
Aveiro, nas palavras de Isabel Ramos, marketing manager da Administração do Porto de Aveiro, tem como objectivo para 2010 "conseguir uma linha de SSS", estando já a trabalhar com universidades para que isso venha a acontecer. Além disso, o porto planeia realizar dragagens para poder receber navios de maior calado. Já Vítor Caldeirinha, director de Desenvolvimento Estratégico e Logístico da Administração dos Portos de Setúbal e Lisboa, destacou o papel que a nova fábrica da Portucel/Soporcel pode ter na captação de novos tráfegos.
De Espanha, chegou o exemplo do porto de Vigo que concorreu já aos fundos Marco Polo para avançar com uma auto-estrada do mar entre Vigo, Nantes, Algeciras e Le Havre.
Ainda assim, apesar de todo o investimento que os portos têm feito no SSS, Brito da Silva, presidente do Conselho Estratégico de Transportes, lembrou que é preciso "fazer uma intensiva publicidade do que é este tipo de transporte, mas isto vai demorar muito tempo".
Leia mais sobre este e outros temas debatidos na Cimeira do IIR na próxima edição da revista CARGO.
Fonte: Cargo News
1 comentário:
Tudo muito bem, muito lindo captar tráfegos do “SSS”, entre os portos Europeus, nomeadamente de e para os Ibéricos, mas sem qualquer sentido de xenofobismo, deve-se também incentivar e dar melhores condições aos estados ribeirinhos Europeus e aos seus armadores a lotar as suas unidades com tripulações nacionais ou pelo menos Europeias, sejam capitães, oficiais, mestrança e marinhagem, etc., em vez daquelas de certos países, que possuem uma reduzida formação, ou mesmo nenhuma, porque se assim não se proceder, a Europa tradicional marítima, como Portugal, começa a perder o “know-how”, que foi adquirido através dos tempos, e no nosso caso desde os tempos da escola de Sagres, e continuado com as capacitadas escolas náuticas, de marinhagem e pescas, especialmente das reconhecidas escolas Portuguesas, que ainda estão viradas para o mar, porque NAVEGAR É PRECISO!
Saudações maritimo-entusiásticas
Rui Amaro
Enviar um comentário