O terceiro trimestre deste ano fica marcado, no que diz respeito ao transporte marítimo, pela maior capacidade de navios porta-contentores jamais colocada no mercado, com recurso a navios anteriormente fora do circuito.
A constatação é da base de dados francesa Alphaliner, que concretiza terem sido de 468.000 o número de slots de contentores de 20 pés adicionados à frota mundial de porta-contentores.
Em contrapartida, o número de navios novos postos em circulação irá diminuir um pouco durante o último trimestre (233 mil teu no total). Ainda segundo a Alphaliner, a capacidade total da frota mundial de porta-contentores deverá crescer 9,5% este ano. Para o próximo ano é esperado um aumento de 9,1%.
Este aumento da capacidade instalada surge no momento em que a evolução do novo índice spot de preços de transporte de contentores de Xangai (SCFI), publicado a 15 de outubro passado, revela que a procura de transporte tem vindo a decair, em especial os grandes destinos de leste a oeste.
Os dados so SCFI são fornecidos por 30 grandes companhias de navegação (incluindo Maersk, CMA CGM, Hapag-Lloyd ou Cosco), destinatários e transitários.
Filme: Youtube
Texto: Cargo News
Sem comentários:
Enviar um comentário