domingo, 19 de setembro de 2010

APDL - ADMINISTRAÇÃO DOS PORTOS DOURO E LEIXÕES



O porto de Leixões passou a dispor de um novo Terminal Multiusos, um investimento de 19,5 milhões de euros que constitui a maior obra de construção de novos cais acostáveis no porto de Leixões desde a década de 80.
Esta nova estrutura vai dotar Leixões de novas competências e condições melhoradas de movimentação do tráfego de mercadorias Ro-Ro, ficando dedicado aos serviços de Transporte Marítimo de Curta Distância e às Auto-Estradas do Mar.
Com este investimento a Administração dos Portos do Douro e Leixões(APDL) pretende dar resposta ao forte impulso que a Comissão Europeia pretende dar às Auto-Estradas do Mar no espaço comunitário e ao elevado potencial de desenvolvimento deste tipo de tráfego no futuro, que se prevê poder vir a transferir para o mar uma larga fatia do transporte de mercadorias entre países da União Europeia que actualmente se faz por via rodoviária.
A construção deste novo Terminal Multiusos realizou-se através de duas obras principais. A primeira obra compreendeu a construção de um cais de avanço do Molhe Sul, de uma rampa Ro-Ro com 26 m de largura, de um novo novo cais perpendicular ao molhe sul e de uma rampa de varadouro. A segunda obra consistiu na ampliação, em cerca de cinco hectares, do terrapleno do Terminal Multiusos, que funcionará como área de apoio.
A cerimónia de inauguração do novo terminal constituiu o momento mais formal do programa de comemorações do Dia do Porto de Leixões, celebrado hoje. Milhares de pessoas aproveitaram as portas abertas para conhecer o Porto por dentro, através das visitas guiadas e das várias atividades gratuitas de animação para miúdos e graúdos organizadas pela APDL.
Fonte: Cargo News.
Fotos: José Modesto

4 comentários:

Augusto disse...

Esta é a "nossa Oficina"Modesto.É o nosso Mundo amigo,o nosso Porto de Mar,a nossa VIDA.Tenho orgulho em ser Portuário,ser um dos nossos,daqueles que que sem protagonismo fazemos de LEIXÕES aquilo que hoje ele é.Um Porto com futuro,onde todo o investimento é aposta na modernização,na inovação,no futuro.Aqui não há crise,antes pelo contrário,é sempre a abrir!
Viva toda a rapaziada que trabalha e vive directa ou indirectamente ligada a este maravilhoso Porto de Mar.VIVA!

Saudações Maritimas.

Augusto.

reimar disse...

Caro José,
Concordo em absoluto com o Augusto, nos seus comentários. Na absoluta ausência de melhor, é certamente uma alegria viver com o que existe...
Já agora, porquê a foto com o ilustre "Trux" Matosinhense? Também não havia melhor?
Um abraço,
Reinaldo Delgado

Anónimo disse...

Senhor Modesto
Por favor meta lá uma "cunha" para a APDL,pôr a funcionar na NET,novamente, a sua estação de meteorologia, que está fora de serviço há cerca de três meses. Habituados que estavamos a consultá-la para sairmos ou entrarmos a barra, ficamos às escuras. Era útil para verificar-mos quer o rumo quer a velocidade do vento. É verdade que a APDL, faz tantas coisas e desenvolve este grande "Porto de Leixões", mas com uns trocaditos, com os técnicos que tem e alguma boa vontade, facilmente nos solucionava o problema, nos dava muito mais tranquilidade e quiça até ajudaria a salvarmos a pele, principalmente durante a época invernosa que agora se aproxima. Era só isso que precisava.
Muito Obrigado e os meus cumprimentos

Paulo Farinha disse...

Gostei de visualizar imagens de personalidades da "APDL" obtidas pelo amigo Modesto.
Sou de opinião que os Blogues de navios publiquem imagens de navios e de pessoas, conjugando-se deste modo a parte materialista e humana.
Por exemplo gostei de ver a imagem do José Modesto no Blogue "Porto da Graciosa"
Um abraço
Paulo Farinha

Arquivo do blogue

PORTO DE LEIXÕES

PORTO DE LEIXÕES