JUP (3)
Janela Única Portuária
Caros Amigos
Chega ao fim a série JUP-Janela Única Portuária, caso haja informação actualizada, imediatamente vos comunico
Desde Janeiro de 2008 a Julho 2010 a JUP já suportou os processos de 19.246 navios, 133.782 mil toneladas de carga e 1 062 844 passageiros,
Correspondendo a 6.600 mil mensagens processadas.
Estes indicadores demonstram bem a dinâmica processual suportada pela JUP, disponivél 24 horas por dia.
Os beneficios da JUP para a competitividade dos portos são de vária ordem:
- Induz uma significat iva redução de custos e tempos administrativos;
- Permite tratar em antecipação o despacho de navios e mercadorias para que os movimentos físicos de carga e descarga de navios e a movimentação desta de e para os
“interlands” se processe sem quaiquer atrasos;
- Permise que os portos possam receber qualquer operador mundial de transporte marítimo sem restrições, pois suporta os standards de comunicação electrónico EDIFACT
e XML utilizados pelos grandes armadores e operadores logísticos.
A JUP é já uma potente ferramenta de gestão dos portos, proporcionando um planeamento mais eficient de utilização e optimização das áreas e recursos portuários, permitindo
Disponibilizar também toda a informação para efeitos de facturação e estatística portuária.
Sendo a JUP uma ferramenta em pleno funcionamento nos portos de Leixões, Lisboa e Sines, está já em adiantada fase de execusão o seu alargamento aos restantes porto nacionais,
Através do projecto PIPe, envolvendo todas as autoridades que prestam serviços nos portos do continente e ilhas: Marítima, Aduaneira, Sanitária, de Fronteira e Policiais.
Trata-se de um importante programa de modernização do sector e um forte contributo para a competitividade e sustentabilidade da economia nacional
1 comentário:
Bom post,
e não é que estou mesmo trabalhando nela neste momento?!
eh!eh!
abraço.
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