Cerca de sete milhões de euros é o custo de construção da terceira fase da Via de Cintura Portuária de Aveiro. A obra foi hoje consignada e deverá ficar concluída dentro de oito meses.
Depois de ter estado no lançamento do concurso, Ana Paula Vitorino voltou hoje a Aveiro para a assinatura do contrato para a conclusão da Via de Cintura Portuária de Aveiro.
O projecto original da Via de Cintura Portuária de Aveiro foi concretizado, em duas fases anteriores, no âmbito da construção do Terminal Norte. Na altura, o objectivo foi garantir um eficiente acesso rodoviário ao terminal a partir das indústrias que se foram instalando à volta do porto.
A obra hoje consignada garantirá a ligação da Via de Cintura Portuária ao IP5, essencial para separar, em definitivo, o tráfego de pesados da circulação rodoviária “normal” na envolvente do porto. Além disso, a empreitada compreenderá a ligação da Via de Cintura às portarias do terminal de granéis sólidos e ao terminal ro-ro.
A adjudicação foi feita por 6.9 milhões de euros, valor a que haverá que somar os custos das expropriações.
A Via de Cintura integra-se no objectivo da melhoria das acessibilidades terrestres ao porto de Aveiro, a par da ligação ferroviária rede ferroviária nacional. No capítulo das acessibilidades marítimas estão igualmente em curso importantes melhoramentos, que deverão permitir a entrada no porto de navios de maiores dimensões e calado.
Depois de ter estado no lançamento do concurso, Ana Paula Vitorino voltou hoje a Aveiro para a assinatura do contrato para a conclusão da Via de Cintura Portuária de Aveiro.
O projecto original da Via de Cintura Portuária de Aveiro foi concretizado, em duas fases anteriores, no âmbito da construção do Terminal Norte. Na altura, o objectivo foi garantir um eficiente acesso rodoviário ao terminal a partir das indústrias que se foram instalando à volta do porto.
A obra hoje consignada garantirá a ligação da Via de Cintura Portuária ao IP5, essencial para separar, em definitivo, o tráfego de pesados da circulação rodoviária “normal” na envolvente do porto. Além disso, a empreitada compreenderá a ligação da Via de Cintura às portarias do terminal de granéis sólidos e ao terminal ro-ro.
A adjudicação foi feita por 6.9 milhões de euros, valor a que haverá que somar os custos das expropriações.
A Via de Cintura integra-se no objectivo da melhoria das acessibilidades terrestres ao porto de Aveiro, a par da ligação ferroviária rede ferroviária nacional. No capítulo das acessibilidades marítimas estão igualmente em curso importantes melhoramentos, que deverão permitir a entrada no porto de navios de maiores dimensões e calado.
Fonte: Transportes & Negócios
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