“Nostalgia” A gravura mostra-nos um paquete da Pacific Steam Navigation Co. , Liverpool, mais identificada em Portugal por Mala Real do Pacifico, a embarcar passageiros a meio da Bacia do porto de Leixões para o Brasil, no inicio da década de 20 do século XX. Não se percebe o nome à popa, mas deve ser um dos seguintes paquetes de cerca de 170m/15.000tb : ORBITA, ORCOMA, OROPESA, ORDUNA, ou ainda um outro qualquer de menor porte, que vindos de Liverpool, La Pallice, Corunha, Vigo, escalavam Leixões e seguiam para Lisboa, Recife, Salvador, Rio de Janeiro, Santos, Montevideu, Buenos Aires, Port Stanley (Falklands), e cruzavam o estreito de Magalhães, para Punta Arenas, Coronel, Talcachuano, Valparaiso e Guayquil. No regresso faziam mais ou menos a mesma rota. Um meu tio viajou por essa altura no ORBITA para o Rio de Janeiro, e cheguei a ter uma miniatura de parede desse paquete, infelizmente estragou-se. Os agentes eram a firma Kendal, Pinto Basto & Cia., Lda., hoje Pinto Basto Navegação. Os passageiros embarcavam na lancha que os levavam para bordo no cais do Marégrafo ou no Lazareto, onde está hoje instalado a estação Radar/VTS. Por bombordo, ao Sul, está um outro paquete, por vezes juntavam-se á volta de quatro paquetes a embarcar/desembarcar passageiros e em operações comerciais. Era uma autêntica romaria junto do Castelo de Leça. Ainda sou do tempo dos paquetes da Mala Real Inglesa e da Chargeurs Réunis/Sud Atlantique, apesar de já existir a doca nº 1, embarcarem passageiros na Bacia para o Brasil, e ainda os paquetes da Chargeurs Réunis da carreira da África Equatorial Francesa, FOUCAULD, BRAZZA, GEN. LECLERC, escalarem Leixões para descanso das tropas expedicionárias Francesas, que iam para África, e era só ver por Matosinhos e Porto centenas de oficiais, sargentos e praças, e outros da Legião estrangeira, impecavelmente fardados. Continua a postar imagens de verdadeira Nostalgia do porto de Leixões. Saudações marítimo-entusiásticas Rui Amaro – Foz do Douro.
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“Nostalgia”
A gravura mostra-nos um paquete da Pacific Steam Navigation Co. , Liverpool, mais identificada em Portugal por Mala Real do Pacifico, a embarcar passageiros a meio da Bacia do porto de Leixões para o Brasil, no inicio da década de 20 do século XX. Não se percebe o nome à popa, mas deve ser um dos seguintes paquetes de cerca de 170m/15.000tb : ORBITA, ORCOMA, OROPESA, ORDUNA, ou ainda um outro qualquer de menor porte, que vindos de Liverpool, La Pallice, Corunha, Vigo, escalavam Leixões e seguiam para Lisboa, Recife, Salvador, Rio de Janeiro, Santos, Montevideu, Buenos Aires, Port Stanley (Falklands), e cruzavam o estreito de Magalhães, para Punta Arenas, Coronel, Talcachuano, Valparaiso e Guayquil. No regresso faziam mais ou menos a mesma rota.
Um meu tio viajou por essa altura no ORBITA para o Rio de Janeiro, e cheguei a ter uma miniatura de parede desse paquete, infelizmente estragou-se. Os agentes eram a firma Kendal, Pinto Basto & Cia., Lda., hoje Pinto Basto Navegação.
Os passageiros embarcavam na lancha que os levavam para bordo no cais do Marégrafo ou no Lazareto, onde está hoje instalado a estação Radar/VTS.
Por bombordo, ao Sul, está um outro paquete, por vezes juntavam-se á volta de quatro paquetes a embarcar/desembarcar passageiros e em operações comerciais. Era uma autêntica romaria junto do Castelo de Leça.
Ainda sou do tempo dos paquetes da Mala Real Inglesa e da Chargeurs Réunis/Sud Atlantique, apesar de já existir a doca nº 1, embarcarem passageiros na Bacia para o Brasil, e ainda os paquetes da Chargeurs Réunis da carreira da África Equatorial Francesa, FOUCAULD, BRAZZA, GEN. LECLERC, escalarem Leixões para descanso das tropas expedicionárias Francesas, que iam para África, e era só ver por Matosinhos e Porto centenas de oficiais, sargentos e praças, e outros da Legião estrangeira, impecavelmente fardados.
Continua a postar imagens de verdadeira Nostalgia do porto de Leixões.
Saudações marítimo-entusiásticas
Rui Amaro – Foz do Douro.
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