A Empresa de Navegação Madeirense (ENM) adquiriu há dois dias um novo porta-contentores que saiu dos estaleiros apenas para provas e testes de mar. Com o nome de baptismo “Funchalense 5”, é um navio com 126,87 metros de comprimento, 20,40 de boca (largura), 7,75 de calado e uma arqueação bruta de 8.700 toneladas, com capacidade para 443 teu, dispondo de ligações para 155 contentores frigoríficos de 40 pés, capaz de atingir os 18 nós de velocidade.
A circunstância do armador que encomendou o navio ter falido, arrastando nesse processo o estaleiro alemão Cassens-Werft, que o construiu, levou a que o porta-contentores fosse integrado na massa falida, tendo a sua venda sido feita pelo liquidatário da falência por 12 milhões, com o financiamento a cargo dos espanhóis do Santander Totta, avança o Diário de Notícias da Madeira, acrescentando que esse facto permitiu à empresa do grupo Sousa adquirir o navio por um preço imbatível.
A ENM mandou colocar duas gruas de 40 toneladas, de modo a assegurar a autonomia operacional do navio, o que se reveste fundamental no serviço que este presta no abastecimento da ilha do Porto Santo, razão pela qual o navio permanecerá até Julho no estaleiro, navegando directamente para a Madeira para a cerimónia de baptismo e início das viagens semanais entre o Caniçal e Leixões e escalas quinzenais no Porto Santo.
Constituída há 103 anos, a Empresa de Navegação Madeirense é a mais antiga companhia de navegação portuguesa ainda em actividade, sendo hoje dirigida por Luís Miguel de Sousa.
(Foto: Diário de Notícias da Madeira - direitos reservados).
Informação recolhida através de Cargo News
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