segunda-feira, 9 de agosto de 2010

ANGOLA - NOTICIAS




Namibe - A primeira fase do projecto de reabilitação e modernização do Porto Comercial do Namibe foi inaugurada, sexta-feira, pelo embaixador do Japão em Angola, Kazuhiko Koshi Kawa.
A primeira fase do projecto orçou mais de 25 milhões de dólares americanos não reembolsáveis, doados pelo governo japonês. As obras foram realizadas pela empresa japonesa Toa Corporation, em cerca de um ano.

Com a reabilitação, o porto ganha um cais totalmente reabilitado e moderno, com 240 metros de comprimentos, terminal moderno de contentores, um sistema de iluminação, com torres de 30 metros de altura, e de bombagem de água, compatível com as necessidades actuais da instituição.

O ministério angolano dos Transportes e Comunicação, Augusto Tomás, falando na cerimónia de inauguração, afirmou que o arranque da segunda fase de reabilitação do porto está a depender das negociações que estão em curso entre o ministério e as autoridades japonesas, numa perspectiva de trabalhar por etapas, até que se complete o programa global.
Afirmou ainda que o Porto do Namibe está sendo concebido e interpretado em estreita correlação com os programas de reabilitação e modernização do Caminho-de-ferro de Mocâmedes.

De igual modo, segundo Augusto Tomás, a modernização e expansão do Porto do Namibe visa, sobretudo, corresponder com as exigências do mercado na região sul do país e em outros países da África Austral."Por isso, é um porto estratégico, extremamente importante para os programas de desenvolvimento do sul de Angola", afirmou.

O embaixador do Japão em Angola, Kazuhiko Koshi Kawa, agradeceu o profissionalismo dos mais de 100 técnicos que se empenharam no projecto, entre os quais, angolanos, filipinos e japoneses.

Reconheceu a qualidade do trabalho, acrescentando que o Japão obteve a confiança mundial pela qualidade dos seus produtos."No que diz respeito a estas obras de reabilitação, Japão tem orgulho na sua qualidade", frisou.

Depois de fazer referência aos pormenores técnicos do projecto, Kazuhiko Koshi Kawa, garantiu que os especialistas japoneses voltarão a Angola dentro de um ano, para fazer vistoria do edifício.
O diplomata referiu que no ano transacto o governo japonês, através das empresas do seu país, fez um estudo de viabilidade do projecto de expansão do Porto e construção da Baia do Namibe.
De acordo com o diplomata, se o governo angolano incrementar o projecto, o estado japonês poderá cooperar técnica e financeiramente, através do Banco Japonês para Cooperação Internacional (JBIC), de capital estatal.

Assistiram o acto de inauguração a vice-governadora do Namibe, Maria Mahov, presidentes do Conselho Administrativo do Porto do Namibe, entidades eclesiásticas e representantes do Ministério angolano das Relações Exteriores.

É primeira vez que o porto é reabilitado desde a sua fundação há cerca de 52 anos.

Segundo uma fonte da empresa, o Porto serão reabilitados um total de 600 metros do cais, com vista a transformar a unidade numa instituição de terceira geração, dotando-a de capacidades para competir com outros da região.
Fonte: Angop

Sem comentários:

Arquivo do blogue

PORTO DE LEIXÕES

PORTO DE LEIXÕES