É o nome de um sistema de propulsão aparecido há alguns anos e que tem vindo a ser introduzido nalguns tipos de navios. Caracteriza-se por funcionar com 2 hélices em linha, girando em sentidos opostos e montados num pedestral rotativo, funcionando também como leme. Recentemente foi aplicado em dois ferrys japoneses – Akashia e Hamanasu – cuja velociade de cruzeiro é de 30,5 nós, operando na rota Maiduru-Otaru, cujas 573 milhas de distância são percorridas em cerca de 20/21 horas..
O sistema Azipod foi fornecido pela ABB, permite poupar até cerca de 20% de combustível.
Cada ferry tem 224,5 mts de comprimento, 26 m de boca, 17.000 GT, transportando 826 passageiros, 158 trailers e 66 carros.
Informação colhida através de / Text Copyrights: Fairplay Solutions.
1 comentário:
O que eu aprendo neste seu blogue...
Este sistema de 2 élices em linha, parece quase um ovo de Colombo. É uma ideia brilhante.
Abraço
JM
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