quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

CAVACO SILVA JÁ RECONHECE O " HIPERCLUSTER DA ECONOMIA DO MAR "

O recurso do mar tem uma dimensão enorme, é um dos factores de desenvolvimento que mais pode ajudar a economia nacional", afirmou Bruno Bobone, o presidente da Associação Comercial de Lisboa (ACL), em declarações aos jornalistas no final de uma audiência com o Presidente da República, em que apresentou o estudo "Hipercluster da Economia do Mar".
Da autoria de Ernâni Lopes, o estudo faz a avaliação do que é o recurso do mar e de como pode ser utilizado, apresentando ainda "medidas concretas". No final da audiência, Bobone sublinhou que o mar "é um dos maiores recursos" de que Portugal dispõe, cuja influência directa no Produto Interno Bruto é de cerca de 2%. Este valor pode chegar aos 4 ou 5%, sendo certo que num momento de crise como o actual, "é ainda mais importante aproveitar o mar".
O estudo "Hypercluster da Economia do Mar" teve por parte de Cavaco Silva "uma receptividade muito grande", revelou o presidente da ACL. "É um tema que o próprio Presidente da República já tem abordado", lembrou, insistindo que o mar é o recurso português de "maior potencial", mas também "o menos aproveitado".
O presidente da Associação Comercial de Lisboa realçou que se trata de "um estudo muito concreto, onde estão os passos a dar para aproveitar os recursos do mar". Demorou um ano a ser realizado, e custou, segundo Bruno Bobone, cerca de 250 mil euros, totalmente suportado pela sociedade civil. A lista dos patrocinadores inclui alguns dos grupos mais representativos do País: BES, EDP, Grupo Bensaúde, Fundação Luso-Americana, Millenium BCP, Pinto Basto, Portline, Ramirez e Compª, Transinsular, Grupo Tertir, Galp Energia, José de Mello SGPS, Lisnave e Fundação Portugal Telecom.
Ainda antes da apresentação pública, no decorrer de conferência de Imprensa a realizar em Lisboa em data a anunciar, o estudo será apresentado ao Primeiro-ministro.
Fonte: Cargo News

Sem comentários:

Arquivo do blogue

PORTO DE LEIXÕES

PORTO DE LEIXÕES