quarta-feira, 28 de janeiro de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Arquivo do blogue
-
▼
2009
(771)
-
▼
janeiro
(104)
- CONHECER LEIXÕES
- CMA CGM NÃO CANCELA ENCOMENDA DE NAVIOS
- 10.000 VISITAS - OBRIGADO A TODOS
- APDL - ADMINISTRAÇÃO DOS PORTOS DOURO E LEIXÕES
- MAERSK E CMA-CGM JUNTAS NO WESTMED
- CONHECER LEIXÕES
- TODAY ON SHIP TECHNOLOGY
- PORTO DE SETUBAL COM BARRA ABERTA APESAR DO MAU TEMPO
- CONHECER LEIXÕES
- APDL - ADMINISTRAÇÃO DOS PORTOS DOURO E LEIXÕES
- CONHECER LEIXÕES
- PLATAFORMA DE PROSPECÇÃO DE PETRÓLEO JÁ ZARPOU DE ...
- CONHECER LEIXÕES
- CONFERÊNCIA "GOVERNAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTA...
- CE QUER AGILIZAR BUROCRACIAS NO TRANSPORTE MARÍTIMO
- CONHECER LEIXÕES
- SINES RECEBE 38 ESTRANGEIROS DO EUREKA
- WEC-LINES - TENERIFE
- CONHECER LEIXÕES
- APDL - ADMINISTRAÇÃO DOS PORTOS DOURO E LEIXÕES
- ESTALEIROS DA MAERSK FOCALIZAM-SE EM NAVIOS MAIS P...
- CONHECER LEIXÕES
- NAVIERA ARMAS VOLTA A OPERAR PARA O ALGARVE
- SUEZ COMEÇA A VÊR NÚMERO DE NAVIOS A BAIXAR
- O PORTO DE SINES ACOLHE MEMBROS DO PROJECTO EUREKA
- A CE APRESENTA PLANO MARÍTIMO A DEZ ANOS
- CONHECER LEIXÕES
- EQUIPAMENTOS MARÍTIMOS
- NAVEIRO É EXEMPLO DO MARCO POLO
- LISBOA PERDE ESCALA DA CSAV NORASIA
- GRIMALDI ANUNCIA 9 AE DO MEDITERRÂNEO
- CONHECER LEIXÕES
- NAVIOS E NAVEGADORES
- PORTO DE SINES ACOLHE MEMBROS DO PROJECTO EUREKA
- AGEPOR - NOVO PRESIDENTE
- CONHECER LEIXÕES
- NAVIERA ARMAS NÃO CUMPRE LICENCIAMENTO
- APDL - ADMINISTRAÇÃO DOS PORTOS DOURO E LEIXÕES
- 6º CONGRESSO DA AGEPOR NO PORTO
- PORTO DE AVEIRO NOVAMENTE NA RÁDIO
- CONHECER LEIXÕES
- MSC FOI O MELHOR CLIENTE DO TCL
- LEIXÕES FECHA 2008 COM 449 MIL TEU E BATE NOVO MÁXIMO
- SECRETÁRIA DE ESTADO DOS TRANSPORTES DINAMIZA TRÊS...
- LEITURAS OBRIGATÓRIAS NO SHIPPING
- APDL - ADMINISTRAÇÃO DOS PORTOS DOURO E LEIXÕES
- CONHECER LEIXÕES
- MATOSINHOS TV
- CONHECER LEIXÕES
- EQUIPAMENTOS MARÍTIMOS - DECRETO LEI
- AGEPOR COM 6º CONGRESSO Á PORTA
- CURIOSIDADES NO SHIPPING
- APDL - ADMINISTRAÇÃO DOS PORTOS DOURO E LEIXÕES
- CMA CGM THALASSA JÁ NAVEGA
- LISBOA PERDE 400 MIL TONELADAS EM 2008
- TCL FICA MUITO PERTO DOS 450 MIL TEUS
- CONHECER LEIXÕES
- WIDENING OF A15 TO START IN 2010
- AND THE WINNER IS
- PSA SINGAPURA
- "NAUTICA" ELEGE JOÃO CARVALHO PRESIDENTE DO CONSEL...
- APSS e ESCE LAÇAM PRÉMIO DE LOGISTICA
- CONHECER LEIXÕES
- APDL - ADMINISTRAÇÃO DOS PORTOS DOURO E LEIXÕES
- CONHECER LEIXÕES
- APDL - ADMINISTRAÇÃO DOS PORTOS DOURO E LEIXÕES
- CONHECER LEIXÕES
- DOIS DIAS ATRAVESSAR PORTUGAL
- CARTA ABERTA - INTERESSANTE
- APS e C.M.SINES PERMUTAM TERRENOS
- CONHECER LEIXÕES
- APDL - ADMINISTRAÇÃO DOS PORTOS DOURO E LEIXÕES
- CONHECER LEIXÕES
- APDL - ADMINISTRAÇÃO DOS PORTOS DOURO E LEIXÕES
- CONHECER LEIXÕES
- VIA DE CINTURA PORTUÁRIA DE AVEIRO
- UNICARGAS ANGOLA
- GESTÃO EMPRESARIAL NO PORTO DE VIANA DO CASTELO
- REGIME DE CRÉDITO Á EXPORTAÇÃO
- CONHECER LEIXÕES
- PIB DE GUANGDONG AUMENTOU 10,1% EM 2008
- CONHECER LEIXÕES
- CARTA ABERTA AOS PORTUGUESES
- CMA CGM APLICA SOBRETAXA DE EURO 23 A CONTENTORES ...
- CONHECER LEIXÕES
- LOCALIZAR NAVIOS NA NET !!!
- UE HARMONIZA NAVEGAÇÃO FLUVIAL
- MSC ANUNCIA TAXA DE " RISCO DE PIRATARIA "
- AVEIRO GANHA 230 MIL TONELADAS ATÉ NOVEMBRO
- O BEI FINANCIA RO-RO DO GRUPO GRIMALDI
- CONHECER LEIXÕES
- MESTRADO - GESTÃO PORTUÁRIA
- ANGOLA - ECONOMIA
- INDEPENDENT OF SEAS
- CONHECER LEIXÕES
- A TECNOLOGIA CRM-(Customer Relationship Management...
- Comunidade Portuária de Aveiro liderada por empres...
- As Grandes Opções do Plano para 2009 para os trans...
- Anuário dos Portos de Portugal 2008/2009 publicado...
- PORTO DE PONTA NEGRA - CONGO
-
▼
janeiro
(104)
5 comentários:
A propósito de uma anedota publicada hoje no blogue POLISCOPIO, de Magalhães Pinto, recordo-me de, nos meus tempos de jovem funcionário em serviço no porto de Leixões, ver frequentemente navios com pavilhão suiço. Há muito quem não acredite que a Suiça tem marinha mercante. Seria interessante ler alguma postagem sua sobre este assunto.
Saudações.
Em primeiro lugar deixe-me agradecer o ter visitado o meu blogue, ele é seu também.
Prometo num curto espaço de tempo dar-lhe uma resposta a este seu comentário que é verdadeiro apesar de muitos colegas não o saberem.
Irei recolher informação e logo que a tenha imediatamente o informarei.
Vi algumas Fotos na FNAC do Mar Shopping,da Construção do nosso Porto de Leixões.Não sei onde as arranjaram,mas eram fantásticas.Se o José Modesto as conseguisse passar aqui seria giro.
Abraço.
Caro Augusto, grato pelo seu comentário, grato por ter visitado o meu blogue. Temos que conseguir...irei á Fnac ou mesmo á APDL e tentar arranjar essas fotos que logo que possivél ou em linguagem de shipping (ASAP) tentaremos publicar, se tiver algumas pode-me enviar que eu publico, caso queira o meu e-mail é: josemodesto@sapo.pt
Caro Rumsey favor notar:
A Suíça não tem só deliciosos chocolates, pistas de gelo para esquiadores, montanhas para escaladas, belos lagos, etc, possuía navegação lacustre, fluvial, fluvio marítima e uma substancial marinha mercante tripulada em parte por cidadãos suíços, alemães e italianos e actualmente também a possui, se bem que a maior parte arvora bandeiras de conveniência, o que, infelizmente hoje em dia, está na moda a nível mundial, tudo isto a favor da competitividade e contratação de tripulações de baixos salários e deficiente qualificação, e tudo isto a partir dos anos 60 originou o desaparecimento ou junção de importantes companhias de navegação. Ainda a semana passada, naufragou ao largo da Corunha o n/m BRAGA da Naveiro, uma companhia nacional de sucesso, embora a causa fosse o mau tempo, morreu o capitão português, e da tripulação faziam parte 2 Portugueses, 2 Russos, 2 Cabo Verdeanos, mas os sindicatos marítimos também tenhem culpa no cartório, porque os navios actualmente são automatizados e querem obrigar um navio de bandeira nacional a ter tripulações excessivas. Eu atendia o navio de Antigua e Barbuda COMMODORE GOODWIILL (HMS GOODWILL) de armador Alemão, 12 tripulantes dos quais o capitão e o chefe de máquinas eram Alemães e ganhavam à volta de Esc- 600.000, ao passo que a restante tripulação Filipina, desde o 1º oficial ao moço de convés ia de Esc-60.000 a 20.000. isto por volta de 1988, e diziam eles que era um bom salário, e depois havia o problema da língua, porque um Alemão e um Filipino a falar Inglês, dificilmente se entendem e é verdade, porque uma certa vez assisti, o capitão mandou largar o ferro de estibordo e o imediato lançou o de bombordo, resultado proa amassada contra o cais, e casos destes surgem muitos.
A Suíça era e continua a ser sede e centro de decisão de importantes armadores como a Keller Shipping, MSC, Alpina etc. A Keller Marítima ( agente de navegação foi formada para agenciar navios suíços da Keller Shipping, Basileia.
http://www.swiss-ships.ch/
http://www.swissinfo.ch/eng/front/Credit_line_buoys_up_Swiss_merchant_navy.html?siteSect=105&sid=7968692&cKey=1211875559000&ty=st
http://flagspot.net/flags/ch-sea.html
Durante a 2ª guerra mundial começou aparecer a Marinha Mercante Helvética com navios em segunda mão, a fim de transportar mercadorias destinadas aquele país interior, via Marselha e portos Italianos, nomeadamente cereais para subsistência das suas populações e ao serviço da Cruz Vermelha Internacional e que escalavam portos portugueses para descarregar parte da carga, o que nos fez muito jeito, devido à falta de navegação Portuguesa e estrangeira. O seu agente em Portugal era a Garland, Laidley.
Fins da década de 70 a bandeira suíça começou a desaparecer de Leixões e Lisboa, devido a praga de camiões TIR que surgiram no nosso pais, vindos da Suíça, Sul de França e Espanha e Itália, que apanharam os fretes que anteriormente vinham por via marítima.
Aí vai uma lista de navios Suíços que escalavam Leixões: Laupen, Grandson, Murten, Sempach, Arbedo, Maloja, Rhone, Rhin, Caritas, Generoso, etc.
Países interiores há, que possuem navegação marítima própria como Paraguai, já atendi vários; Áustria, Hungria, ex Checoslováquia, Luxemburgo, Bolívia, etc., se bem que não tão importante como a Suíça.
Saudações Marítimas
José Modesto
Enviar um comentário