuais no mês de Junho. È que estas escalas eram programadas com cerca de quatro anos de antecedência.<BR/>Em 1947 o paquete polaco Batory, 160m/14.287tb, devido ao nevoeiro, esteve cerca de quatro dias ao largo de Leixões, até conseguir entrar para embarcar cerca de 400 excursionistas, que tinham desembarcado em Lisboa e vieram por terra para Leixões. Os pilotos nas abertas da névoa metiam o navio dentro, só que o comandante tinha receia e não aceitava. Vê lá agora os nossos antigos colegas, aflitos para arranjar alojamento para tanto inglês, é que naquele tempo não havia tantos hotéis como hoje em dia.<BR/>E a propósito destas novidades, queria-te mandar por correio electrónico, porque é bastante extenso um trabalho meu, intitulado “PARABÉNS GARLAND, LAIDLEY!!!” dedicado aos 230 anos 1776/2006 e que foi muito apreciado pela Administração.<BR/>Versa sobre o historial da Garland, Laidley aqui no Porto, e vários episódios da minha actividade de caixeiro de mar desconhecidos por muitos n/ ex colegas. Logo que possas contacta. o meu endereço é “Ruipfa@gmail.com”. <BR/>Um abraço<BR/>Rui AmaroRui Amarohttps://www.blogger.com/profile/16601067907255602671noreply@blogger.com