O abrandamento das trocas entre o Extremo Oriente e o Norte da Europa continua a fazaer “vítimas”. Seis meses após o seu lançamento, o FAL4, operado conjuntamente pela CMA-CGM e pela China Shipping, vai ser suspenso.
A suspensão do serviço libertará navios e será aproveitada pela CMA-CGM para, num efeito de cascata, adaptar a oferta de capacidade noutros serviços. Assim, os quatro navios de 9 700 TEU com que o armador francês participava no FAL4 passarão a operar no FAL1, libertando navios de 8 500 TEU, que substituirão seis navios de 6 500 TEU do FAL3, que por sua vez passarão para o serviço EPIC entre a Índia e a Europa.
Os portos servidos até aqui pelo FAL4 passarão a ser escalados pelos restantes serviços da CMA-CGM. São os casos de Nansha, na R.P. China, e de Zeebrugge, que passarão a ser servidos pelo FAL3, que também voltará a escalar Hamburgo.
Em Julho, quando avançou com a criação do FAL4, a CMA-CGM anunciou para o Outono do próximo ano o lançamento do FAL5. Agora os seus responsáveis escusam-se a dizer se mantêm esse projecto, mas os acontecimentos recentes deixam pouca margem para dúvidas.
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