O programa Marco Polo do próximo ano subvencionará cinco vertentes: 1) Acções para fomentar a transferência modal, para transferir uma parte do tráfego de mercadorias da estrada para o transporte marítimo de curta distância, ferroviário, ou fluvial; 2) medidas destinadas a eliminar as barreiras estruturais no mercado de transporte de mercadorias na União Europeia, como a falta de velocidade dos comboios de mercadorias ou os problemas técnicos da interoperabilidade entre os distintos modos de transporte; 3) acções de partilha de conhecimentos para fortalecer a cooperação e optimizar os métodos de trabalho e procedimentos entre os actores da cadeia de transporte; auto-estradas do Mar que substituam o transporte por estrada pelo transporte marítimo de curta distância, ou a combinação do 'short sea shipping' com outros modos de transporte, para proporcionar um serviço de transporte marítimo intermodal, de alta frequência e com superior volume de carga; acções de supressão de necessidade de tráfego que integrem o transporte na cadeia logística com a finalidade de reduzir a procura de transporte de mercadorias por estrada.Na segunda edição do programa Marco Polo, referente a 2009, Portugal tem uma empresa contemplada, a ENEOP 3 Desenvolvimento de Projecto Industrial S.A., que integra o projecto denominado ENERCON Tri-modal. Trata-se da implementação de soluções de transporte "não-estrada" para conversores de energia eólica desde Aurich e Magdeburg (Alemanha) para Viana do Castelo, por comboio, navio e estrada onde estes conversores são produzidos, e desde a Alemanha para uma variedade de locais na Europa, por comboio, navio e estrada onde estes conversores são assemblados "on-site" para produção de energia.
Fonte: Cargo News
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