Está operacional desde ontem a nova lancha de pilotos da Administração do porto de Viana do Castelo. Construída nos Estaleiros Navais de Peniche, após adjudicação por concurso público internacional, esta nova unidade representa um investimento de cerca de 600.000 Euros suportado por verbas do PIDDAC.
A entrada ao serviço da lancha “Roncador” permite que o serviço de pilotagem se desenvolva com elevados padrões de segurança e eficiência, nomeadamente a transferência dos pilotos da barra de e para os navios, refere a administração portuária. O casco em fibra é do tipo Nelson 38, e a propulsão está assegurada por dois motores Caterpillar que possibilitam uma velocidade máxima superior a 20 nós, incorpora já as últimas tecnologias de navegação eletrónica e comunicações com elevado nível de redundância. A nova lancha, para além de certificada pelo IPTM, é também classificada pela Bureau Veritas com a notação Light Ship/Fast Pilot Boat.
O batismo desta nova lancha de pilotos da Administração do Porto de Viana do Castelo, que teve como madrinha a ilustre coreógrafa e bailarina vianense Olga Roriz, teve lugar em cerimónia que incluiu a apresentação da primeira edição de uma “Newsletter” portuária, iniciativa que visa melhorar a informação no serviço prestado à comunidade portuária de Viana do Castelo.
Na mesma ocasião, foi também apresentado o projeto relativo ao reordenamento do estacionamento da frota de pesca, que incluirá a reabilitação da doca de marés e a construção de uma nova doca na bacia adjacente ao cais da lota.
Fonte: Cargo News
2 comentários:
Muito bom! Parece-me ser uma excelente lancha dos pilotos, além de que só demonstra que somos capazes.
Cumprimentos,
Tiago Neves.
www.roda-do-leme.com
Caro Tiago
Sempre fomos bons em construção naval e em madeira nem se fala.
Lanchas de pilotos em madeira, aço ou fibra tem-se construido cá, só que há a obrigação de se recorrer a concursos internacinais.
Em 1938 até se construiu em aço, nos estaleiros da CUF, Lisboa, o vapor de pilotos COMANDANTE PEDRO RODRIGUES, cerca de 45m/450 tons, para a Corporação dos pilotos de Lisnoa, que foi muito util, pois estava preparado como salvadego, juntamente com o COMANDANTE MILHEIRO, este construido em Inglaterra, e que por estarem fundeados na baia de Cascais, repidamente acorriam às situações de emergência.
Aqui no rio Douro em 1938 construi-se em madeira o rebocador COMANDANTE AFONSO DE CARVALHO, 24m/93tons, para os Pilotos do Douro e Leixões, e para estes foram construidas várias lanchas em madeira, fossem de pilotar ou para auxiliar as amarrações dos navios no rio Douro, nos estaleiros de Vila do Conde, praia de Vila Chã. rio Douro e na Gafanha da Nazaré.
Apenas a P1 foi comprada na Alemanha, aproveitada de um iate de recreio, na década de 20, só que não era cabinada,só o foi na década de 50.
Portanto com as novas aquisições estão de parabéms os Estaleiros de Penice,os pilotos do Douro e Leixões e nomeadamente os pilotos de Viana do Castelo e as repectivas administrações portuárias.
Saudações maritimo-entusiásticas
Rui Amaro
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