O Porto de Setúbal bateu em 2009 o seu recorde absoluto no segmento da carga contentorizada, tendo movimentado mais de 25 mil TEU (Twenty Equivalent Unit) unidade padrão de medida do contentor de 20 pés, o que representou mais cerca de 5 mil TEU movimentados que no ano anterior (+27,8%). Em tonelagem, a movimentação de carga contentorizada do porto de Setúbal foi de 232.000 toneladas, o que correspondeu a mais 50 mil toneladas do que em 2008 (+27%).
Este recorde resultou do esforço realizado pela APSS, Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, em parceria com os concessionários dos Terminais Multiusos do Porto de Setúbal, Zona 1 e Zona 2, Tersado e Sadoport, e com a Portucel (unidade industrial âncora do porto), na captação e desenvolvimento de linhas regulares de contentores e roro/mistas para o porto, designadamente a Chiquita (GWF), WEC Line, Portline (Guiver), Safmarine, Maersk, Tarros, Grimaldi (Euromed e Euro-Aegean) e UECC, em especial nas novas ligações com os portos da costa Ocidental Africana, incluindo Angola e Cabo Verde, e com o Mar Mediterrâneo, incluindo Itália, Grécia e Turquia.
Refira-se que o Porto de Setúbal dispõe de terminais multiusos com amplos terraplenos livres, servidos por extensos cais com equipamentos eficientes, entre estes, dois modernos pórticos de cais especializados para contentores, estando os seus acessos marítimos preparados para receber quase todos os navios de contentores que escalam os portos nacionais e tendo sido agilizadas as ligações ferroviárias ao hinterland, através do terminal da Bobadela, de forma muito competitiva.
Em termos totais, o Porto de Setúbal movimentou, em 2009, cerca de 5,9 milhões de toneladas, tendo recuperado rapidamente a partir de Maio, depois de algum decréscimo no primeiro trimestre. O movimento de granéis sólidos aumentou 5,5%, atingindo os 3,3 milhões de toneladas, essencialmente devido ao crescimento da movimentação de clínquer da Secil e da Cimpor, que passou de 918 mil toneladas para 1,3 milhões de toneladas (+41%), e da movimentação de estilha de madeira para a Portucel, que passou de 152 para 240 mil toneladas (+58%).
No caso dos terminais de serviço público, destaca-se o desempenho do terminal Multiusos Zona 2, concessionado à Sadoport que duplicou a sua movimentação, passando de 284 mil toneladas, em 2008, para 575 mil toneladas, em 2009 (+102%), e do terminal SAPEC Sólidos com um aumento de 10% na movimentação, passando de 382 para 419 mil toneladas de carga. Nos terminais de uso privativo, o terminal Termitrena (ex-Eurominas) registou um incremento de 25%, passando de 1,43 para 1,78 milhões de toneladas (+25%).
Os navios entrados no Porto de Setúbal registaram ainda um aumento da arqueação bruta totalizando 14,5 milhões de toneladas, mais 3% que no ano anterior, e um aumento da sua dimensão média que passou de 10,2 para 11 mil toneladas de Gross Tonnage.
Este recorde resultou do esforço realizado pela APSS, Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, em parceria com os concessionários dos Terminais Multiusos do Porto de Setúbal, Zona 1 e Zona 2, Tersado e Sadoport, e com a Portucel (unidade industrial âncora do porto), na captação e desenvolvimento de linhas regulares de contentores e roro/mistas para o porto, designadamente a Chiquita (GWF), WEC Line, Portline (Guiver), Safmarine, Maersk, Tarros, Grimaldi (Euromed e Euro-Aegean) e UECC, em especial nas novas ligações com os portos da costa Ocidental Africana, incluindo Angola e Cabo Verde, e com o Mar Mediterrâneo, incluindo Itália, Grécia e Turquia.
Refira-se que o Porto de Setúbal dispõe de terminais multiusos com amplos terraplenos livres, servidos por extensos cais com equipamentos eficientes, entre estes, dois modernos pórticos de cais especializados para contentores, estando os seus acessos marítimos preparados para receber quase todos os navios de contentores que escalam os portos nacionais e tendo sido agilizadas as ligações ferroviárias ao hinterland, através do terminal da Bobadela, de forma muito competitiva.
Em termos totais, o Porto de Setúbal movimentou, em 2009, cerca de 5,9 milhões de toneladas, tendo recuperado rapidamente a partir de Maio, depois de algum decréscimo no primeiro trimestre. O movimento de granéis sólidos aumentou 5,5%, atingindo os 3,3 milhões de toneladas, essencialmente devido ao crescimento da movimentação de clínquer da Secil e da Cimpor, que passou de 918 mil toneladas para 1,3 milhões de toneladas (+41%), e da movimentação de estilha de madeira para a Portucel, que passou de 152 para 240 mil toneladas (+58%).
No caso dos terminais de serviço público, destaca-se o desempenho do terminal Multiusos Zona 2, concessionado à Sadoport que duplicou a sua movimentação, passando de 284 mil toneladas, em 2008, para 575 mil toneladas, em 2009 (+102%), e do terminal SAPEC Sólidos com um aumento de 10% na movimentação, passando de 382 para 419 mil toneladas de carga. Nos terminais de uso privativo, o terminal Termitrena (ex-Eurominas) registou um incremento de 25%, passando de 1,43 para 1,78 milhões de toneladas (+25%).
Os navios entrados no Porto de Setúbal registaram ainda um aumento da arqueação bruta totalizando 14,5 milhões de toneladas, mais 3% que no ano anterior, e um aumento da sua dimensão média que passou de 10,2 para 11 mil toneladas de Gross Tonnage.
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