O governo brasileiro e as autoridades do estado de Espírito Santo estão em conversações com investidores locais e estrangeiros para construírem um terminal portuário na cidade de Vitória. O investimento ronda os 319,8 milhões de euros e tem como principal objectivo um terminal de contentores de águas profundas na zona da Ponta do Tubarão.
Os fundos naturais de 18 metros permitirão que os grandes navios operem sem necessidade de construir pontes-cais. De resto, para Wilen Manteli, presidente da Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP), "todos os grande portos no Brasil deveriam ter uma profundidade de pelo menos 18 metros", acrescentando que "a necessidade de realizar dragagens adicionais é um dos mais antigos problemas do país".
O actual porto de Vitória oferece calados de apenas 11 metros. Os portos de águas profundas, com profundidades entre os 16 e os 23 metros, são os únicos capazes de acolher a última geração de grandes navios. Em 2011 a frota mundial deste tipo de embarcações será de cerca de 670 navios.Está previsto que o porto seja implantado nos próximos cinco anos.
Desde 2007, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Económico e a Intersindical da Orla Portuária do Espírito Santo já discutiam o projecto de implantação de um porto de águas profundas na cidade.
Os fundos naturais de 18 metros permitirão que os grandes navios operem sem necessidade de construir pontes-cais. De resto, para Wilen Manteli, presidente da Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP), "todos os grande portos no Brasil deveriam ter uma profundidade de pelo menos 18 metros", acrescentando que "a necessidade de realizar dragagens adicionais é um dos mais antigos problemas do país".
O actual porto de Vitória oferece calados de apenas 11 metros. Os portos de águas profundas, com profundidades entre os 16 e os 23 metros, são os únicos capazes de acolher a última geração de grandes navios. Em 2011 a frota mundial deste tipo de embarcações será de cerca de 670 navios.Está previsto que o porto seja implantado nos próximos cinco anos.
Desde 2007, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Económico e a Intersindical da Orla Portuária do Espírito Santo já discutiam o projecto de implantação de um porto de águas profundas na cidade.
Fonte: Transportes & Negócios
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