tag:blogger.com,1999:blog-2867083511863433222.post6181702442981747074..comments2023-08-08T04:53:04.133-07:00Comments on JOSÉ MODESTO: HISTÓRIA DA TALL SHIPSJOSÉ MODESTOhttp://www.blogger.com/profile/11832626106948263201noreply@blogger.comBlogger2125tag:blogger.com,1999:blog-2867083511863433222.post-54711059878239929872008-09-09T15:41:00.000-07:002008-09-09T15:41:00.000-07:00Caro Rui.A História do Douro é Imensa e Grandiosa,...Caro Rui.<BR/>A História do Douro é Imensa e Grandiosa, ainda bem que te temos para a contar. O que se pede aos nossos governantes é que apostem na mesma, como dizes e bem desde já o problema do calado e seguidamente projectar com infraestruturas o referido Porto. Estou em querer que pelo menos os pequenos cruzeiros na Europa passariam a escalar o porto do Douro o que dignificava cada vez mais a nossa cidade.JOSÉ MODESTOhttps://www.blogger.com/profile/11832626106948263201noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2867083511863433222.post-70722960653387530052008-09-09T15:15:00.000-07:002008-09-09T15:15:00.000-07:00Mais uma vez cá estouAqui no porto do Douro, não m...Mais uma vez cá estou<BR/>Aqui no porto do Douro, não me estou a referir ao porto comercial, que esse já se foi com a transferência da Secil para a doca nº 1 Sul, nem ao tráfego flúvio-oceanico, que passa em transito para Sardoura ou Várzea do Douro, onde vai carregar pedra, ou ao tráfego flúvio-turistico, que tem tido enorme sucesso, até parece que o querem cobrir com um tecto de pontes. Às que são mais quatro, uma do cais de Gaia à Alfandega, pelo meio do rio, outra de Massarelos ao cais do Cavaco, ambas pedonais, à cota baixa e ainda mais duas à cota média baixa, rodoviária e ferroviárias, também junto da ponte da Arrábida. Parece que querem comparar o rio Douro com o Sena em Paria ou com o Danúbio em Budapeste, nem que haja comparação possível. Nesses rios a navegação é de mastreação rebaixada. Lá se vai o Red Bull Air Race e as visitas de navios de mastreação alta, tipo Sagres, Creoula, barcos de guerra, yacht cruisers, etc.<BR/>Em Ílhavo (porto de Aveiro) vai em breve receber a visita de vários Tall Ships da regata Falmouth/Ílhavo/Funchal muito similar há que se realizou em Leixões/Douro na década de 90 e que trouxe mais forasteiros às margens do Porto/Gaia e Leixões do que o festival aéreo do passado fim de semana. <BR/>Há uns anos atrás era impensável levar o Sedov ou o Mir ao porto de Aveiro, até as traineiras viam-se aflitas para demandar a barra. Pelo comprimento aqueles dois navios, em minha opinião, não tinham problemas em demandar o porto do Douro, porque já entraram navios de maiores dimensões e tonelagem, a dificuldade está nos seus elevados calados. Parece que há todo interesse em se acabar, definitivamente com o porto do Douro, o que é deveras lamentável!<BR/>Mais um abraço<BR/>Rui AmaroRui Amarohttps://www.blogger.com/profile/16601067907255602671noreply@blogger.com