
A Administração do Porto de Luanda fixou como prioridade acabar com o congestionamento de navios ao largo e tornar mais eficientes as operações portuárias. O cumprimento deste objectivo evitará que navios contentorizados destinados ao porto da capital descarreguem a mercadoria noutros portos, como aconteceu no segundo trimestre de 2009, em que o porto do Lobito recebeu 16 a 17 navios provenientes de Luanda.
O volume de carga movimentada o ano passado revela o contínuo aumento de tráfego, aliado a outros indicadores, como a competitividade dos preços tarifários, que são cobrados em dólares, e a estabilidade política em Angola. Uma das conclusões dos trabalhos aponta para a redução do número de equipas utilizadas na movimentação da carga, passando-se de quatro para uma equipa por navio. Tal conferirá ao porto de Luanda uma maior capacidade concorrencial em relação a outros portos no continente africano. Outros aspectos a melhorar são a burocracia, os baixos ritmos das operações e a fila de espera de navios à espera de atracar.
Fonte: Cargo News
Sem comentários:
Enviar um comentário