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Para as operações de movimentação das diferentes mercadorias e unidades de carga existem equipamentos adequados para cada modo de transporte. Alguns dos equipamentos mais utilizados são:
Transpaletes: Pequenos empilhadores manuais, utilizados em armazéns.
Fork-lift: Empilhadores utilizados no manuseamento de mercadorias paletizadas, caixas, bobines, etc. etc.
Straddle Carrier: São unidades/gruas que manipulam os contentores dentro do recinto portuário.
Cabeças tractoras: Destaca-se o Tugmaster.
Mafis: Plataformas para o transporte horizontal no terminal.
AGV: Automated guided vehicles: Veículos guiados automaticamente.
Rampas: de Ro-Ro móveis e/ou fixas.
Bandas Transportadoras: Utilizadas na carga e descarga de minerais, cereais, etc.
Trastainer: Tipo de guindastes sobre pneus para movimentação de contentores em parque. Tem cabine deslizante.
Reach.Stacker: Gruas que se utilizam para recolher e empilhar contentores acima da primeira fila.
Gantry Crane: Pórticos de cais especialmente concebidos para a carga e descarga de contentores dos navios porta-contentores. Podem atingir rendimentos elevados, principalmente quando dispõem de sistemas informáticos automatizados. Podem ser do tipo RTG Rubber Tyred Gantry sobre pneumáticos ou RMG Rail Mounted Gantry sobre carris.
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Todas as unidades utilizadas na movimentação de contentores estão providas de um spreader, que agarra o contentor mediante um sistema de rotação macânico TWIST-LOCK situado nos quatro cantos do contentor. Este sistema de bloqueio utiliza-se manualmente para a fixação dos contentores nas plataformas dos camiões.
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Os navios possuem diferentes elementos para engatar e desengatar os contentores a bordo para evitar a deslocação ou a queda das unidades durante o percurso marítimo e para formar blocos compactos nos vários porões.
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