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O «Atlântida», o ferry-boat construído pelos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) destinado aos Açores, acaba de ser adquirido pela Venezuela por 35 milhões de euros, avança o jornal Público este domingo.
A verba será entregue pelos estaleiros ao governo regional açoreano a título de compensação dos 31,7 milhões que os Açores já tinham pago antes da rejeição do ferry-boat e 4,6 milhões de multa pelo atraso na entrega do navio. O ferry que foi devolvido pelos Açores aos Estaleiros Navais de Viana do Castelo por incumprimentos contratuais tinha um preço final de 45,9 milhões de euros.
Com características de luxo pouco habituais neste tipo de navio, o ferry - que ainda tem o nome Açores pintado no casco - está ancorado há um ano na doca vianense, apesar do interesse de armadores estrangeiros, situação que criava dificuldades financeiras adicionais ao estaleiro.
O navio deverá seguir para a Venezuela, por 35 milhões de euros, segundo o princípio de entendimento entre a administração dos ENVC com o Governo da Venezuela, acordado na recente visita do primeiro-ministro José Sócrates a Caracas. O presidente venezuelano elogiou "a aquisição de um ferry que vai ser de muita utilidade" nas ligações entre o Porto de La Guaira e a Ilha Marguerita.
O «Atlântida», o ferry-boat construído pelos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) destinado aos Açores, acaba de ser adquirido pela Venezuela por 35 milhões de euros, avança o jornal Público este domingo.
A verba será entregue pelos estaleiros ao governo regional açoreano a título de compensação dos 31,7 milhões que os Açores já tinham pago antes da rejeição do ferry-boat e 4,6 milhões de multa pelo atraso na entrega do navio. O ferry que foi devolvido pelos Açores aos Estaleiros Navais de Viana do Castelo por incumprimentos contratuais tinha um preço final de 45,9 milhões de euros.
Com características de luxo pouco habituais neste tipo de navio, o ferry - que ainda tem o nome Açores pintado no casco - está ancorado há um ano na doca vianense, apesar do interesse de armadores estrangeiros, situação que criava dificuldades financeiras adicionais ao estaleiro.
O navio deverá seguir para a Venezuela, por 35 milhões de euros, segundo o princípio de entendimento entre a administração dos ENVC com o Governo da Venezuela, acordado na recente visita do primeiro-ministro José Sócrates a Caracas. O presidente venezuelano elogiou "a aquisição de um ferry que vai ser de muita utilidade" nas ligações entre o Porto de La Guaira e a Ilha Marguerita.
3 comentários:
Uma triste notícia a encerrar um triste processo. Que pena este navio não cumprir a sua missão em águas portuguesas. Missão ocupada por sucata grega a preço de oiro...
Este comentário vai sem identificação de autor para evitar represálias das Ilhas.
Caro Anónimo.
Subscrevo totalmente este seu comentário.
De facto perdeu-se um belo navio, tão necessário as nossas ligações entre o continente e as nossas ilhas.
Uma pena.
Saudações Marítimas
José Modesto
E "se concretizar??", a Venezuela realiza uma óptima aquisição de um excelente transbordador construido por um conceituado estaleiro - Viana Shipyard. Embarcação essa que foi motivo de muita polémcia, mas que felizmente vai honrar a construção naval Portuguesa e só peca pelo luxo interior excessivo e pelas alterações ao projecto a que foi submetido.
ATLANTIDA, muitas felicidades, e mostra nas tuas singraduras para a isla Margarita que honras os teus construtores!
Saudações maritimo-entusiásticas
Rui Amaro
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