O Terminal XXI movimentou no ano passado 233 118 TEU, o que significou um crescimento homólogo de 55% e deixou o operador de Sines a um passo do segundo lugar do ranking nacional, a escassos dois mil TEU da Liscont.
Em termos globais, o porto de Sines ficou-se pelos 25,1 milhões de toneladas, o que representa um recuo de 4,4% relativamente a 2007. Mas a administração liderada por Lídia Sequeira explica a quebra com circunstâncias excepcionais, como a paragem técnica da refinaria da Petrogal.
Nos granéis líquidos, de longe o tipo de carga mais movimentada em Sines, o saldo foi negativo em quase 8%, com 17,8 milhões de toneladas, menos 1,5 milhões do que há um ano. Só a paragem de dois meses e meio da refinaria terá “custado” 1,5 milhões de toneladas.
Nos granéis sólidos movimentaram-se perto de 4,4 milhões de toneladas, menos meio milhão de toneladas do que em 2007. A central termoeléctrica de Sines esteve parcialmente parada durante quatro meses e houve uma retracção do consumo de carvão, explica a APS.
A carga geral, contentorizada, 50%, ou um milhão de toneladas, de dois para três milhões, em linha com o movimento de contentores.
Em termos globais, o porto de Sines ficou-se pelos 25,1 milhões de toneladas, o que representa um recuo de 4,4% relativamente a 2007. Mas a administração liderada por Lídia Sequeira explica a quebra com circunstâncias excepcionais, como a paragem técnica da refinaria da Petrogal.
Nos granéis líquidos, de longe o tipo de carga mais movimentada em Sines, o saldo foi negativo em quase 8%, com 17,8 milhões de toneladas, menos 1,5 milhões do que há um ano. Só a paragem de dois meses e meio da refinaria terá “custado” 1,5 milhões de toneladas.
Nos granéis sólidos movimentaram-se perto de 4,4 milhões de toneladas, menos meio milhão de toneladas do que em 2007. A central termoeléctrica de Sines esteve parcialmente parada durante quatro meses e houve uma retracção do consumo de carvão, explica a APS.
A carga geral, contentorizada, 50%, ou um milhão de toneladas, de dois para três milhões, em linha com o movimento de contentores.
Fonte:Transportes & Negócios
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