terça-feira, 19 de agosto de 2008

AQUISIÇÕES

Sul-coreana STX controla 88,37% da norueguesa Aker Yards

O estaleiro naval sul-coreano STX Shipbuilding passou a controlar 88,37% do grupo norueguês de construção naval Aker Yards, proprietário dos ex-Chantiers de l'Atlantique, anunciou hoje a Aker Yards, após a OPA sexta-feira passada.
Obrigada pela lei norueguesa a lançar uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre a Aker Yards (após ter ultrapassado o nível dos 40% no final de Junho), a STX propôs 63 coroas por acção, elevando a sua participação para 6,84 mil milhões de coroas (cerca de 860 milhões de euros). Em Seul, a STX especificou ter adquirido 48% do capital da Aker Yards por 427,6 milhões, duplicando assim a sua participação no grupo norueguês. Os resultados definitivos da OPA serão publicados na próxima quarta-feira. Um porta-voz da STX disse que a transacção será finalizada a 29 de Agosto, adiantando que a operação "possibilitará à STX entrar na construção de navios de cruzeiro". Os estaleiros passarão a ser designados por STX Europa após uma reunião de accionistas a realizar no princípio de Setembro. A mesma fonte especificou, que na Noruega, a Aker manter-se-à especializada na construção de navios para serviço às plataformas off-shore, enquanto que em França, os estaleiros continuarão especializados na construção paquetes de passageiros e navios de guerra. A semana passada, a Aker Yards anunciou perdas líquidas de 135 milhões de coroas norueguesas (16,9 milhões de euros) no segundo trimestre do ano, ou seja, a terceira perda trimestral consecutiva, contra resultados positivos de 200 milhões de coroas um ano antes. A Aker advertiu que o "abrandamento da economia, a depreciação do dólar e a escalada contínua dos preços das matérias primas poderão enfraquecer temporariamente o futuro da actividade no sector de paquetes de cruzeiro" Aker anunciou ainda a encomenda da armadora Mediterranean Shipping Company (MSC) de navios cruzeiro da classe Musica, a serem construídos nos estaleiros de Saint-Nazaire. Estes dois navios, que se juntam a quatro paquetes da mesma família já encomendados, reforçarão a carteira de trabalhos dos estaleiros franceses até Fevereiro de 2012, data da entrega prevista para o último navio

Informação colhida através de: Lusa/AO online

2 comentários:

Unknown disse...

Isto agora vai dá uma volta de 380º, com a opa ao maior estaleiro europeu, acabar nos asiáticos!
saudações maritimas, Sergio

Unknown disse...

Agora vai dar uma volta enorme nos estaleiros europeus, com a mão dos asiáticos para controlar o mercado de construção de navios.
Vamos lá ver o que vai dar....
Saudações maritimas,
Sergio

Arquivo do blogue

PORTO DE LEIXÕES

PORTO DE LEIXÕES