Uma vez mais o « E-Ship 1» está novamente em Leixões
Atraíndo a curiosidade de muitos transeuntes, pelo aspecto original do cargueiro, com quatro grandes tubos verticais nas extremidades.
As quatro torres cilíndricas de 27 metros de altura por quatro metros de diâmetro que emergem do convés são «rotores eólicos capazes de recolher a energia do vento para auxiliar a propulsão a diesel do navio, sem interferir com as operações de carga e descarga, ao contrário dos mastros e velas», explicou a fonte.
Os rotores permitem reduzir as emissões de dióxido de carbono e de consumo de combustível fóssil «em cerca de 30 a 40 por cento do que habitualmente registam os navios de igual porte».
O «E-Ship 1» efectua o transporte de essencialmente equipamento eólico da sua proprietária, Enercon GmbH, «o terceiro maior fabricante de turbinas eólicas a nível mundial».
Leixões: Dock & Roll
2 comentários:
Curioso que ainda ontem estive a ver o seu outro artigo sobre este navio, que me tinha passado despercebido, e fiquei mesmo a pensar no artigo e no navio...Gostava de o poder fotografar, mas pelos vistos não vai ser fácil apanhá-lo por Lisboa.
Saudações amigo Modesto!
Caro Ricardo.
É simplesmente um Belo Navio.
Diferente, fora do comum.
Curiosidade para muitos.
Saudações Marítimas
José Modesto
Enviar um comentário