Muito se tem falado do futuro terminal de Cruzeiros de Leixões, mas alguém tem dúvida da mais valia que o mesmo vai ter no nosso País? senão vejamos:
PROPOSTA:
Face ao crescente aumento do comprimento dos navios, na definição da proposta considerou-se um Terminal de Passageiros para navios até 300m. A obra é composta por:
a) Um novo cais com 360m de comprimento e 15m de largura onde se processam todas as operações de logística a partir do interior do porto.
b) Estação de Passageiros situada no edifício central do complexo com espaços de chegadas e partidas e respectivamente áreas e gabinetes de serviço.
c) Passadiço/manga de acesso do navio à estação de passageiros, com piso à cota 12,0m Z.H., o mesmoda Estação.
d) Fundos a - 10,0m Z.H. no palno de água.
O modelo e a implantação escolhidas para o desenho do terminal permitem ainda e em simultâneos a afectação, sempre que necessário, do cais acostável do molhe sul (reforçado por obra prevista) para navios de cruzeiro, numa extensão de 285m de comprimento com fundos a -8,5m Z.H.
Um conjunto de espaços comuns serve também a função cruzeiros. Destes destaca-se o conjunto de lugares de estacionamento e o corredor de ligação à cidade, com o passeio pedonal à cota alta.
Constatando-se a sazonalidade de utilização das instalações prevê-se a presença de outros usos no espaço da estação nomeadamente função(ões) de animação.
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