O armador coreano Hanjin, lançou o navio porta-contentores mais rápido do mundo: o “Hanjin Breemrhaven”. Com uma capacidade de 6665TEU, irá operar no tráfego asiático, tendo uma velocidade de cruzeiro de 26 nós, podendo atingir os 27,0 nós, capaz de melhorar a regularidade do Schedule do serviço. Tem 304 metros de comprimento e 58000 DWT. A máquina propulsora tem 93000 hp.
A questão que se põem é se ao preço que o combustível está, vale a pena ou não velocidades destas.
De acordo com a DynaLiners/GL, apresentam-se os cálculos de consumo em dólares por dia, para várias velocidades e vários tipos de navios.
Em resumo, se um navio de 8000 TEU reduzir a sua velocidade de 24 para 20 nós, mesmo adicionando um navio extra ao serviço (a um custo diário de 45000 $USD), consegue-se atingir uma poupança anual de 10 milhões de dólares.
Sem comentários:
Enviar um comentário