domingo, 27 de novembro de 2011

QUEEN ELIZABETH - LEIXÕES

Caros Amigos

Anexo fotos do luxuoso paquete “QUEEN ELIZABETH” que atracou no Porto de Leixões em 25-11-2011.
O referido navio tem 294 metros, possui 89.500 tons e tem capacidade para receber 2.092 passageiros.
O referido paquete chegou do Porto de Las Palmas na Gran Canaria e vai seguir para o porto Inglês de Southampton.
Façam clique nas fotos para aumentar.

2 comentários:

Rui Amaro disse...

Caro José Modesto

O que mais me impressionou no QUEEN ELIZABETH foi entrar e manobrar num curto espaço de tempo sem a assistência de rebocadores e o estrondoso ruído da sua sirene que à largada silvou, que até junto do Castelo do Queijo o pavimento estremecia, e as aves puseram-se em debandada, ruídos familiares, que já de há muitos anos me desabituei de escutar.

O paquete QUEEN ELIZABETH não é o maior do mundo mas com os seus companheiros QUEEN MARY 2 e QUEEN VICTORIA são considerados dos mais famosos do mundo, olhando também a pertencerem á famosa Cunard Line que desde 1839 foi armadora duma enormíssima frota de navios de passageiros/cruzeiros e de carga, dos quais 13 da Cunard Line e 5 da White Star, incluindo o transatlântico QUEEN MARY(1), foram detentores da Flâmula Azul das travessias transatlânticas de passageiros mais rápidas no percurso Europa/EUA/Europa, e o QUEEN ELIZABETH(1) e o seu sucessor QUEEN ELIZABETH 2, só não chegaram a arvorar aquela insígnia, por não haver interesse com a concorrência entre os seus dois navios, e no caso do QE2 por questão de economia. A Cunard Line era uma das principais companhias de bandeira Britânica há poucos anos comprada pelo grupo Anglo-americano de navios de cruzeiro Carnival Cruises, que preservou a razão social e cores da Cunard Line devido ao seu enorme prestigio.
O malfadado TITANIC pertencia à White Star Line, companhia que anos mais tarde foi integrada na Cunard Steamship Co., Ltd., cujo nome de linha ficou a ser Cunard White Star Line, e mais recentemente passou a designar-se por Cunard Line/ Cunard Cruise Line, cujos agentes em Portugal eram a firma Garland, Laidley, só deixando de o ser poucos anos após a compra pela Carnival Cruises, que passou a ser a firma James Rawes & Cia., Lisboa, e a Rawes & Cia., Porto.
Há bem poucos anos outros navios de cruzeiro da Cunard Cruise Line de menor porte escalavam Leixões com alguma regularidade agenciados à casa de navegação Garland, Laidley.
Na década de 80 o QUEEN ELIZABETH 2, 293,5m/70.321tb, que à época era um dos mais famosos do mundo, e a bordo possuía um autentico museu de modelos de quase todos os navios da companhia, esteve para vir ao Porto, ou melhor devido às suas dimensões e calado não lhe permitir a entrada em Leixões e muito menos no Douro, fundearia junto à costa e os turistas viriam para o Douro ou Leixões nas lanchas de bordo, só que as autoridades desaconselharam, nomeadamente devido a possíveis situações de nevoeiro, e o QE-2 cujo itinerário tinha sido programado com quatro anos de antecedência o que então era normal, foi escalar Vigo, e a cidade do Porto perdeu a oportunidade de ver um dos mais famosos e mais rápidos do mundo, e eu e se calhar também perdemos uma ida a bordo.
Saudações marítimo-entusiásticas
Rui Amaro

PS – Ver no meu Blogue NAVIOS É VISTA "O ADEUS AO RMS QUEEN ELIZABETH 2 E OS CUNARDERS EM LEIXÕES".

Rui Amaro disse...

Modesto
Só agora reparei que apareces numa das fotos, pois estás com pinta, até pareces o Cunard Line's commodore, só falta a jornalista a entrevistar-te.

Olha felicito-te pelas maravilhosas fotos do Cunarder QUEEN ELIZABETH.

Bons tempos em que nas horas vagas eu andava pelo molhe Sul e pelas docas a fotografar navios, até cheguei a ajudar o velho Guerreiro da Foto Mar, quando haviam vários navios a movimentar-se.
Mais tarde tive que parar devido ao grande número de navios a atender, inclusive Sábados, Domingos e feriados, já não falando do expediente no escritório, que tu sabes muito bem como era.
Saudações maritimo-entusiásticas
Rui Amaro

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