sexta-feira, 24 de setembro de 2010

MAR PRIORIDADE NACIONAL


Cavaco defende promoção do sector marítimo
Na sua intervenção durante o Congresso “Portos e Transportes Marítimos”, que se realizou no passado dia 21 de Setembro, em Lisboa, o Presidente da República, Cavaco Silva, voltou a afirmar que “o mar deve tornar-se uma verdadeira prioridade da agenda nacional”. No seu discurso, Cavaco Silva referiu que “um país que não consegue explorar sustentavelmente os seus recursos naturais é um país que tem um futuro limitado e que se arrisca a acabar por ver esses recursos serem explorados por terceiros. Acontece que é bem nítida a deficiente exploração económica que fazemos deste valioso recurso que é o mar, pelo menos quando nos deparamos com os demais países costeiros”. O Presidente da República defendeu ainda que é necessário abrir rumos que permitam a exploração cabal dos recursos marítimos, e que isso só será possível através de políticas públicas destinadas a fomentar o investimento privado nos sectores marítimos e “a tornar esses sectores competitivos com os seus homólogos europeus; com novos investimentos no cluster marítimo; com a incorporação de mais investigação, tecnologia e inovação; com a criação dos necessários factores de organização e de gestão incluindo a formação de recursos humanos adequados”.
Por outro lado, o Presidente da República salientou que “é importante que não fiquemos a olhar uns para os outros para ver quem começa” e que cabe aos agentes do sector “não ficarem à espera do que o Governo vá fazer ou não fazer”. Cavaco Silva mostrou-se também preocupado pelo estado da actual frota nacional de marinha mercante e disse que o transporte marítimo pode e deve ser, no futuro, uma alternativa viável ao transporte rodoviário, mas que para tal aconteça é necessário tomar as medidas necessárias para o promover, adoptando pelo menos as medidas fiscais similares aos demais países costeiros. Apesar de reconhecer que o actual estado do sector portuário nacional é bastante melhor que o dos transportes marítimos, Cavaco Silva não deixou de dizer que ainda existe muito trabalho por fazer neste domínio e que convém não esquecer que os portos portugueses têm vivido problemas crónicos de organização e competitividade. Para Cavaco “espanta a muitos, dada a importância estratégica dos nossos portos, que possamos discutir meses e anos a fios o TGV ou o novo aeroporto de Lisboa sem que paremos um pouco para pensar nos portos do futuro”.

por: Pedro Pereira
Fonte: Transportes em Revista

2 comentários:

Anónimo disse...

http://signos.blogspot.com/2010_09_01_archive.html#7401335949816288911#7401335949816288911

Anónimo disse...

Será este o mesmo Cavaco que enquanto 1º. ministro mandou abater a maior parte da frota pesqueira e distribuiu os milhões da CEE pelos armadores, deixando os pescadores a penar?
Pobre país entregue a políticos que viram de casaca conforme as conveniências!

Arquivo do blogue

PORTO DE LEIXÕES

PORTO DE LEIXÕES