domingo, 9 de agosto de 2009

FARÓIS

FARÓL NOSSA SENHORA DA LUZ
O mais remoto antepassado deste farol terá sido fundado em 1680, a expensas da irmandade de Nossa Senhora da Luz, na ermida do mesmo nome, « onde todas as noites se acende um farol », como consta no « Roteiro » de Franzini, de 1812. O edifício especialmente construído para o alojar data, porém de 1761.
A torre era quadrangular, construída de alvenaria e cunhais de cantaria, tudo caiado de branco, com uma varanda de ferro na parte superior, tendo uma altura de 19,26 metros e comunicando com algumas casas que serviam de alojamento para o faroleiro e família e de arrecadação e oficinas.
Parcialmente destruído por raio em 1814, recebeu um novo aparelho em 1817. Uma portaria de 1835 ordenada a reforma do farol, que passaria a ser de rotação e a cores. Esta modificação foi dirigida por António José da Silva, brigadeiro do Real Corpo de Engenheiros, e pelo maquinista Gaudêncio Fontana.
Em 1854 voltaria a ser de luz fixa de cor branca. Até 1865 manter-se-ia instalado um catóptrico formado por dezoito candeeiros de Argand, com reflectores parabólicos, distribuídos em seis grupos de três candeeiros cada, colocados no sentido vertical numa árvore circular de ferro com eixo de madeira girando em pontos de aço. Utilizando como combustível o azeite, com um consumo anual que rondava os 660 quilogramas, este dispositivo possuía um alcance luminoso de 9 milhas.
Pinho Leal, em Portugal Antigo e Moderno, refere a seu respeito: « O farol da Senhora da Luz não merece descrição, tanto pela mesquinhez do edifício, como pelo seu mau arranjo. Teve outrora luz de eclipse e de cores; hoje porém é fixa, mas deficiente ».
Depois de construída uma nova torre, de 15 metros de altura, foi em 1866 equipado com um aparelho lenticular de fresnel, que em 1913 se substituiria por um catadióptrico de 4ª ordem, de grupos de dois relâmpagos.
Veio a ser suprimido em 1926, quando da construção do farol de Leça da Palmeira.
Autor: J.Teixeira de Aguilar.

4 comentários:

Rui Amaro disse...

Excelente trabalho sobre os faróis de longo alcance da costa portuguesa.
No edifício do farol de Nossa Senhora da Luz, aqui na minha terrinha, existiu até há bem pouco tempo, antes da vinda da Estação Radar de Leixões, a Estação Semafórica e Telegráfica do Monte da Luz, que comunicava dom a navegação ao largo, através galhardetes do CIS (Código Internacional de Sinais) e já lá vão alguns anos atrás, muitos navios que saiam do Douro ou de Leixões, vinham marcar o rumo diante daquele farol, nomeadamente os navios da Sociedade Geral.
Não te esqueças de incluir o Farol-Ermida de S. Miguel-o-Anjo, localizado na Cantareira, à Foz do Douro, que dentro em breve vai ser restaurado, aquando requalificação da zona do Passeio Alegre, que foi considerado o mais antigo da costa portuguesa e um dos mais antigos da Europa, (ano de 1527) e além da sua funcionalidade de ajudas aos mareantes, servia de marca de enfiamento da barra do Douro, até há construção da nova barra.
Na internet encontras muita literatura sobre os dois faróis e no meu Blogue Navios à Vista, particularmente no título Navios à Vista da Estação Semafórica e Telegráfica do Monte da Luz, assim como no Blogue Navios e Nvegadores .
Saudações marítimo-entusiásticas
Rui Amaro

JOSÉ MODESTO disse...

Amigo Rui, obrigado pelo teu sábio comentário.
Vou incluir certamente o Farol-Ermida de S.Miguel-o-Anjo.
Estou a recolher informação para publicação.

Saudações Marítimas
José Modesto

Eugénio Queirós disse...

Amigo modesto, não esqueça o farol de S. Miguel-o-Anjo, na foz do Douro, que continua horrivelmente emparedado

JOSÉ MODESTO disse...

Amigo Eugénio, é uma honra poder contar com o seu testemunho nesta rúbrica que são os Farois Portugueses.
Esse Farol S.Miguel-o-Anjo é de facto uma farol especial...estou a recolher informação e logo que possivél irei publicar.
Mas conto com o teu testemunho bem como o do Amigo Rui Amaro.

Sinto-me bem quando voçês comentam no meu blogue.

Tento ser positivo em tudo e passar para todos as histórias sobre os nossos faróis é uma honra.

Eles como sabem estão intimamente ligados á ARTE do Shipping...existem histórias maravilhosas para contar sobre os farois e os referidos portos.

Penso que ainda esta semana publicarei a maravilhosa história desse farol único farol-Ermida de S.Miguel-o-Anjo.

Saudações Marítimas
José Modesto

Arquivo do blogue

PORTO DE LEIXÕES

PORTO DE LEIXÕES