sexta-feira, 3 de agosto de 2012

N.R.P. SAGRES


Caros Amigos.
Esta manhã, captei a entrada da nossa "Sagres".

Características Principais

A "Sagres" é uma barca com gáveas partidas e mezena partida. O casco é de aço, sendo as chapas (10 mm) curvadas e soldadas nalguns pontos. O navio tem dez anteparas estanques dispondo quatro destas de seis portas estanques hidráulicas (comando local ou à distância) que garantem a estanqueidade entre compartimentos anexos. Os pavimentos inferiores são estanques e providos de escotilhas igualmente estanques. O convés não tem aberturas, com excepção de um tronco de fuga, fazendo-se a entrada para os pavimentos inferiores através de portas praticadas nas superestruturas, e do seu interior se desce então aos pavimentos inferiores.
Propulsão à Vela
Para este tipo de propulsão, tendo uma armação em barca, o navio dispõem de 10 velas redondas e 13 velas latinas, num total de 1979 m² de área vélica, podendo atingir uma velocidade máxima de 16,5 nós. Adicionalmente, refere-se que o navio tem um ângulo de estabilidade nula a 90°. Propulsão MecânicaPara propulsão mecânica do navio, existe um motor Diesel MTU de 1000 cavalos de arranque eléctrico, com caixa redutora e embraiagem, que em águas calmas propulsiona o navio à velocidade máxima de 9 nós. O navio dispõe de tanques de combustível com capacidade para 110.000 litros e de óleo lubrificante para 3.250 litros, o que se traduz numa autonomia a motor de cerca de 30 dias. Produção de energia eléctricaA energia eléctrica é fornecida por três grupos geradores Diesel CUMMINS de 175 Kw, dos quais dois tornam-se suficientes para as exigências normais do serviço do navio. O arranque destes geradores é feito a ar comprimido garantido por duas garrafas de 30Kg/cm2 e dois electrocompressores. A distribuição é feita a 380 V AC e 220 V AC existindo ainda um circuito de emergência alimentado por baterias de 24 V DC. Aguada A aguada do navio, em 6 tanques, é de 156 toneladas. A distribuição é feita por tanque de pressão e electrobomba de funcionamento automático, existindo ainda um gerador por osmose inversa capaz de produzir 24 toneladas de água doce por dia. Equipamentos de navegação e comunicaçõesO navio dispõe de diversos equipamentos e instrumentos de navegação: radares Kelvin Hughes 5000R (cuja antena está colocada avante do mastro do Traquete ) e KH Manta 2000 (cuja antena está colocada avante do mastro da Mezena), um Sistema ECDIS (Electronic Chart Display Information System), dois receptores DGPS, um receptor NAVTEX para recepção automática de avisos à navegação, previsões meteorológicas e avisos de mau tempo etc, dois receptores FAC-SIMILE para recepção de cartas meteorológicas, dois Anemómetros para monotorização da intensidade e direcção do vento, uma Girobússola marca Sperry MK27, diversos instrumentos meteorológicos (Barógrafos, Barómetros, Termógrafos, Psicómetros e diversos termómetros), radiogoniómetro TAIYO, sonda ELAC ELAZ 5000, telefone INMARSAT, 2 odómetros electromagnéticos SAGEM e C.PLATH e diversos transmissores e receptores de comunicações nas bandas VHF/HF/MF.O navio dispõe ainda de equipamentos de socorro e emergência no âmbito do Sistema GMDSS, tais como: uma Radiobaliza (que emite uma frequencia de socorro em 121.5Mhz e 406MHZ), um SART que emite uma frequência de socorro na frequência dos 9 GHz, e equipamentos de comunicações a operar nas frequências de socorro.

Cozinha
A cozinha funciona com diversos equipamentos eléctricos, nomeadamente: dois fogões, dois fornos, duas fritadeiras, duas panelas de pressão e diverso equipamento. Existe um forno eléctrico para serviço de padaria, bem como a respectiva amassadeira. Instalação frigorífica A instalação frigorifica comporta dois electrocompressores de freon automáticos e consta de três câmaras numa capacidade total de 60 m3.
Outros equipamentos
O navio dispõe de torno, aparelhagem de soldadura eléctrica e oxi-acetilénica e oficina de carpintaria. www.sagres.marinha.pt

3 comentários:

VMF disse...

Verdadeira legenda da Marinha Portuguesa, um navio mitico que este ano esta claramente de parabens pelos seus 75 anos

Abraco
Vitor

Tiago Neves disse...

Bonitas fotografias José! É realmente espectacular poder receber estes navios nos nossos portos, que os vêm tão poucas vezes.

Forte Abraço,
Tiago Neves.
www.roda-do-leme.com

Anónimo disse...

Está um veleiro Holandes no cais da Ribeira do Douro, por acaso sabe até quando vai lá estar?

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