quarta-feira, 22 de setembro de 2010

APDL - ADMINISTRAÇÃO DOS PORTOS DOURO E LEIXÕES



...Navio movido a energia Eólica
O Porto de Leixões recebe pela segunda vez o navio "E-Ship 1".
Em termos técnicos, o navio foi especialmente desenhado para reduzir, entre 30 e 40 por cento, as emissões de CO2 e o consumo de combustível fóssil, quando comparado com um navio de carga tradicional, de porte idêntico. Através de quatro rotores eólicos de navegação, de forma cilíndrica, o veículo consegue manter um sistema secundário de propulsão, com recurso ao vento, que ajuda o motor a diesel nas deslocações do navio. «Com ventos favoráveis, os quatro cilindros podem substituir a energia convencial diesel na quase totalidade», sublinha ainda a Enercon. Não obstante, a empresa preferiu não comentar ao Ambiente Online qual o investimento feito no E-Ship 1 e no desenvolvimento tecnológico associado.
Type of ship: Cargo Ship
IMO Number:9417141
Flag:Germany
MMSI Number:18108000
Length:130.0m
Callsign:DGFN2
Beam:22.0m

Leixões: Dock & Roll
Fotos: José Modesto
Clique nas fotos para aumentar.

1 comentário:

Farinha disse...

Felizmente, nós aqui na Madeira dispomos de vários parques eólicos.
É com satisfação que visualizo um navio híbrido eólico neste blogue.
Eu há muito tempo que dou atenção aos sistemas eólicos, fotovoltaicos etc., e presentemente actualizo com afinco os meus conhecimentos desde 2003 sobre a luz ecológica emitida por tecnologia LED.
Nós contribuímos sem dúvida para salvar o planeta e evitar a "3ª guerra mundial" não pela força das armas, mas pela força da meteorologia alterada, que tem devastado várias regiões do globo.
Uma braço
Paulo Farinha

Arquivo do blogue

PORTO DE LEIXÕES

PORTO DE LEIXÕES