Em Leça da Palmeira, predomina o sector terciário, secundário e primário, por esta ordem de grandeza na actividade económica local.
Em Leça da Palmeira, o sector secundário surgiu ligado à indústria conserveira, implantada nesta região devido à proximidade do Porto de Leixões. Posteriormente, conheceu um incremento considerável com o aparecimento da Fábrica de Tubos FACAR, que empregou algumas centenas de pessoas, não resistindo às alterações laborais e de mercado introduzidas com o 25 de Abril de 1974 esta unidade fabril entrou em decadência, acabando por encerrar no inicio da década 80. A grande evolução industrial da freguesia está ligado à PETROGAL, empresa do ramo petrolífero que emprega actualmente cerca de duas mil pessoas.
A existência do PORTO DE LEIXÕES e o aparecimento da EXPONOR, em 1987, tornaram-se nas duas grandes infra-estruturas da freguesia responsáveis pelo crescimento do sector terciário.
O primeiro favoreceu o aparecimento de inúmeras empresas de ligados à actividade de transporte terrestre de longo curso, transporte marítimo, e de agentes aduaneiros, enquanto que o segundo levou à instalação de várias instituições bancárias e dinamizou, indirectamente, o aparecimento de inúmeros serviços e actividades industriais à sua volta.
3 comentários:
Bom,nem sabia que a Exponor tinha sido em 1987.Pensei que era mais recente,mas de qualquer maneira espero que ambas se mantem em "grande"!
Olá Amigo César, está mau, durante este mês prevê-se que a Exponor envie bastante funcionários para o desemprego.
Não é fácil não está fácil.
Portugal está mergulhado num pessimismo que só a mudança nos fará sentir melhor.
Saudações Marítimas
José Modesto
Meu amigo,essa parte é que é pior.Mas cada vez está acontecendo mais.Não sei para onde caminhamos.
Enviar um comentário