
----------
Faça Clique no título.
Fonte:Revista Fator
O Grupo Grimaldi acaba de lançar mais uma Auto-Estrada do Mar, agora entre o Noroeste de Itália, a Sicília e a Grécia.
O grupo Tui poderá ver-se obrigado a recomprar mais de 33,3% da Hapag-Lloyd para viabilizar o negócio da venda da companhia marítima, de acordo com a imprensa germânica.
Veículos a motor:
O HSH Nordbank, banco alemão número um mundial no financiamento do shipping, anunciou a retirada do negócio de financiamento de navios porta-contentores.
A Orient Overseas Container Lines (OOCL) baptizou o “OOCL Norfolk”, de 4500 TEU de capacidade, construído pela Samsung Heavy Industries.
O Porto de Leixões está a organizar uma missão comercial ao Brasil, para os próximos dias 13 a 19 de Abril.
O recurso do mar tem uma dimensão enorme, é um dos factores de desenvolvimento que mais pode ajudar a economia nacional", afirmou Bruno Bobone, o presidente da Associação Comercial de Lisboa (ACL), em declarações aos jornalistas no final de uma audiência com o Presidente da República, em que apresentou o estudo "Hipercluster da Economia do Mar".
De 9 a 12 de Maio próximos terá lugar mais um curso "Auto-estradas do Mar" dirigido a alunos portugueses, ministrado pela Escola Europeia de Short Sea Shipping. Serão professores Eduard Rodés, director da 2E3S, João Soares, consultor, Belmar da Costa, director da Agência Portuguesa de Transporte Marítimo de Curta Distância, António Vargas, director de Grimaldi Logística España, Giovanni Marunucci, promotor do porto de Roma e do Lazio, e Luigi Ranuaru, director comercial de Autuori.
O troço do túnel sob Mancha afectado por um violento incêndio em Setembro reabriu na semana passada, permitindo reatar o serviço normal de transporte de mercadorias, revelou a sociedade Eurotunnel.Cinco meses após o incêndio, uma navette Eurotunnel transportando camiões atravessou o túnel em 32 minutos entre Folkestone, no sul de Inglaterra, e Coquelles, norte de França. A partir de 23 fevereiro será a vez do comboio de grande velocidade Eurostar (passageiros) retomar a ligação entre Paris e Londres em 2h15, contra as 2h35 que passou a fazer após o incêndio de 11 de Setembro. Na altura temeu-se o encerramento da estrutura por um período longo, mas o tráfego foi retomado apenas 30 horas após a extinção do incêndio, embora com redução de serviço. O inquérito oficial considerou acidentais as causas do sinistro.O Eurotunnel facturou 704 milhões de euros em 2008, uma redução de 2% em relação ao ano anterior, quebra que segundo os seus responsáveis se fica a dever ao incêndio.
As infra-estruturas portuárias da Madeira estão desde finais de Janeiro certificadas como portos pelo IPTM (Instituto Portuário e de Transportes Marítimos), constituindo as primeiras estruturas do país com este reconhecimento.
Depois da Maersk, é agora a vez da Hapag-Lloyd anunciar um primeiro aumento dos fretes marítimos, a partir de 1 de Abril. Outros se seguirão, ao longo do ano, avisa o armador alemão.