quarta-feira, 7 de outubro de 2009

PORTO DE SINES

A Administração do Porto de Sines (APS) está envolvida na organização do exercício de combate à poluição levado a cabo pela Marinha/Autoridade Marítima Nacional, nos dias 07 e 08 de Outubro de 2009 (amanhã e quinta-feira). Será simulada a contenção e a recolha de crude derramado após a colisão de um navio-tanque com outro navio e o acolhimento do navio acidentado no Terminal de Granéis Líquidos de Sines.
Este exercício de combate à poluição do mar por hidrocarbonetos leva o nome de baptismo “Espadarte 2009”. A simulação da contenção e a recolha de crude derramado após a colisão de um navio-tanque com outro navio terá lugar no esquema de separação de tráfego do Cabo da Roca. O acolhimento do navio-tanque sinistrado será feito no Terminal de Granéis Líquidos do Porto de Sines, a infra-estrutura portuária nacional com condições ímpares para a movimentação de grandes navios petroleiros, denominados genericamente “Very Large Crude Carrier” (VLCC).
No porto de Sines será activado o PEPS – Plano de Emergência do Porto de Sines sendo contactados os concessionários Reboport e CLT para o reboque e atracação do navio acidentado em condições de segurança. As embarcações de combate à poluição da APS (Praia Azul, Maré Azul e Eneide) serão também activadas, auxiliando na colocação das barreiras de contenção e na recolha de produto derramado.
O exercício “Espadarte 2009” visa treinar os meios da Marinha/Autoridade Marítima Nacional, Autoridade Portuária e de outras entidades com responsabilidade ou interesse no combate à poluição do mar por hidrocarbonetos, e testar a coordenação da sua acção num cenário concreto.
Fonte: Cargo News

4 comentários:

José Castro disse...

Estive em Sines no início dos anos noventa fazendo parte da tripulação de um navio petroleiro Italiano.Quanto aos exercícios de combate à poluição,na minha opinião deveriam ser feitos não só em Sines mas ao longo de toda a costa um pouco por todos os portos,pois que em emergência seria uma mais valia...outros países assim o fazem e porque não Portugal.
Saudações
José Castro

João Soares disse...

Estimado José Modesto
Embarque também no meu blogue Bioterra, com base em Matosinhos.
Abraço

JOSÉ MODESTO disse...

Amigo José Castro, prevenção é o termo, e para isso os portos portugueses devem estar dotados de todos os meios de prevenção.
Leixões está, pergunta-se e os outros? é urgente implementar as chamadas politicas de segurança nos portos.
O porto de Portimão que agora começa a receber dezenas de navios de cruzeiro, estará preparado para combater uma situação de perigo?

Grato pelo comentário

Saudações Marítimas
José Modesto

JOSÉ MODESTO disse...

Caro João Soares.
Grato por lêr e seguir o meu blogue, ele é seu também.
Claro que embarco no seu blogue.
Pertinente, é de facto um alerta para todos os matosinhenses.
As promessas eleitorais estão aí, as comissões de ética onde estão?

A politica é servir e não servir-se.

Volte sempre, é bom vêrmos pessoas que se interessam não só pela nossa terra mas também pelo ambiente.

Saudações Marítimas
José Modesto

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