domingo, 28 de fevereiro de 2010

PERGUNTA ?

Porque será que a Marginal de Leça da Palmeira e Matosinhos ainda não estão cobertas por Net Gratuita e sem fios?


sábado, 27 de fevereiro de 2010

BILL OF LADING 5

BILL OF LADING
---
6 - Fisiologia:
- Parte regulamentadora (clausulado)
- Parte identificativa (intervenientes)
- Parte descritiva (mercadoria)
- Lugar, data de emissão e assinatura
- Frente / Verso

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIAS - 27-02-2010


O nº 38 da Rua do Ferraz, no Porto, fica no centro da cidade, a 250m da estação de São Bento, a 100m da rua Mouzinho da Silveira, e a 50m da Rua das Flores. Fica mesmo ao lado do Instituto Português de Fotografia.
O meu Amigo José Magalhães:www.atributos-1.blogspot.com convida.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

PORTO DO FUNCHAL - NOTICIAS


Estreia do Vision of the Seas no Funchal.
27-04-2009

---


Faça clique na imagem para aumentar.
(©) Images Copyrights; Imagem com direitos: Sergio Ferreira, Funchal.

---
Porto do Funchal em dragagens até final de fevereiro


Os trabalhos de dragagem do porto do Funchal decorrem desde o passado dia 15 de janeiro, estimando-se que fiquem concluídos até ao final deste mês, garantindo melhores fundos nas diferentes zonas de acostagem.
O mau tempo que assolou a Região no início do ano levou a que a Administração dos Portos da Madeira (APRAM) tivesse de protelar para a segunda quinzena de janeiro o arranque dos trabalhos, que se deviam ter iniciado a 4 de janeiro, para o dia 15. A CARGO não conseguiu apurar em tempo útil se a tragédia que se abateu há cinco dias na Região atrasará a conclusão dos trabalhos de dragagem.
Trata-se de dragar de cerca de 12.000 m3 de diferentes materiais, entre os quais lamas, areias e pedras. O desassoreamento ao longo do cais Norte bem como da rampa ro/ro, onde atracam os navios ferry, será feito até aos oito metros de fundo. Os trabalhos em curso estão a ser efetuados pela draga 'Bisonte' e com o apoio do rebocador 'Madeira', contando ainda com a lancha 'Caniçal' que presta auxílio nas manobras de mar. Estes meios náuticos pertencem à empresa 'Somague', entidade a quem a APRAM adjudicou os trabalhos. Quanto ao destino que está a ser dados aos materiais recolhidos, os mesmos estão a ser lançados novamente no mar, a cerca de duas milhas náuticas da costa Sul do Funchal.

Fonte: Cargo News


Depois da catástrofe Natural que vitimou a Madeira e as suas gentes, o maior apoio que todos nós podemos dar aos Madeirenses é dizer-lhes FORÇA Madeira volta a SORRIR.


A toda a Comunidade Internacional o meu apelo: VIAGEM PARA A MADEIRA.


FOTO DO DIA

M/V " GRANDE PORTOGALLO " em Leixões dia 18-02-2010
---
Imagem enviada por: Mário Pinto - Grimaldi Portugal.
Faça clique na imagem para aumentar.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

BILL OF LADING 4

BILL OF LADING
---
5 - Espécies:

a) - Ao portador

b) - À ordem (do carregador)

c) - Nominativo


terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

LEÇA DA PALMEIRA 12



PONTE MÓVEL
Faça clique na imagem para aumentar.
---
Inaugurada a 30 de Julho de 2007, a Ponte Móvel em Leça da Palmeira veio substituir a anterior ponte, que contava já com 50 anos de existência.
A nova Ponte Móvel tem um vão de 92 metros de comprimento, sendo a quarta maior ponte basculante do Mundo e a segunda da Europa. Possui um sistema hidráulico pioneiro que permite uma maior facilidade na sua abertura e fecho.
Uma mais valia para as gentes de Leça da Palmeira e Matosinhos, uma mais valia para o Porto de Leixões.

MAERSK - NOTICIAS

Segundo os últimos dados coligidos pela consultora Alphaliner, o gigante dinamarquês AP Moller-Maersk, com 543 navios e 2 051 642 teu, continua a liderar destacado o ranking dos maiores transportadores marítimos de contentores. Segue-se-lhe a MSC (Geneva, Suíça), a operar 393 navios com 1 521 554 teu, o grupo francês CMA CGM, com 360 navios e 1 052 963 teu. As posições seguintes são ocupadas pela Evergreen Line (Taiwan), APL/NOL (Singapura), Hapag-Lloyd (Alemanha), Cosco e CSCL (ambas chinesa), Hanjin Shipping (Coreia) e NYK (Japão).
Fonte: Cargo News

ANGOLA - INVESTIMENTOS


A Sonangol, empresa estatal angolana de petróleo, colocou uma encomenda de cinco navios petroleiros Suezmax, de 160.000 dwt, nos estaleiros sul-coreanos Daewoo Shipbuilding and Marine Engineering.
Os contratos de construção foram assinados entre as duas empresas no passado sábado, em Lisboa, avança o Lloyd's List. Os navios serão entregues entre meados de 2011 e início de 2013. Os navios terão 274 metros de comprimento, 48 metros de boca e uma velocidade de cruzeiro de 15,4 nós. A empresa angolana também já colocou três encomendas de navios de gás natural liquefeito, para entrega em Dezembro de 2011. O preço médio de cada navio equivale a cerca de 69,7 milhões de dólares, que os analistas consideram ligeiramente superior ao preço de referência de cerca de 62 milhões avançado pela Clarksons Fearnleys. Mas os analistas também disseram que a Sonagol poderia estar a pagar um preço mais elevado por navio por causa das especificações melhoradas, ou das condições de pagamento efectivo.
Fonte: Cargo News

MADEIRA


Depois do temporal que assolou a Região Autónoma da Madeira, o sector marítimo-portuário está solidário. A CARGO contactou os armadores nacionais que têm serviços para o arquipélago afectado para saber o que estão a fazer para ajudar.
Desde o passado sábado o armador Vieira e Silveira já está a disponibilizar espaço nos seus navios ao Governo Regional da Madeira, segundo Costa Macedo, director da Linha da Madeira.
Por sua vez, a Portline, está a fazer "todos os possíveis para responder às solicitações” adicionais que têm chegado, mas ainda não tem "nada de concreto programado”, revelou Daniel Soares, da Portline.
A Transinsular não tem até ao momento nenhuma operação de ajuda montada. António Cordeiro, director das Linhas Nacionais (Açores e Madeira) afirma que “nem deve haver necessidade disso”.
Também a Naviera Armas, o armador do ferry canário 'Volcan de Tijarafe' mostrou a sua solidariedade para com a Região ao disponibilizar, junto da Autoridade Nacional de Protecção Civil, espaço no navio para o transporte de equipamento diverso e de maquinaria pesada necessária para as obras de recuperação dos estragos causados, refere o Diário de Notícias da Madeira.
A informação sobre a disponibilidade do armador espanhol foi avançada por Luís Branco, da Navigomes - agente para Portimão do ferry canário: "Depois de tomarmos conhecimento da tragédia que se abateu sobre a Madeira, nós, e em sintonia com o armador, estabelecemos um contacto com o presidente da Autoridade Nacional da Protecção Civil, informando que o navio ferry da Naviera Armas estaria em Portimão no domingo e que o armador disponibilizava espaço para o transporte de equipamento diverso para a Região. Devido ao curto espaço de tempo de escala do navio, não se concretizou qualquer embarque. No entanto como no próximo domingo o navio irá estar novamente em Portimão e se nessa data existir ainda a necessidade de enviar meios para a Região que poderá contar com o apoio da Naviera Armas", referiu.
A CARGO tentou ainda contactar o armador Madeirense, mas até agora não foi possível.
Fonte: Cargo News

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

SEGURO DE TRANSPORTES DE MERCADORIAS - ÚLTIMO POST

RECLAMAÇÃO À SEGURADORA
---
Qualquer reclamação deve ser apresentada ao Segurador no prazo máximo de 8 dias e suportada pelos seguintes documentos:
---
Original do certificado de seguro (deve estar endossado se o reclamante não for o tomador do seguro) ou da apólice;
Original ou cópia da factura comercial;
Conhecimento de embarque ou outro título de transporte terrestre ou aéreo expressando a existência de contrato de transporte (original válido para despacho quando a reclamação respeite a faltas à descarga);
Certificado de vistoria (no caso de ter sido efectuada peritagem) ou outra evidência documental da extensão da perda ou dano;
Correspondência trocada com os transportadores e outras entidades a respeito da sua responsabilidade pela perda ou dano;
Outros documentos julgados necessários, para demonstação.
-----
Caros leitores, chegou ao fim o último post sobre " seguro de transportes de mercadorias " procurei resumir e dar uma ideia clara, objectiva, deste tão importante tema.
Não esqueçer: Caso queiram Importar ou Exportar, façam sempre o seguro de mercadorias.

FOTO DO DIA

M/V "NILEDUTCH KWANZA" em Leixões dia 20-02-2010
---
Faça clique na imagem para aumentar.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

MADEIRA

Por vezes uma imagem diz tudo.
A minha Solidariedade com o Povo Madeirense.

LEÇA DA PALMEIRA 11


CAPELA DE SANT'ANA
---
Situada ao lado da Igreja Matriz, a Capela de Sant'Ana foi edificada no século XVIII e reconstruída entre 1762 e 1768, a mando do reverendo José dos Santos. A capeloa-mor possui um retábulo em talha dourada com uma imagem de Santa Ana ao centro. Quando Leça da Palmeira foi atingida pela cólera, em 1855, este templo foi utilizado como hospital de emergência para prestar assistência aos doentes. Ainda Hoje existe na capela uma "cadeira de partos" ali usada durante vários anos.
No calendário litúrgico, o dia 26 de Julho é o dia de Sant’Ana, por tal motivo actualmente se festeja, em Leça da Palmeira, no último domingo do referido mês. Os festejos centram-se na Capela de Santana assim descrita por Camilo Castelo Branco no inicio do livro “Duas Horas de Leitura”.
“A duzentos passos da igreja paroquial de Leça da Palmeira está, no alto de uma colina, uma capelinha de invocação de Sant’Ana. É uma ermida tosca, erguida ali por devoção de não sabemos quem, desamparada depois às injúrias do tempo. Interiormente não sabemos o que é, nem, o que foi. De fora tem a poesia, que pode dar-lhe a imaginação dos entes imaginativos, vulgarmente “poetas”, que são dessa moeda, os mais liberais dissipadores. Esta nossa capelinha é já muito antiga encontrando-se registos na mais variada documentação, tendo sofrido ao longo do tempo várias vicissitudes chegando até a servir de hospital de emergência para coléricos aquando de um surto de cólera que assolou a vila de Matosinhos entre Junho e Setembro de 1855. O monte sofreu vários ataques vendo durante anos reduzir-se o seu espaço até ao que hoje temos, sendo feita a exploração de pedra, cujos tiros de pedreira foram abalando a capela, de modo que em 1716 a mesma ameaçava ruína face à inércia dos homens e à afronta do tempo agravada pela forte exposição aos ventos e às chuvas. Há 245 anos esteve em ruínas É assim que em 1762 com a capela ameaçando ruir que aparece o Dr. José dos Santos, Presbítero do Hábito de São Pedro, um fervoroso devoto de Sant’Ana, a Santa Avó de Jesus, a pedir licença ao Bispo do Porto, para demolir a dita capela até aos alicerces e reedificá-la, à sua custa, tendo até já ajustado tal trabalho com o mestre pedreiro Domingos Costa da freguesia de Vilar do Pinheiro. Todas as autorizações foram dadas, pois a capela encontrava-se nos caminhos que conduziam à igreja matriz, vindos da Amorosa e de Camposinhos, e estava realmente em péssimo estado. Seis anos após aquela data, a reedificação encontrava-se concluída tendo sido requerida licença para ser visitada e benzida e proceder-se à trasladação da imagem da Santa que entretanto ficara na igreja matriz. Achando-se a capela benzida foi a trasladação feita em procissão solene com o Santíssimo Sacramento da igreja matriz para a capela percorrendo, não só as ruas de Leça da Palmeira, mas também, por instâncias da Confraria do Senhor dos Passos, foi incluído o lugar de Matosinhos; constituindo um enorme sucesso religioso, registando-se um grande contentamento em toda a freguesia, agitando-se os entusiasmos e as boas vontades tão características dos leceiros. Com a capela já reedificada em meados do ano de 1768 procedeu-se à construção da escadaria para a perfeição e utilidade da subida e comodidade da Via-Sacra, havendo para tal a necessidade de deslocar as seis cruzes para junto dela.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

BILL OF LADING 3

BILL OF LADING
---
FUNÇÕES:
a) - Recibo da Mercadoria
b) - Evidencia o contrato de transporte
c) - Título representativo da mercadoria

TCL LEIXÕES


O Terminal de Contentores de Leixões (TCL) mantém a velocidade de cruzeiro, com a movimentação numa semana de 9.453 TEU, correspondentes ao manuseamento no cais de 6.146 contentores.
Os quase 9 500 teu's sucederam na semana 7, quando o TCL recebeu e operou 39 navios. O dia de trabalho mais intenso, considerado o número de unidades movimentadas, foi a terça-feira, 9 de fevereiro. Foram então operados cinco navios e descarregados/carregados 1.524 contentores, equivalentes a 2.050 TEU.
Do lado terra, no parque de contentores, a semana n.º 7 foi também de intenso trabalho, com a recepção de 2.876 unidades e a entrega de outras 3.315, num total de 6.191 movimentos.
Fonte: Cargo News

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

FOTO DO DIA

M/V "GRANDE GHANA" em Leixões dia 18-02-2010
---
Faça clique na imagem para aumentar.

SEGURO DE TRANSPORTES DE MERCADORIAS

A RESPONSABILIDADE DOS TRANSPORTADORES É LIMITADA POR CONVENÇÕES INTERNACIONAIS E LEGISLAÇÃO NACIONAL
---
Transporte Marítimo:
Convenção de Bruxelas (1924) integrada do Direito Português delo Dec.Lei 37748 de 1-1-1950 e alterada pelo Dec.Lei 352/86 de 21 de Outubro.
Hague-Visby Rules (alteram a Convenção de bruxelas e estabelecem os seguintes limites:
666.67 SDR por volume ou unidade ou 2 SDR por Kg de peso bruto da mercadoria perdida ou danificada, o que for mais elevado.
Transporte terreste rodoviário internacional:
Convenção CMR (1956)
Limite de 8.33 SDR/Kg de peso bruto da mercadoria perdida ou danificada.
Transporte terrestre rodoviário nacional:
Dec.Lei 239/2003 de 4 Outubro
Limite de 10,00 EUR/Kg de peso bruto da mercadoria perdida ou danificada.
Transporte terrestre ferroviário:
Convenção CIM (1970)
Limite de 50 Fr/Kg(7.62245 EUR/Kg) de peso bruto da mercadoria perdida ou danificada.
Transporte aéreo:
Convenção de Varsóvia (1929) e Convenção de Montreal (1999)
Limite de 17 SDR/Kg de peso bruto da mercadoria perdida ou danificada.
---
SDR
Special Drawing Right
Direito de Saque Especial
1 SDR= + - 1.037560 EUR

MOÇAMBIQUE - NOTICIAS



Moçambique pretende solicitar um empréstimo de 748 milhões de dólares para financiar a expansão do porto de Maputo, com o objectivo de sextuplicar a capacidade do porto nas próximas duas décadas, de acordo com Rui Santana Afonso, gerente da Maputo Port Development Co (MPDC).
O projeto vai aumentar o volume tratado hoje em Maputo, de 8 milhões de toneladas métricas por ano, para 48 milhões de toneladas métricas em 2030, disse num boletim publicado localmente.
A MPDC é detida em 51% pela empresa local Portus Indico-Sociedade de Serviços Portuários e em 48,5% pela DP World, que adquiriu esta posição societária em janeiro de 2008.
A DP World também detém a concessão para operar o terminal de contentores em Maputo, detendo uma participação de 60% na Maputo International Port Services, com os restantes 40% a serem propriedade de portos de Moçambique e da Empresa Caminhos de Ferro de Moçambique. O terminal tem capacidade de 100.000 TEU.
Em sessão do Conselho de Ministros, as autoridades moçambicanas discutiram e aprovaram há dois dias a proposta de lei do Orçamento Geral de Estado, o plano quinquenal do Governo 2010-2014 e o Plano Económico e Social, que prevê crescimento de Moçambique em seis por cento.
Em finais do ano passado, o Fundo Monetário Internacional (FMI) estimou um crescimento da economia moçambicana na ordem dos 5,5 por cento.
Fonte: Cargo News

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

NOITES À CONVERSA - MATOSINHOS




Assinalando as 10 000 visitas ao nosso blogue, a JS de Matosinhos gostaria de te convidar a estar presente na iniciativa: Noites à Conversa -Blogosfera e a Política, seguido de uma festa com música do DJ Rodas Caramez. (sexta-feira, dia 19, 21:30H, no Café da Bibilioteca de Matosinhos - Libra Lounge Café).
---
Obrigado pelo convite.
Parabéns pela iniciativa.
Estarei obviamente presente

SETÚBAL BATE RECORDE DE CONTENTORES


O Porto de Setúbal bateu em 2009 o seu recorde absoluto no segmento da carga contentorizada, tendo movimentado mais de 25 mil TEU (Twenty Equivalent Unit) unidade padrão de medida do contentor de 20 pés, o que representou mais cerca de 5 mil TEU movimentados que no ano anterior (+27,8%). Em tonelagem, a movimentação de carga contentorizada do porto de Setúbal foi de 232.000 toneladas, o que correspondeu a mais 50 mil toneladas do que em 2008 (+27%).
Este recorde resultou do esforço realizado pela APSS, Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, em parceria com os concessionários dos Terminais Multiusos do Porto de Setúbal, Zona 1 e Zona 2, Tersado e Sadoport, e com a Portucel (unidade industrial âncora do porto), na captação e desenvolvimento de linhas regulares de contentores e roro/mistas para o porto, designadamente a Chiquita (GWF), WEC Line, Portline (Guiver), Safmarine, Maersk, Tarros, Grimaldi (Euromed e Euro-Aegean) e UECC, em especial nas novas ligações com os portos da costa Ocidental Africana, incluindo Angola e Cabo Verde, e com o Mar Mediterrâneo, incluindo Itália, Grécia e Turquia.

Refira-se que o Porto de Setúbal dispõe de terminais multiusos com amplos terraplenos livres, servidos por extensos cais com equipamentos eficientes, entre estes, dois modernos pórticos de cais especializados para contentores, estando os seus acessos marítimos preparados para receber quase todos os navios de contentores que escalam os portos nacionais e tendo sido agilizadas as ligações ferroviárias ao hinterland, através do terminal da Bobadela, de forma muito competitiva.
Em termos totais, o Porto de Setúbal movimentou, em 2009, cerca de 5,9 milhões de toneladas, tendo recuperado rapidamente a partir de Maio, depois de algum decréscimo no primeiro trimestre. O movimento de granéis sólidos aumentou 5,5%, atingindo os 3,3 milhões de toneladas, essencialmente devido ao crescimento da movimentação de clínquer da Secil e da Cimpor, que passou de 918 mil toneladas para 1,3 milhões de toneladas (+41%), e da movimentação de estilha de madeira para a Portucel, que passou de 152 para 240 mil toneladas (+58%).
No caso dos terminais de serviço público, destaca-se o desempenho do terminal Multiusos Zona 2, concessionado à Sadoport que duplicou a sua movimentação, passando de 284 mil toneladas, em 2008, para 575 mil toneladas, em 2009 (+102%), e do terminal SAPEC Sólidos com um aumento de 10% na movimentação, passando de 382 para 419 mil toneladas de carga. Nos terminais de uso privativo, o terminal Termitrena (ex-Eurominas) registou um incremento de 25%, passando de 1,43 para 1,78 milhões de toneladas (+25%).
Os navios entrados no Porto de Setúbal registaram ainda um aumento da arqueação bruta totalizando 14,5 milhões de toneladas, mais 3% que no ano anterior, e um aumento da sua dimensão média que passou de 10,2 para 11 mil toneladas de Gross Tonnage.

BILL OF LADING 2

BILL OF LADING
---
1 - "Clean" (ausência de "remarks") - " dirty"unclean" (com "remarks).
2 - "Shipped" - "Received for Shipment"
3 - Valor de título de crédito (negociável e transmissível por endosso).

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

LEÇA DA PALMEIRA 10



FORTE DA NOSSA SENHORA DAS NEVES
---
Foi construido entre 1651 e 1655, pouco depois da Restauração da Independência, com o objectivo de permitir uma melhor defesa militar costeira. O projecto é do Frei João Turriano, engenheiro-mor do Reino.
Tem uma ponte levadiça na porta de entrada, ladeada por um fosso seco, e uma planta de estrela de quatro pontas, protegidas por colinas inclinadas e guaritas salientes. Deixou de ter funções militares em finais do século XIX e em 1961 foi classificado como Imóvel de Interessa público.
Hoje é a sede da Capitania do Porto de Leixões.
Este forte fica situado no Centro Histórico de Leça da Palmeira, tenho vindo a alertar para que o mesmo seja requalificado, e que o mesmo seja um estimulo ao emprego, à habitação para jovens, à hotelaria, à restauração, aos ateliês artísticos, às oficinas de artesanato, às escolas e lojas de desportos náuticos, consultórios médicos, agências de navegação.
Esperemos que a nossa Autarquia proceda de acordo e que o Centro Histórico de Leça da Palmeira revitalize o mais rápido possivél.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

BILL OF LADING 1

BILL OF LADING
---
Bill of Lading (B/L) - Documento também conhecido como "conhecimento de embarque" ou "conhecimento de carga" contendo uma descrição completa das mercadorias embarcadas ou a embarcar e a identificação dos intervinientes no contrato de transporte respectivo.

domingo, 14 de fevereiro de 2010

TURISMO


A Douro Azul adjudicou ao estaleiro naval Navalria, do grupo Martifer, a construção do seu novo navio-hotel. A assinatura do contrato está agendada para quinta-feira, em Aveiro, numa cerimónia que contará com a presença do ministro da Economia.

“Este projecto foi classificado de Interesse para o Turismo e faz parte de uma candidatura submetida ao sistema de incentivos SI Inovação do Ministério da Economia, no valor global de 12,4 milhões de euros, e que já recebeu do Turismo de Portugal a respectiva aprovação prévia”, garante a Douro Azul, em comunicado.

O novo navio, que deverá estar pronto na Primavera do próximo ano, destina-se ao mercado internacional, estando já integralmente vendida a sua ocupação para clientes estrangeiros entre 2011 e 2015 e que irá operar cruzeiros de uma semana no rio Douro.

“A Douro Azul decidiu avançar para a construção deste navio-hotel depois de ter assegurado a sua ocupação, junto de operadores turísticos internacionais, entre 2011 e 2015, sendo mais um passo no seu crescimento orgânico e contribuindo, consequentemente, para o aumento da notoriedade no exterior da região do Douro, património da humanidade”, afirma Mário Ferreira, presidente da Douro Azul.

Com 80 metros de comprimento e 11,4 metros de largura, o barco-hotel será composto por 65 quartos duplos, com uma capacidade para 130 pessoas, e irá criar 36 novos postos de trabalho directos.

“Este novo navio-hotel é inovador e energeticamente mais eficiente, com um menor consumo dos motores propulsores para atingir a mesma velocidade com consequente redução substancial de emissões de CO2”, realça a empresa. O barco conta ainda com piscina aquecida e será o primeiro do género com SPA, cabeleireiro e ginásio.

Será também “o primeiro navio do sector” a integrar uma rede de fibra óptica, possibilitando as ligações entre quartos e exterior, sistema de gestão hoteleira, “house TV” para promover a loja e os produtos da região, televisão de alta definição por satélite auto “tracking” em movimento, filmes de sistema “pay TV”, assim como um completo sistema de banda larga de acesso à internet que poderá ser acedido desde o quarto com o seu próprio teclado sem fios e TV ou com um PC pessoal através dos pontos “wireless”.

A iluminação da embarcação será feita por sistema de LEDs, poupando nos consumos eléctricos e no calor produzido pelos focos que são de luz fria, reduzindo a necessidade de ar condicionado. Terá ainda pré-aquecimento da água de banhos por permutador de calor utilizando a água de arrefecimento dos motores.

A cerimónia de assinatura do contrato entre a Douro Azul e a NavalRia está marcado para a próxima quinta-feira, a bordo do navio Milénio do Douro, da DouroAzul, nos estaleiros da NavalRia em Aveiro, e contará com a presença do ministro da Economia Vieira da Silva.
Fonte: Jornal de Negócios
---
Aqui temos uma boa noticia:
Empresa Portuguesa.
Mão de obra Portuguesa.

BILL OF LADING

BILL OF LADING
---
Caros colegas, a partir de hoje darei informações detalhadas sobre o Bill of Lading.
Será que sabemos tudo sobre ele?
Fiquem atentos.

LEÇA DA PALMEIRA 9



TITÃ DO MOLHE NORTE
---
Guindaste gigantesco em ferro, com cerca de 400 toneladas, movido a vapor, fundamental, juntamente com o do molhe sul, para a construção do Porto de Leixões. Em 1885, entrou em funcionamento um dos dois guindastes franceses movidos a vapor-os Titãs (com cerca de setenta metros de comprimentos), assim baptizados devido ao seu aspecto imponente. Estas máquinas tinham a capacidade de erguer blocos de pedra e cimento com cerca de cinquenta toneladas e lançá-los ao mar em lugar pretendido.
Em 1892, o Titã do molhe norte caiu ao mar devido a um forte temporal, sendo, posteriormente, recuperado. Actualmente, este guindaste eo o molhe sul, dadas as suas caracteristicas, são exemplares quase únicos no Mundo.
---
Molhe Norte do Porto de leixões
4450 Leça da Palmeira
Marcação de visitas: APDL: 229990700
GPS 41º 11'04.29" N 8º42'37.66" O

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

UM COMBOIO ESPECIAL

AUTO ESTRADAS DO MAR


Valente de Oliveira à frente de gabinete de apoio às Auto-estradas do mar
---

A Comissão Europeia lançou um "one-stop helpdesk" sobre as possibilidades de financiamento de projectos para Auto-estradas do mar no âmbito da Rede Transeuropeia de Transportes (RTE-T) e do programa Marco Polo II .Esta estrutura também irá apelar para outros relevantes regimes de financiamento nacionais e da União Européia. A iniciativa "Auto-estradas do mar" é um projecto prioritário da RTE-T que visa promover o transporte por mar, viável, atraente e eficiente, baseado em ligações integradas de transportes, através da cadeia do transporte.
Com a criação do balcão helpdesk - que é apoiado pelo prof. Valente de Oliveira, a Comissão aborda um constrangimento importante para o arranque de novos projectos de Auto-estradas do mar. O gabinete agora criado não vai apenas ajudar a identificar opções de co-financiamento para os potenciais novos projetos, mas também auxiliar a preparação de pedidos de financiamento para os projectos de Auto-estradas do mar, no âmbito da RTE-T e programa Marco Polo II.
Fonte: Cargo News

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

SETUBAL - NOTICIAS



No Terminal Multiusos Zona 1 do Porto de Setúbal, concessionado à Tersado, foram descarregados simultaneamente dois navios com mais de setenta mil toneladas de estilha de madeira destinada à fábrica da Portucel. O navio “Taio Dream”, agenciado pela Portmar, operou de 18 a 23 de Janeiro, e o “Stellar Dream”, agenciado pela Seteshipping, de 19 a 25 de Janeiro.
Tratou-se de uma operação de grande envergadura, que requereu a utilização de um número pouco usual de pás mecânicas em operação no terrapleno, bem como, o método de descarga utilizado pelos navios, com gruas de bordo a alimentarem tapetes rolantes de descarga para o cais. Estão previstas mais operações do género durante o presente ano.
Esta matéria-prima destina-se ao fabrico de papel pela Portucel, que recentemente aumentou a sua capacidade de produção em cerca de 500 mil toneladas anuais, com a entrada em funcionamento da sua nova unidade de produção de Setúbal.
Fonte: Cargo News

SEGURO DE TRANSPORTES DE MERCADORIAS

PRAZOS DE RECLAMAÇÃO AO TRANSPORTADOR
---
Marítimo:
3 dias após a descarga
---
Terrestre:
Internacional: 7 dias após a descarga
Nacional: 8 dias após a descarga
---
Ferroviário:
Internacional: 7 dias após a descarga
Nacional: após recebimento
---
Multimodal:
6 dias após a descarga
---
Aéreo:
14 dias após a descarga

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

ISCIA - SEMINÁRIO


PORTO DE SANTOS (BRASIL) - NOTICIAS


O Plano de Expansão e o Estudo de Acessibilidade do Porto de Santos, que se desenrolará até 2024, já foi apresentado: a capacidade do maior porto brasileiro irá triplicar dos actuais 3 milhões para os 9 milhões de teu até 2024.
O Plano de Expansão, desenvolvido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em parceria com a Secretaria Especial de Portos (SEP), custou cerca de 1,3 milhões de dólares, e irá contribuir de maneira direta para o desenvolvimento do porto, definindo e localizando áreas para novos terminais e cargas, estimando a procura para os próximos 15 anos e as necessária infraestruturas. Quanto ao Estudo de Acessibilidade, ele foi custeado pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) e complementa a pesquisa do BID. A autoria é da Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE).
Com este plano o porto de Santos vai ampliar a sua área dos atuais 7,7 milhões para 15 milhões de metros quadrados. Maior porto do país, por aqui é escoado 25% do comércio exterior brasileiro.
Fonte: Cargo News.
Reparem no nr. de teus!!!

NYK - NOTICIAS


NYK Line pondera investir em Superporto brasileiro
---

O armador japonês NYK Line manifestou interesse em investir em portos brasileiros, mais concretamente no projecto do porto de águas profundas conhecido como Superporto, que está em desenvolvimento no porto de Tubarão, revela a Codesa, a autoridade portuária para o estado brasileiro do Espírito Santo.
Angelo Baptista, o homem no comando dos portos de Vitória (granéis e contentores) e Tubarão (carvão e minério de ferro), disse que os representantes da NYK planeiam visitar o país no próximo mês de março. Baptista revelou que o interesse da NYK – que estaria disposta a investir no Superporto cerca de 300 milhões de dólares – se tinha revelado após a Codesa e uma delegação empresarial do estado do Espírito Santo terem feito viagens de divulgação ao Japão e à China. A NYK Line não foi a única a manifestar o interesse no investimento em portos brasileiros, revelou Ângelo Baptista.
Fonte: Cargo News

MAERSK - NOTICIAS


AP Moller - Maersk voltará aos lucros em 2010
---

A corretora Danske Market Equities (DME), divisão do dinamarquês Danske Bank, prevê que o grupo detentor da transportadora Maersk Line volte aos lucros em 2010, devido principalmente à melhoria do preço do frete do contentor.
A DME prevê que as taxas de frete irão aumentar 16% em 2010, e projeta um lucro líquido de 172 milhões de dólares para o grupo AP Moller - Maersk, que poderá crescer para os 800 milhões num cenário mais otimista.
O relatório refere que o transporte de contentores nas rotas do Pacífico e nas da Ásia / Europa começou a recuperar, estimando que o crescimento da procura irá ultrapassar o da oferta durante o primeiro semestre de 2010. Isso permitirá às transportadoras manter uma vantagem nas negociações com os carregadores, segundo as previsões dos analistas.
A receita estimada da Maersk Line para 2010 deverá voltar para perto dos níveis de 2007, com os números a atingirem os 383 milhões de dólares, também perto dos 487 milhões faturados em 2007. O relatório prevê um crescimento ainda mais robusto em 2011, com lucros operacionais de 1,4 mil milhões de dólares. O crescimento do volume transportado está estimado em 4% este ano e mais 7% em 2011.
Fonte: Cargo News

domingo, 7 de fevereiro de 2010

LEÇA DA PALMEIRA 8


IGREJA DE LEÇA DA PALMEIRA
---
Templo com origens muito antigas, reconstruido em 1790 pela Universidade de Coimbra. A sua última renovação registou-se em 1873, a mando de João Pinto de Araújo. A igreja de três naves, não apresenta grandes requintes arquitectónicos, mas possui um frontispício de linhas equilibradas, com frontão grego central e com duas torres-sineiras. Os altares são em estilo barroco joanino e rocaille, com particular destaque para o altar-mor e Capela do senhor dos Passos, em talha dourada. De destacar a imagem em madeira do padroeiro S.Miguel (de Guilherme F.Thedim) e da Senhora da Conceição, em pedra de Ança, do século xv.
---
Av.Dr.Fernando Aroso
4450-Leça da Palmeira
GPS 41º11´35.55" N 8º41´47.70" O

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

CMA CGM - NOTICIAS


A companhia marítima francesa CMA CGM anunciou há dois dias que um consórcio de bancos assinou um acordo para a disponibilização de 80 milhões de dólares em financiamento para o grupo. "Esse financiamento é parte do plano de reestruturação global cujas negociações estão a decorrer normalmente e que se reporta, em particular, à concessão de um instrumento financeiro de US $ 500 milhões", referiu o armador francês, acrescentando que "este pagamento é feito num momento em que as operações do grupo continuam a mostrar forte melhoria mês a mês ".
Fonte: Cargo News

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

SEGURO DE TRANSPORTES DE MERCADORIAS

PROCEDIMENTO EM CASO DE AVARIA DA MERCADORIA/SINISTO
---
Em caso de avaria ou fundadas suspeitas de sinistro, é obrigação do segurado, destinatário, consignatário e/ou seus agentes ou representantes, em todos os casos, tomar as medidas convenientes para evitar ou minorar perdas e garantir que sejam adequadamente salvaguardados e exercidos todos os direitos contra os transportadores, depositários ou outras entidades, devendo para este efeito:
a) Reclamar imediatamente e por escrito, junto dos transportadores, autoridades portuárias ou outros depositários, por quaisquer volumes em falta ou danos aparentes, efectuando as devidas reservas no titulo de transporte;
b) Promover imediatamente o exame das mercadorias por um perito (os comissários de avarias a contactar, são mencionados nos certificados de seguro) e pelos representantes dos transportadores ou outros depositários, logo que sejam detectados indícios de perda ou avaria, e reclamar junto dos transportadores ou outros depositários por quaisquer danos constatados no mesmo exame.
c) Em caso algum, salvo mediante protesto escrito, passar recibos limpos estando as mercadorias em estado duvidoso.
d) Notificar os representantes dos transportadores, por escrito e dentro de 3 dias após a recepção das mercadorias, de qualquer perda ou dano não aparente no acto da entrega.
e) Tomar todas as medidas que estejam ao seu alcance para evitar ou diminuir os prejuízos decorrentes do Sinistro, sendo as despesas, razoavelmente incorridas nesse sentido, englobadas no âmbito do Sinistro até ao limite do Valor Seguro;
f) Promover a guarda, segurança e conservação dos salvados;
g) Colaborar com a seguradora no apuramento da causa do Sinistro e facultar os necessários dados e documentos para a boa e rápida regulação do sinistro
Notar que a responsabilidade dos transportadores é limitada por convenções internacionais e legislação nacional.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

LEÇA DA PALMEIRA 7



MUSEU DA QUINTA DE SANTIAGO
---
A Casa de Santiago foi mandada edificar por João Santiago de Carvalho e Sousa, para sua residência, na última década do século XIX. Designava-se na altura por "Quinta de Villa FRanca", numa alusão ao lugar em que se situa. O criador do projecto foi o Italiano Nicola Bigaglia, que integrou no edificio aspectos neo-medievais e neo-renascentistas. Após a recuperação e adaptação do edifício realizada na década de noventa do século XX, sob a direcção do arquitecto Fernando Távora, a casa de Santiago reabriu as suas portas como espaço museológico, com o objectivo de divulgar um conjunto de obras significativas da pintura contemporânea assim como autores que viveram em Leça da Palmeira ou que tiveram afinidade cultural e efectiva com o concelho, entre os quais António Carneiro, Augusto Gomes e Agostinho Salgado.
---
Rua de Vila Franca, 134
4450-802 Leça da Palmeira
Marcação de visitas: 229952401-222402675
GPS 41º11´34.57" N 8º41´29.44" O

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

RECORDAÇÕES DO SHIPPING

PORTO DE LEIXÕES (INICIO)
---
Faça clique na imagem para aumentar.

PINTO BASTO


O Grupo Pinto Basto apresentou em 2009 um crescimento de 25% comparativamente ao ano de 2008. O volume de negócios, que se prevê que em 2010 atinja os 135 milhões de euros, cresceu em 2009 para os 95 milhões de euros contra os 89 milhões de euros registados em 2008.
O EBITDA em 2009 atingiu os 3,3 milhões de euros contra os 2,7 milhões de euros em 2008, enquanto que o EBIT em 2009 ultrapassou os 2,5 milhões de euros contra os 2 milhões em 2008. Este crescimento é consequência do investimento feito ao longo do ano passado, marcado por uma forte expansão internacional, tendo o grupo Pinto Basto escolhido Angola como ponto de partida onde já investiu 20 milhões de euros.
Paralelamente, o Grupo aposta também nos mercados de Espanha, China e Malta, cujo investimento rondou o 1 milhão de euros. Em Espanha e na China o investimento situou-se nos 600 mil euros, enquanto em Malta atingiu os 500 mil euros.
Apesar do contexto económico mundial, o Grupo Pinto Basto fechou o ano com vendas consolidadas no valor de €95 milhões. O Grupo Pinto Basto pretende ainda aumentar os seus recursos humanos de 200 para 300 colaboradores e continuar a apostar na consolidação da sua estratégia de internacionalização. Assim, a próxima etapa será o Brasil, prevendo-se que durante este ano seja aberto mais um canal de internacionalização do grupo neste país.
Fundado em 1771, o grupo Pinto Basto presta serviços de Gestão de Transportes, Agenciamento de Navios, Linhas Regulares, e P&I Clubs. Possui um volume de negócios na ordem dos 95 milhões de euros e está presente em Espanha, Angola e China, através das suas empresas Pinto Basto Ibérica S.A, Pinto Basto Angola e Pinto Basto Ásia.
Fonte: Cargo News

Arquivo do blogue

PORTO DE LEIXÕES

PORTO DE LEIXÕES