terça-feira, 9 de setembro de 2008

JAPÃO DESENVOLVE NAVIO PARCIALMENTE MOVIDO A ENERGIA SOLAR

A NYK Line (Nippon Yusen Kaisha), o maior armador japonês, e a refinaria Nippon Oil Corporation juntaram esforços para projectar um navio que será parcialmente propulsionado a energia solar. As referidas companhias anunciaram que os painéis solares, que deverão gerar algo como 40 kilowatts, irão equipar um navio car carrier de 60 mil veículos de capacidade ao serviço da Toyota Motor Corp. A poupança chegará aos 6,5% do diesel usado pelos motores. Segundo Hideyuki Dohi, director geral do departamento de investigação de energia da Nippon Oil, o ganho de emissões de CO2 está estimado em 1 a 2%, algo como 20 toneladas/ano. A NYK Line já manifestou a intenção de investir cerca de 1,4 milhões de dólares nestes painéis. Quanto às previsões da sua utilização alargada, Ikutoshi Matsumura, vice-presidente executivo da Nippon Oil, afiança que a empresa tudo fará para iniciar a comercialização dos painéis nos próximos três a cinco anos.

NYK Line (Nippon Yusen Kaisha) anunciou também a criação de uma reserva de 638 milhões de dólares para aplicar nos próximos seis anos em tecnologias que conduzam à redução dos consumos e da poluição.
As referidas tecnologias abarcam os motores, painéis solares e inovadores sistemas de sustentabilidade dos navios, como a criação de cavidades de ar que reduzam o atrito do casco na água, segundo a cadeia Bloomberg.
Numa declaração recente a companhia japonesa estimou cortar as emissões de CO2 num mínimo de 10% por tonelada-milha em 2013. O armador admitiu igualmente estudos sobre a propulsão auxiliada pelo vento, hidrogénio e células solares para substituição do petróleo em todos os navios a construir após 2050. O seu presidente, Koji Miyahara, é dos mais entusiastas.Metade dos 638 milhões serão utilizados na desenvolvimento de motores menos poluentes e uma parte da restante verba será empregue no desenvolvimento de um projecto entre a NYK Line e a refinaria Nippon Oil Corporation, de um navio que será parcialmente propulsionado a energia solar.
Informação colhida através de / Text Copyrights: Cargo News

Sem comentários:

Arquivo do blogue

PORTO DE LEIXÕES

PORTO DE LEIXÕES