quarta-feira, 25 de junho de 2008

"King Abdullah Economic City" - Saudi Arabia


KAEC is a 168 million sq.m economic city divided into 6 zones: a seaport, an industrial district, a residential district, a financial island, an education zone and a waterside resort.The sea port project will be developed on an area of 14 million sq.m and will have a capacity of 20 million 20-foot equivalent containers units (TEU) per year. The port's capacity will increase in phases. First phase capacity will be 1.6 million TEU.The port will be designed to receive new generation mega vessels, utilize global positioning technologies, advanced information management and automated process systems.Once completed the sea port will create 15,000 jobs. The port will also consist of a hajj terminal capable of handling 300,000 pilgrims during the hajj season.
Publish with agreement of: King Abdullah Economic City.

terça-feira, 24 de junho de 2008

SHORT SEA SHIPPING - HISTÓRIA

A Escola Europeia de Short Sea Shipping nasceu na Catalunha, fundada pelos seguintes Portos:
Barcelona, Génova, Roma/Lazio e pelos seguintes Armadores: Grimaldi Group e Grandi Veloci.
Os principais Short Sea Promotion Centres Europeus, dos quais a APTMCD-Associação Portuguesa de Transporte Marítimo de Curta Distância faz parte, colaboram neste projecto que recebeu apoios comunitários através do Programa Marco-Polo.
Todos os Short Sea Promotion Centres, estão representados através de 20 Países Europeus e estes estão integrados na Europen Shortsea-Network, uma entidade que resultou de um acordo entre todos os seus membros e que tem como principal objectivo promover o SSS junto dos transportadores, carregadores, transitários, entre outros

sábado, 14 de junho de 2008

SOME PORTS IN THE WORLD - With agreement of: IAPH World Port Photo Gallery


Rotterdam Netherlands










Shanghai - China









Le Havre - France









Keelung - China










Dakar - Senegal













Constantza - Romania














Charleston USA










Aarhus - Denmark









sexta-feira, 13 de junho de 2008

WESTPORTS - MALAYSIA

Westports Malaysia.

De acordo com os dados fornecidos pela Westports Malaysia, situado em Port Klang, o referido porto movimentou 1.16 milhões de Teus no primeiro trimestre deste ano, obtendo assim um crescimento de 19% face a igual período do ano passado.
Ralativamente ao mês de Março, o porto movimentou 421,637 Teus, o valor mais alto registado num só mês.

quinta-feira, 12 de junho de 2008

TOC EUROPE 2008 - AMSTERDAM

TOC Europe, the original and most influential Terminal Operations Conference and Exhibition is back with a must-see programme for 2008. From 17-19 June

Are you a Shipping Professional?
TOC is the premier event for benchmarking port and terminal performance - regionally and globally. All aspects of terminal management - from quayside crane performance to velocity of gate movements - are discussed and compared. As a shipping professional this is your chance to network with your primary service suppliers; port professionals from around the globe. Catch up on the latest advances in terminal operations technology that can enable your vessels to be loaded and discharged more efficiently. At the same time it affords a unique opportunity to discuss new port rotations and service offerings - profit from up-to-the-minute knowledge of who could be facing congestion problems and who might have spare capacity.
>>>> http://www.tocevents-europe.com/

terça-feira, 10 de junho de 2008

ISPS-INTERNATIONAL SHIP and PORT SECURITY CODE

A comunidade internacional desenvolveu um conjunto de iniciativas tendo em vista melhorar a protecção do transporte marítimo e sua cadeia logística, atendendo às novas ameaças após os ataques terroristas de 11 de Setembro de 2001.

REGULAMENTAÇÃO COMUNITÁRIA:
Regulamento (CE) N.º 725/2004, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 31 de Março de 2004, relativo ao reforço da protecção dos navios e das instalações portuárias
Directiva 2005/65/CE de 26 de Outubro, relativa ao reforço da segurança nos portos

EMSA-EUROPEAN MARITIME SAFETY AGENCY

EMSA desenvolve base dados para inspecções do Port State Control.

A Agência de Segurança Marítima Europeia (EMSA) está a desenvolver uma nova base de dados para as inspecções efectuadas no âmbito do Port State Control. Denominada Hybrid Electronic Targeting and Information System (THETIS), será o suporte das inspecções de navios em portos, segundo as regras do Paris Memorandum of Understanding (PMoU). O trabalho técnico está a ser efectuado em cooperação estreita com os especialistas dos Estados-membros, o PMoU e a Comissão Europeia. O THETIS é crucial para a introdução do novo regime do port state control, que entrará em vigor previsivelmente em 2010, após aprovação da UE, como parte do terceiro pacote de segurança marítima.
http://www.emsa.eu.int/

segunda-feira, 9 de junho de 2008

INTERRUPTIONS AT FELIXSTOWE TERMINAL

Collapse of gantry cranes in Felixstowe during delivery of new gantry cranes on the 3rd of March 2008.
Port is still heavily congested because clean up operations have taken a long time and the new cranes have been unloaded on the quay on 25-04-2008.
New cranes are expected to be operational by the first week of June so congestion is likely to continue for another month.Many vessels have cancelled their Felixstowe call and have chosen for transhipment in Antwerp or completely divert to other port because of the congestion.

domingo, 8 de junho de 2008

NAVIERA ARMAS - MADEIRA - PORTIMÃO












A companhia de navegação espanhola Naviera Armas inicia no dia 14 uma linha entre a Madeira e Portimão (Algarve), quebrando um "jejum" de 23 anos no transporte marítimo de passageiros entre a região e o continente português.

Esta ligação sazonal, a vigorar entre Junho e Setembro, surge num contexto de liberalização do espaço aéreo entre a Madeira e o Continente (fixada a 24 de Abril) que, pela ausência de concorrência, tem ditado preços considerados proibitivos pelos madeirenses.Depois da implementação do transporte aéreo, aos poucos, desde a década de 70 do século XX, os madeirenses assistiram ao progressivo abate dos navios da marinha mercante portuguesa como o "Infante Dom Henrique", o "Santa Maria", o "Vera Cruz", ou o "Príncipe Perfeito" da Companhia Colonial de Navegação, culminando na alienação do "Funchal".Foi uma política de abate de navios que começou em 1968, e teve como primeiras "vítimas" o "Lúrio" e o "Quanza", estendendo-se até 1985, ano em que foi decidido abater o "Funchal", navio que foi salvo de uma morte anunciada graças ao armador grego Georges Potamianos que, embevecido pela sua construção, resolveu adquiri-lo e o integrou na sua frota, a Arcádia Shipping. A nova ligação marítima que a Naviera Armas vai realizar a partir de 14 de Junho poderá vir a representar uma alternativa na ponderação que os madeirenses fazem das suas férias.Este recurso de deslocação por via marítima oferece a vantagem de o passageiro poder levar a sua própria viatura, permitindo organizar um combinado de férias quer no continente português (Lisboa dista cerca de três horas do Algarve), quer em território espanhol (onde o combustível é mais barato), com deslocações a Sevilha (a cerca de 90 minutos) ou às praias do Sul de Espanha.

O "Volcán de Tijarafe", da Naviera Armas, é a embarcação que vai quebrar esse "jejum" de 23 anos de ausência de uma carreira regular marítima entre a Madeira e o Continente.

sábado, 7 de junho de 2008

O PORTO DE XANGAI É O SEGUNDO MAIOR DO MUNDO EM VOLUME DE CARGA


O porto de Xangai, centro económico, industrial e financeiro da China, tornou-se em 2007 no segundo maior porto de carga do mundo, informou a administração portuária da cidade.
No ano passado, Xangai ultrapassou Hong Kong como o segundo maior porto mundial em termos de gestão de contentores, operando 26 milhões de TEU (unidade de medição equivalente a um contentor de 6,25 metros), o que representa um aumento de 20 por cento em comparação com 2006, refere o Departamento de Portos e Transportes Marítimos de Xangai.
O porto da cidade chinesa tem 42 terminais para TEU e rotas para mais de 300 portos do mundo, segundo um comunicado na página na Internet do Departamento de Portos e Transportes Marítimos.
O porto de Singapura mantém-se como o maior do mundo em volume de TEU, com mais de 28 milhões operados em 2007.
Os resultados do ano passado ultrapassam os objectivos da administração do porto de Xangai, que se propôs no início de 2007 a movimentar durante o ano 25 milhões de TEU, mais quatro milhões do que em 2006.
Segundo os analistas, o aumento da importância de Xangai, no leste da China, deve-se à crescente atracção da cidade como a principal porta de entrada no mercado chinês, beneficiando também do aumento do ritmo empresarial das províncias em volta, que alimentam o sector de exportação da China.
O governo central chinês tem vindo a apostar no porto de Xangai como um dos motores do desenvolvimento da costa oriental da China, uma vez que a cidade se situa na foz do rio Yangtze, navegável até à província de Sichuan, no centro do país.

APDL-PLATAFORMA LOGÍSTICA PORTUÁRIA DE LEIXÕES

A Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL) aprovou o lançamento do concurso para a primeira fase da Obra Plataforma Logística Portuária de Leixões.
Um investimento de cerca de quatro milhões de Euros para o acesso rodoviário, construido a partir da Via Interna de Ligação ao Porto de Leixões, a um dos pólos da Plataforma Logística.
Com inicio a partir de Outubro, prevê-se que em 2009 os pólos devem estar concluidos.

SPREADER


Twin Lift Spreader

Fitted with 20/40/45’ adjustable Bromma spreaders, an important additional feature to improve productivity is the ability to use twin 20’ lifting mode handling 2 laden 20’s at a time. The unique Bromma spreader design allows the driver to set the spacing of the twin 20’s into the spreaders computer memory, both in the ship (different ships have different settings, both down below and on deck) and on the wharf (to ensure correct chassis spacing).

quinta-feira, 5 de junho de 2008

FESTIVAL DOS OCEANOS

O “pontapé de saída” do Festival dos Oceanos vai ser dado já a 19 de Julho, com a partida, do porto de Marselha, da “Regata Festival dos Oceanos”.A regata estende-se por 1.600 milhas náuticas, vai passar por dois continentes (Europa e África) e quatro países: França, Espanha, Portugal e Marrocos.Até 15 de Agosto, 12 velejadores de cinco nacionalidades - italianos, espanhóis, holandeses, franceses e um australiano – vão disputar as várias etapas da regata, e ao mesmo tempo vão contribuir para sensibilizar a população em geral para a importância do mar no equilíbrio da vida na Terra.De Marselha, os participantes rumam a Algeciras, em Espanha, onde farão uma escala de dois dias. A 26 de Julho, partem para Lisboa, onde permanecem durante cinco dias. A 3 de Agosto tem lugar um desfile náutico no Tejo para marcar a largada para o continente africano, com chegada prevista a Rabat, Marrocos, a 5 de Agosto. A última etapa começa no dia 9, com partida da nova marina marroquina, a Marine Royal Rabat, rumo a Lisboa, onde chegada está prevista para dia 15 de Agosto.Ao longo de todo o percurso, a “Regata Festival dos Oceanos” será acompanhada por diversas embarcações que não participam na competição

SHIPPING BUSINESS SOLUTIONS

Where others see problems.....


see Solutions....

Arquivo do blogue

PORTO DE LEIXÕES

PORTO DE LEIXÕES