---
A frota mundial de porta-contentores deverá crescer este ano apenas 6,1%, prevê a AXS Alphaliner.
A capacidade da frota mundial de porta-contentores, medida em TEU, deverá aumentar este ano 6,1% relativamente ao final de 2008. É a taxa de crescimento mais baixa registada desde 2000. No ano passado, o aumento foi de 13,2%, ainda assim ligeiramente menos do que em 2007 (13,6%), que já havia ficado abaixo de 2006 (16,1%)
Nos primeiros 11 meses do ano, de acordo com os cálculos da AXS Alphaliner, entraram ao serviço 247 novos navios porta-contentores celulares, representando uma capacidade de transporte de 986 mil TEU. Em Dezembro, deverão ser entregues navios correspondentes a 95 mil TEU.
Estes cerca de 1,08 milhões de TEU ficam bastante aquém do inicialmente previsto, por causa da crise que levou a adiar, ou mesmo a cancelar muitas entregas.
Por outro lado, o crescimento da frota mundial foi também fortemente limitado pelo desmantelamento de um número recorde de navios, em mais uma tentativa dos armadores para reduzirem custos e oferta de capacidade.
Para 2010, os consultores parisienses estimam a entrega de 1,84 milhões de TEU, o que representará um aumento de 14%. Isto se os calendários das entregas forem cumpridos. Porém, avisa a AXS Alphaliner, se o ritmo de desmantelamento de navios se mantiver igual a 2009, haverá que contar com a retirada do mercado de uns 350 mil TEU, o que limitará o crescimento da frota mundial de porta-contentores para os 11,4%.
Fonte: Transportes & Negócios
Sem comentários:
Enviar um comentário