O tráfego global de contentores mostra uma ligeira recuperação, mas o equilíbrio entre a oferta e a procura ainda demorará dois anos, segundo a estimativa do Deutsche Shipping, a divisão de transporte marítimo do Deutsche Bank.
Após a grave crise de 2009, especialmente para contentores, a recuperação gradual é possível em 2010, mas os armadores têm dificuldade em cobrir seus custos operacionais e amortizações dos empréstimos. Além disso, o tráfego deve aumentar apenas 8% a 9%, o que será diluído pela entrega de muitos navios novos. Esta é a opinião da Deutsche Shipping, a divisão marítima do Deutsche Bank.
"Entretanto, não prevemos quaisquer novas quedas nas taxas de frete e charter", disse Ralf Bedranowsky, diretor de crédito marítimo do Deutsche Bank, que acredita que a economia global atingiu já o fundo da recessão e sua recuperação gradual deverá ter em breve um impacto positivo sobre o transporte de contentores.
Durante os dias mais sombrios de 2009, cerca de 12% da frota mundial de navios de contentores foi desactivada. Este valor é hoje inferior a 10%, em parte devido às velocidades mais baixas praticadas pelos navios, para economizar combustível.
Fonte: cargo News
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