A Sociedade classificadora GL está a trabalhar nos desenhos de um navio porta-contentores com uma capacidade de 15000 TEU. Cada vez estamos mais perto do famoso “Malacca-max” de 18000 TEU.
Em Setembro a GL e os estaleiros HHI surpreenderam o mundo, apresentando um projecto de navio de 13000 TEU, com as seguintes dimensões: 382 m de comprimento, 54,2 de boca (21 rows) e um calado de (apenas) 13,5 m. O segredo está na propulsão: 2 máquinas de 45.000 KW. O que curiosamente foi um factor decisivo na redução do calado máximo. No porão são estivados 6230 contentores (10 estivas, com 19 rows) e no convés 7210 contentores.
Os estaleiros já estão a aceitar ordens para este modelo, prevendo-se que o primeiro navio possa estar a navegar lá para 2009.
Em Setembro a GL e os estaleiros HHI surpreenderam o mundo, apresentando um projecto de navio de 13000 TEU, com as seguintes dimensões: 382 m de comprimento, 54,2 de boca (21 rows) e um calado de (apenas) 13,5 m. O segredo está na propulsão: 2 máquinas de 45.000 KW. O que curiosamente foi um factor decisivo na redução do calado máximo. No porão são estivados 6230 contentores (10 estivas, com 19 rows) e no convés 7210 contentores.
Os estaleiros já estão a aceitar ordens para este modelo, prevendo-se que o primeiro navio possa estar a navegar lá para 2009.
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