terça-feira, 5 de julho de 2011

NAVIO DE CRUZEIRO EM LEIXÕES





Caros Amigos.
Pela primeira vez em Leixões a escala do navio: “ARCADIA“ da P & O Cruises, o maior navio de cruzeiro a escalar Leixões.
Com os seus 285.11 metros e arrastando uma tonelagem bruta de 83.781 tons.
O referido paquete tem capacidade para transportar cerca de 1.948 passageiros e um total de 886 tripulantes.
O navio veio de Valencia e prossegue viagem para Southampton no Reino Unido.
Faça clique nas imagens para aumentar.

2 comentários:

Rui Amaro disse...

Caro Zé Modesto
Parabéns pelas fotos postadas num explicito e informativo blogue virado para o "Shipping".
O ARCADIA (3) é um interessante e imponente navio de cruzeiro, que a partir de agora, certamente passará a visitar com mais frequência o novo Terminal de Cruzeiros de Leixões, trazendo à região um substancial número de turistas, o que em tempo de crise nos faz "um jeitão dos grandões". Agora que o seu anterior homónimo ARCADIA (2), de 220m/30.000tons, gémeo do IBERIA (3), que eu muitas vezes vi, vindo do norte, possivelmente de portos Galegos, passar ao longo da nossa costa a cerca de uma milha, em cruzeiro ou em rota para a Austrália, tráfego de passageiros a que estava afecto, também apresentava uma certa imponência. Além do ARCADIA (2) e do IBERIA (3) também passavam junto á costa o HIMALAYA, CHUSAN, STRATHMORE, da P&O, e outros, que singravam a uma velocidade incrível.
A Peninsular & Oriental (P&O) que iniciou a sua actividade de carga e passageiros, a partir de Londres para os portos da Península, nomeadamente para o Porto, e mais tarde estendeu-se ao Mediterrâneo e por ai fora até chegar a Singapura e Austrália, com "padlle steamers" que deviam ser um pouco maiores do que as baleeiras do actual ARCADIA, dentre os quais o WILLIAM FAWCETT, 206tons, e que como navios correios, nem se quer entravam no Douro, evitando atrasos, isto em meados do século XlX (o porto de abrigo de Leixões não existia, apenas a enseada na foz do Leça). O vapor fundeava ao largo, e as malas do correio, os poucos passageiros, bagagem e alguma carga eram transportados por catraias para o porto de Carreiros, hoje classificado de cais de Carreiros, situado na actual praia do Molhe, na freguesia de Nevogilde. Note-se que aquele portinho, chamemos-lhe assim, foi de muita utilidade, pois quando por motivo de ameaça de cheia no rio Douro, a embarcação de pilotos para abordar os navios fora da barra, arribava aquela praia, e possuíam lá uma catraia de pilotagem e havia um salva-vidas de nome VISCONDESSA DE LANÇADA (não confundir com o VISCONDE DE LANÇADA, esse sim sediado no lugar da Cantareira, à entrada da barra do Douro).
Não me recordo se a Leixões terá aportado qualquer outro paquete da P6O Cruises, nomeadamente o PACIFIC PRINCESS, mais conhecido pelo "Barco do Amor", mas modernos navios de carga da P&O, vindos da Malásia e Singapura com fardos de borracha para a industria de pneumáticos, esses vinham, entre eles o SIGAPORE, SALSETTE, BALLARAT, na década de 50 do passado século.
Como curiosidade, a bandeira da Peninsular & Oriental e do grupo P&O tem as cores das bandeiras do Reino de Portugal, branca e azul, e do Reino de Espanha, vermelho e amarelo, precisamente por terem iniciado a sua actividade para os portos da Península Ibérica.
Saudações marítimo-entusiásticas
Rui Amaro (blogues O PILOTO PRÁTICO e NAVIOS Á VISTA).

Rui Amaro disse...

Adicional a minha anterior mensagem.
Onde se lê ARCADIA (3) leia-se ARCADIA (4), porque antes do navio que há pouco atracou ao novo terminal de cruzeiros de Leixões, existiu o ARCADIA (3), ou seja desde a fundação de P&O (Peninsular & Oriental) até à actual P&O Cruises (Carnival plc) houveram quatro navios de nome ARCADIA, conforme segue:
ARCADIA (1), 1888/1915, 150m/ 6.668tb/ passageiros e carga
ARCADIA (2), 1954/1979, 220m/ 29.734tb/ passageiros e carga, além de cruzeiro
ARCADIA (3), 1997/2003, 247m/ 63.500tb/ cruzeiro, ex OCEAN VILLAGE, PACIFIC PEARL, depois STAR PRINCESS, FAIR MAJESTY
ARCADIA (4), 2005/ actual, 290m/ 85.799tb/ cruzeiro
Saudações marítimo-entusiásticas
Rui Amaro

Arquivo do blogue

PORTO DE LEIXÕES

PORTO DE LEIXÕES