Caro Modesto O Wec Vermeer, ponte alta que se farta, o pessoal precisa de elevador, com um pouco de jeito e para um desenrasque ainda poderia levar mais uns Teus por cima do nivel superior, só que tapavam a visão ao homem do leme e além disso o navio sofria as consequencias devidas à ondulação. Quando andei metido nessas coisas, haviam navios que carregavam paletas de madeira até ao nivel da ponte de comando e chegavam a levar nas asas da ponte, no deck das baleeiras e por cima da casa do leme, à volta da agulha padrão. Como deves saber as paletas estando expostas à chuva encharcam e tornam-se mais pesadas, pelo que o capitão e o oficial têm de fazer o cálculo do stowage de acordo e nós na lista de carga faziamos essa observação indicando a percentagem. Na década de 60 o n/m holandês Cstsrina carregado de paletas de madeira, ia de saida de Leixões e quando chegou ao Esporão apanhou umas voltas de mar e adornou, só por milagre não se virou. Desandou por terra e atracou ao molhe Sul, a fim de ser restowed. Acontece!Grande bronca! Mas tive mais casos complicados. Saudações maritimo-entusiásticas Rui Amaro
Caro amigo nunca desista da sua paixão, continue com seu blog é uma excelente fonte de aprendizagem e informação. Olhando a imagem fiquei a pensar na estabilidade numa viagem destas de leixões para os Açores ? será seguro? Um abraço Manuel Maria
Meus caros Amigos, bem vindos ao meu Blogue, de facto ele é vosso também, este blogue visa precisamente ensinar os nossos jovens e não só a viver uma área ainda um pouco escura no nosso país: o Shipping. Tento estar presente desta forma e promovêr esta nossa área da qual eu sou um apaixonado bem como toda a minha família. Amigo Taxi obrigado pelo seu comentário, quanto mais contentores movimentamos, melhor será a nossa economia e menor será também o desemprego esse flagêlo que nos persegue. Ao Amigo Manuel, obrigado também pelo seu comentário quanto á viagem ao Açores, posso dizer-lhe que é seguro e barato,penso que também o pode fazer presentemente através do ferry ARMAS que escala directamente o porto de Portimão.
4 comentários:
Caro Modesto
O Wec Vermeer, ponte alta que se farta, o pessoal precisa de elevador, com um pouco de jeito e para um desenrasque ainda poderia levar mais uns Teus por cima do nivel superior, só que tapavam a visão ao homem do leme e além disso o navio sofria as
consequencias devidas à ondulação.
Quando andei metido nessas coisas, haviam navios que carregavam paletas de madeira até ao nivel da ponte de comando e chegavam a levar nas asas da ponte, no deck das baleeiras e por cima da casa do leme, à volta da agulha padrão.
Como deves saber as paletas estando expostas à chuva encharcam e tornam-se mais pesadas, pelo que o capitão e o oficial têm de fazer o cálculo do stowage de acordo e nós na lista de carga faziamos essa observação indicando a percentagem.
Na década de 60 o n/m holandês Cstsrina carregado de paletas de madeira, ia de saida de Leixões e quando chegou ao Esporão apanhou umas voltas de mar e adornou, só por milagre não se virou. Desandou por terra e atracou ao molhe Sul, a fim de ser restowed. Acontece!Grande bronca!
Mas tive mais casos complicados.
Saudações maritimo-entusiásticas
Rui Amaro
Ai contentores para o cais de Lisboa. Como o Sousa Tavares vai ficar danado. bfds
Caro amigo nunca desista da sua paixão, continue com seu blog é uma excelente fonte de aprendizagem e informação.
Olhando a imagem fiquei a pensar na estabilidade numa viagem destas de leixões para os Açores ? será seguro?
Um abraço Manuel Maria
Meus caros Amigos, bem vindos ao meu Blogue, de facto ele é vosso também, este blogue visa precisamente ensinar os nossos jovens e não só a viver uma área ainda um pouco escura no nosso país: o Shipping.
Tento estar presente desta forma e promovêr esta nossa área da qual eu sou um apaixonado bem como toda a minha família.
Amigo Taxi obrigado pelo seu comentário, quanto mais contentores movimentamos, melhor será a nossa economia e menor será também o desemprego esse flagêlo que nos persegue.
Ao Amigo Manuel, obrigado também pelo seu comentário quanto á viagem ao Açores, posso dizer-lhe que é seguro e barato,penso que também o pode fazer presentemente através do ferry ARMAS que escala directamente o porto de Portimão.
Voltem sempre é um prazer falar convosco
Saudações Marítimas
José Modesto
Enviar um comentário