O porto de Lisboa movimentou 13,5 milhões de toneladas em 2008, menos 3%, ou cerca dfe 400 mil toneladas do que há um ano.
O forte incremento dos granéis líquidos, em particular as descargas de produtos refinados, para a casa do milhão de toneladas, evitou que os resultados do porto da capital fossem ainda mais negativos, penalizados pelo abrandamento da economia e do comércio mundiais.
A carga geral movimentada em Lisboa decresceu 2%, em termos homólogo, tendo passado de 6,2 milhões para 6,1 milhões de toneladas. A carga fraccionada recuou quase 18% para cerca das 402 mil toneladas, ao passo que a carga contentorizada, de longe a mais importante, acabou o ano quase sobre a linha de água, com uma perda marginal de 0,6% e 4,5 milhões de toneladas.
O movimento de contentores em Lisboa atingiu os 555 091 TEU, 0,1% mais do que há um ano.
Nos granéis, o saldo do exercício foi negativo em 1%, apurando-se um total de cerca de 6,9 milhões de toneladas. Nos sólidos, verificou-se uma quebra de 5%, para a casa dos 5,3 milhões de toneladas, ao passo que os líquidos cresceram quase 16% até aos 1,6 milhões de toneladas.
O tráfego fluvial, uma das apostas da APL, regrediu praticamente 30%, para as 549 mil toneladas.
Durante todo o ano, o porto da capital foi escalado por 3 455 navios, mais oito do que em 2007. O maior incremento verificou-se, de longe, nos navios de cruzeiros, que subiram 20% até aos 308. Em termos de tonelagem bruta acumulada, o incremento foi 12,6%, de novo com destaque para os cruzeiros, com uma subida de mais de 32%.
Lisboa assumiu, de resto, em 2008, a liderança do mercado nacional de cruzeiros, superando o Funchal.
O porto da capital recebeu 308 navios de cruzeiros e 407 508 passageiros, ao passo que o Funchal registou 270 escalas e 405 306 passageiros.
A APL tem em curso o projecto de construção de um novo terminal de cruzeiros na zona de Santa Apolónia.
O forte incremento dos granéis líquidos, em particular as descargas de produtos refinados, para a casa do milhão de toneladas, evitou que os resultados do porto da capital fossem ainda mais negativos, penalizados pelo abrandamento da economia e do comércio mundiais.
A carga geral movimentada em Lisboa decresceu 2%, em termos homólogo, tendo passado de 6,2 milhões para 6,1 milhões de toneladas. A carga fraccionada recuou quase 18% para cerca das 402 mil toneladas, ao passo que a carga contentorizada, de longe a mais importante, acabou o ano quase sobre a linha de água, com uma perda marginal de 0,6% e 4,5 milhões de toneladas.
O movimento de contentores em Lisboa atingiu os 555 091 TEU, 0,1% mais do que há um ano.
Nos granéis, o saldo do exercício foi negativo em 1%, apurando-se um total de cerca de 6,9 milhões de toneladas. Nos sólidos, verificou-se uma quebra de 5%, para a casa dos 5,3 milhões de toneladas, ao passo que os líquidos cresceram quase 16% até aos 1,6 milhões de toneladas.
O tráfego fluvial, uma das apostas da APL, regrediu praticamente 30%, para as 549 mil toneladas.
Durante todo o ano, o porto da capital foi escalado por 3 455 navios, mais oito do que em 2007. O maior incremento verificou-se, de longe, nos navios de cruzeiros, que subiram 20% até aos 308. Em termos de tonelagem bruta acumulada, o incremento foi 12,6%, de novo com destaque para os cruzeiros, com uma subida de mais de 32%.
Lisboa assumiu, de resto, em 2008, a liderança do mercado nacional de cruzeiros, superando o Funchal.
O porto da capital recebeu 308 navios de cruzeiros e 407 508 passageiros, ao passo que o Funchal registou 270 escalas e 405 306 passageiros.
A APL tem em curso o projecto de construção de um novo terminal de cruzeiros na zona de Santa Apolónia.
Fonte: Transportes & Negócios
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