A quinta edição do Seminário das Plataformas Logísticas Ibéricas, organizada pela APSS, decorreu terça-feira, em Setúbal e contou com 250 participantes.
Durante a sessão de abertura, Carlos Gouveia Lopes, presidente da APSS, começou por salientar o crescimento do porto de Setúbal durante o último ano, comparativamente com os resultados de 2009 e 2008. “Estamos 20% acima do movimento de 2009 e 13% acima do de 2008”, referiu, adiantando que é previsível que este ano se chegue a um total próximo do record deste porto. Segundo o dirigente, “o porto de Setúbal é líder nacional no mercado ro-ro”, sendo intenção presente oferecer “mais e melhores soluções para os clientes”, tendo em vista o crescimento sustentado.
Presente no evento, Carlos Correia da Fonseca, secretário de Estado dos Transportes, referiu que é expectável que o transporte marítimo venha a duplicar os movimentos até 2030. De acordo com Correia da Fonseca hoje “90% do comércio externo europeu e 40% do interno é feito por via marítima”. O secretário de Estado salientou ainda que actualmente, com o comércio europeu a ser feito sobretudo através dos portos do Norte da Europa, as administrações portuárias enfrentam “um desafio muito grande na captura de tráfegos, visto que a concorrência é enorme”. Apesar de considerar que os portos em Portugal estão em contra ciclo, “se as cadeias logísticas não funcionarem bem e não estiverem bem oleadas, os portos não conseguem atingir os seus objectivos”. Correia da Fonseca salientou ainda que Portugal “tem tradição de transporte modal e não é aqui que está a solução dos nossos problemas”. O responsável apelou ainda ao desenvolvimento das Auto-Estradas do Mar e sublinhou a importância do Projecto Prioritário nº3 para o desenvolvimento das relações comerciais da Península Ibérica com o resto da Europa.
Durante o evento foi ainda assinado um protocolo com o porto italiano de La Spezia, tendo em vista a colaboração, a melhoria das relações comerciais e o intercâmbio técnico e científico entre os dois portos. La Spezia movimenta hoje mais de 19 milhões de toneladas de mercadorias e um milhão de TEU por ano. Esta parceria entre os dois portos pretende oferecer mais uma opção aos carregadores nacionais que desejam colocar as suas cargas no Mediterrâneo e também em África.
Fonte: Login News
1 comentário:
É de seminários como este que a maior parte necessita.O mar é o nosso futuro e parte da nossa salvação.
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