domingo, 8 de junho de 2008
NAVIERA ARMAS - MADEIRA - PORTIMÃO
A companhia de navegação espanhola Naviera Armas inicia no dia 14 uma linha entre a Madeira e Portimão (Algarve), quebrando um "jejum" de 23 anos no transporte marítimo de passageiros entre a região e o continente português.
Esta ligação sazonal, a vigorar entre Junho e Setembro, surge num contexto de liberalização do espaço aéreo entre a Madeira e o Continente (fixada a 24 de Abril) que, pela ausência de concorrência, tem ditado preços considerados proibitivos pelos madeirenses.Depois da implementação do transporte aéreo, aos poucos, desde a década de 70 do século XX, os madeirenses assistiram ao progressivo abate dos navios da marinha mercante portuguesa como o "Infante Dom Henrique", o "Santa Maria", o "Vera Cruz", ou o "Príncipe Perfeito" da Companhia Colonial de Navegação, culminando na alienação do "Funchal".Foi uma política de abate de navios que começou em 1968, e teve como primeiras "vítimas" o "Lúrio" e o "Quanza", estendendo-se até 1985, ano em que foi decidido abater o "Funchal", navio que foi salvo de uma morte anunciada graças ao armador grego Georges Potamianos que, embevecido pela sua construção, resolveu adquiri-lo e o integrou na sua frota, a Arcádia Shipping. A nova ligação marítima que a Naviera Armas vai realizar a partir de 14 de Junho poderá vir a representar uma alternativa na ponderação que os madeirenses fazem das suas férias.Este recurso de deslocação por via marítima oferece a vantagem de o passageiro poder levar a sua própria viatura, permitindo organizar um combinado de férias quer no continente português (Lisboa dista cerca de três horas do Algarve), quer em território espanhol (onde o combustível é mais barato), com deslocações a Sevilha (a cerca de 90 minutos) ou às praias do Sul de Espanha.
O "Volcán de Tijarafe", da Naviera Armas, é a embarcação que vai quebrar esse "jejum" de 23 anos de ausência de uma carreira regular marítima entre a Madeira e o Continente.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Arquivo do blogue
-
▼
2008
(308)
-
▼
junho
(16)
- "King Abdullah Economic City" - Saudi Arabia
- SHORT SEA SHIPPING - HISTÓRIA
- EUROMAX FIRST TEST MAINLINE VESSEL
- ÚLTIMO ALMOÇO-APDL FOTO DE FAMILIA - O SHIPPING NO...
- SOME PORTS IN THE WORLD - With agreement of: IAPH ...
- WESTPORTS - MALAYSIA
- TOC EUROPE 2008 - AMSTERDAM
- ISPS-INTERNATIONAL SHIP and PORT SECURITY CODE
- EMSA-EUROPEAN MARITIME SAFETY AGENCY
- INTERRUPTIONS AT FELIXSTOWE TERMINAL
- NAVIERA ARMAS - MADEIRA - PORTIMÃO
- O PORTO DE XANGAI É O SEGUNDO MAIOR DO MUNDO EM VO...
- APDL-PLATAFORMA LOGÍSTICA PORTUÁRIA DE LEIXÕES
- SPREADER
- FESTIVAL DOS OCEANOS
- SHIPPING BUSINESS SOLUTIONS
-
▼
junho
(16)
2 comentários:
Olá carissimo Colega Modesto
Pois é, agora o n/ amigo João Alberto Jardin(eiro)já nos poderá convidar para ir almoçar com ele (está quieto) umas espetadas ou apreciar o saboroso peixe espada preto regado c/ vinho da Madeira e como sobremesa bananas de lá e tudo numa viagem, que calculo seja de dois dias num ferry como o Volcan de Tijarafe, e digam agora que não se pode ir à Madeira de pópó. È pena não escalar um porto nortenho,é que para ir ao Reino dos Algarves, lá se vai a massa toda em combustiveis,portagens e comeres. Será que as viagens aéreas irão baixar as tarifas!? A ver vamos!
Portugal apesar da sua Marinha Mercante estar muito enfraquecida, as poucas companhias existentes são estáveis, só que o n/ governo e os empresários nacionais parecem ignorar a actividade maritima, mesmo que fosse com bandeira de conveniência, pois seria uma boa fonte de riqueza para o país e uma maneira de reduzir o desemprego, alem de contribuir para o não desaparecimento da classe maritima.
All the best
Cheers
Rui Amaro
Caro Rui Amaro, a viagem de ferry de Portimão para a Madeira são apenas 21 horas. O ferry tem uma velocidade de serviço de 24,5 nós. Há quem dispense camarote.. sempre sai mais barato. Se fôr até as Canárias não paga mais por isso, pois paga apena o trajecto até o Funchal.
Enviar um comentário